Dissertação

Circulação de crianças: o olhar do cuidador sobre o desenvolvimento emocional

The present study aimed to understand how caregivers, parents and/or guardians, understand emotional development in the context of movement of children. Therefore, the research resorted to psychodynamic theory about emotional development, caregiver (s) and movement of children. We used the qualit...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Lesly Guimarães Vicenzi de
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2014
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5134
id ir-2011-5134
recordtype dspace
spelling ir-2011-51342019-05-23T13:25:51Z Circulação de crianças: o olhar do cuidador sobre o desenvolvimento emocional OLIVEIRA, Lesly Guimarães Vicenzi de PEDROSO, Janari da Silva http://lattes.cnpq.br/4096274367867186 Desenvolvimento emocional Crianças Emoção Família (Sociologia) Cuidadores Circulação de criança Belém - PA Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO The present study aimed to understand how caregivers, parents and/or guardians, understand emotional development in the context of movement of children. Therefore, the research resorted to psychodynamic theory about emotional development, caregiver (s) and movement of children. We used the qualitative method in order to capture data and information about the studied phenomenon in its uniqueness (MINAYO, 2010). The interdisciplinary dimension of this study, based on the union of anthropological and psychological concepts, raised the need to use more of a methodology to answer the research problem and achieve your goal. Thus, it was used for data collection to semistructured interview with a couple of parents and/or guardians of five children regularly enrolled in the first year of elementary school, and the teacher responsible for that class. There was a focus group with parents and/or guardians, and the observation of a day for each child. Content analysis was used to evaluate qualitatively the responses of the interviews, and analyze the verbal material (FRANCO, 2007). It was used also ecomap and a bias perspective proposed by Mauss (2001), which helped the mounting social network (BOTT, 1976) and participant observation with journaling field and subsequent analysis, to help identify and interpret the phenomena under study. We conclude that emotional development is anchored today in a movement of children watched with close-knit networks with few relationships possible without the assignment of responsibilities. Being in care then feel suffocated therefore caregivers start to demand extra care of themselves that make them poor and needy listening because the ban generates fear and anguish, anxiety and aggressiveness future. Thus, one must expand and invest in research which seize the movement of children as a way to investigate how it is developing emotionally today to reduce future psychiatric disorders and assist caregivers of children. O presente estudo teve como objetivo compreender a forma como cuidadores, pais e/ou responsáveis, compreendem o desenvolvimento emocional no contexto de circulação de crianças. Para tanto, embasou-se na teoria psicodinâmica sobre o desenvolvimento emocional, cuidador (es) e circulação de crianças.Utilizou-se o método qualitativo, no intuito de capturar dados e informações sobre o fenômeno estudado em sua singularidade (MINAYO, 2010). A dimensão interdisciplinar do presente estudo, calcado na união de conceitos antropológicos e psicológicos, levantou a necessidade de utilizar mais de uma estratégia metodológica, para responder o problema da pesquisa e alcançar o seu objetivo. Desta forma, utilizou-se para coleta dos dados a entrevista semi-estruturada com uma dupla de pais e/ou responsáveis por cinco crianças regularmente matriculadas no primeiro ano do ensino fundamental, além do professor responsável pela referida classe. Fez-se o grupo focal com pais e/ou responsáveis, além da observação de um dia inteiro de cada criança. A análise de conteúdo foi utilizada para avaliar qualitativamente as respostas das entrevistas, ou seja, analisar o material verbal (FRANCO, 2007). Utilizou-se, ainda, do ecomapa e de um viés da perspectiva proposta por Mauss (2001), os quais auxiliaram a montagem da rede social (BOTT, 1976) e a observação participante com registro em diário de campo e posterior análise, ao permitir identificar e interpretar os fenômenos em estudo. Conclui-se que o desenvolvimento emocional na atualidade está ancorado em uma circulação de crianças vigiada, com redes de malha estreita, com poucas relações possíveis sem a escolha dos responsáveis. O ser em cuidado então se sente sufocado, por conseguinte os cuidadores passam a exigir cuidados redobrados de si que os tornam carentes e necessitados de escuta, pois a interdição e o medo gera angústia, ansiedade e futura agressividade. Assim, deve-se ampliar e investir em pesquisas que apreendam a circulação de crianças como forma de investigar como ela está se desenvolvendo emocionalmente na atualidade, para diminuir transtornos psiquiátricos futuros e auxiliar os cuidadores de crianças. 2014-06-25T12:53:26Z 2014-06-25T12:53:26Z 2012-12-07 Dissertação OLIVEIRA, Lesly Guimarães Vicenzi de. Circulação de crianças: o olhar do cuidador sobre o desenvolvimento emocional. 2012. 113 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Belém, 2012. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5134 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Filosofia e Ciências Humanas UFPA Programa de Pós-Graduação em Psicologia
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Desenvolvimento emocional
Crianças
Emoção
Família (Sociologia)
Cuidadores
Circulação de criança
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
spellingShingle Desenvolvimento emocional
Crianças
Emoção
Família (Sociologia)
Cuidadores
Circulação de criança
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
OLIVEIRA, Lesly Guimarães Vicenzi de
Circulação de crianças: o olhar do cuidador sobre o desenvolvimento emocional
topic_facet Desenvolvimento emocional
Crianças
Emoção
Família (Sociologia)
Cuidadores
Circulação de criança
Belém - PA
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
description The present study aimed to understand how caregivers, parents and/or guardians, understand emotional development in the context of movement of children. Therefore, the research resorted to psychodynamic theory about emotional development, caregiver (s) and movement of children. We used the qualitative method in order to capture data and information about the studied phenomenon in its uniqueness (MINAYO, 2010). The interdisciplinary dimension of this study, based on the union of anthropological and psychological concepts, raised the need to use more of a methodology to answer the research problem and achieve your goal. Thus, it was used for data collection to semistructured interview with a couple of parents and/or guardians of five children regularly enrolled in the first year of elementary school, and the teacher responsible for that class. There was a focus group with parents and/or guardians, and the observation of a day for each child. Content analysis was used to evaluate qualitatively the responses of the interviews, and analyze the verbal material (FRANCO, 2007). It was used also ecomap and a bias perspective proposed by Mauss (2001), which helped the mounting social network (BOTT, 1976) and participant observation with journaling field and subsequent analysis, to help identify and interpret the phenomena under study. We conclude that emotional development is anchored today in a movement of children watched with close-knit networks with few relationships possible without the assignment of responsibilities. Being in care then feel suffocated therefore caregivers start to demand extra care of themselves that make them poor and needy listening because the ban generates fear and anguish, anxiety and aggressiveness future. Thus, one must expand and invest in research which seize the movement of children as a way to investigate how it is developing emotionally today to reduce future psychiatric disorders and assist caregivers of children.
author_additional PEDROSO, Janari da Silva
author_additionalStr PEDROSO, Janari da Silva
format Dissertação
author OLIVEIRA, Lesly Guimarães Vicenzi de
title Circulação de crianças: o olhar do cuidador sobre o desenvolvimento emocional
title_short Circulação de crianças: o olhar do cuidador sobre o desenvolvimento emocional
title_full Circulação de crianças: o olhar do cuidador sobre o desenvolvimento emocional
title_fullStr Circulação de crianças: o olhar do cuidador sobre o desenvolvimento emocional
title_full_unstemmed Circulação de crianças: o olhar do cuidador sobre o desenvolvimento emocional
title_sort circulação de crianças: o olhar do cuidador sobre o desenvolvimento emocional
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2014
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5134
_version_ 1787149259795070976
score 11.653393