/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Artigo
Efeitos de perguntas e de histórias experimentais sobre o seguir regras
Investigating the effects of continuous reinforcement questions and histories on rule following, nine university students were exposed to a matching-to-sample task which was point out, sequentially, each one of three comparison stimuli in the presence of a contextual stimuli. The contingencies in Se...
Autor principal: | SILVA, Francynete Melo e |
---|---|
Outros Autores: | ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de |
Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
2014
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5435 |
id |
ir-2011-5435 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-54352018-01-30T16:25:27Z Efeitos de perguntas e de histórias experimentais sobre o seguir regras The effects of experimental questions and histories on rule following SILVA, Francynete Melo e ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de Histórias experimentais (Psicologia) História de reforço contínuo Regras (Psicologia) Efeito de perguntas Controle (Psicologia) Estímulos de comparação Investigating the effects of continuous reinforcement questions and histories on rule following, nine university students were exposed to a matching-to-sample task which was point out, sequentially, each one of three comparison stimuli in the presence of a contextual stimuli. The contingencies in Session 1 were changed in Session 2, reestablished in Session 3, and kept unchanged in Session 4, which began with the discrepant rule. No questions were made in Condition 1, whereas in Conditions 2 and 3, questions were asked. In Condition 2, the questions were more general than in Condition 3. Only five participants (two of the Condition 2 and the three of Condition 3) learned the task and performed in accordance with the contingency-based changes. Of these five, four stopped rule following in Session 4. The results should lead to clarify the role of the verbal environment in the determination of non-verbal behavior. Investigando os efeitos de perguntas e de histórias de reforço contínuo sobre o seguir regra, nove estudantes universitários foram expostos a um procedimento de escolha segundo o modelo; a tarefa era apontar cada um dos três estímulos de comparação, em seqüência, na presença de um estímulo contextual. As contingências na Sessão 1 eram alteradas na Sessão 2, restabelecidas na Sessão 3 e mantidas inalteradas na Sessão 4, iniciada com a regra discrepante. Na Condição 1, não eram feitas perguntas e nas Condições 2 e 3, eram feitas perguntas. As perguntas da Condição 2 eram mais gerais do que as da 3. Apenas cinco participantes (dois da Condição 2 e os três da 3) aprenderam a tarefa e apresentaram desempenhos sensíveis às mudanças nas contingências. Destes, quatro deixaram de seguir a regra na Sessão 4. Os resultados têm implicações para o esclarecimento do papel do ambiente verbal na determinação do comportamento não-verbal. 2014-08-13T14:29:33Z 2014-08-13T14:29:33Z 2006-08 Artigo de Periódico SILVA, Francynete Melo e; ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de. Efeitos de perguntas e de histórias experimentais sobre o seguir regras. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 22, n. 2, maio/ago. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v22n2/a02v22n2.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2014. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722006000200002>. 0102-3772 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5435 por Acesso Aberto application/pdf |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Histórias experimentais (Psicologia) História de reforço contínuo Regras (Psicologia) Efeito de perguntas Controle (Psicologia) Estímulos de comparação |
spellingShingle |
Histórias experimentais (Psicologia) História de reforço contínuo Regras (Psicologia) Efeito de perguntas Controle (Psicologia) Estímulos de comparação SILVA, Francynete Melo e Efeitos de perguntas e de histórias experimentais sobre o seguir regras |
topic_facet |
Histórias experimentais (Psicologia) História de reforço contínuo Regras (Psicologia) Efeito de perguntas Controle (Psicologia) Estímulos de comparação |
description |
Investigating the effects of continuous reinforcement questions and histories on rule following, nine university students were exposed to a matching-to-sample task which was point out, sequentially, each one of three comparison stimuli in the presence of a contextual stimuli. The contingencies in Session 1 were changed in Session 2, reestablished in Session 3, and kept unchanged in Session 4, which began with the discrepant rule. No questions were made in Condition 1, whereas in Conditions 2 and 3, questions were asked. In Condition 2, the questions were more general than in Condition 3. Only five participants (two of the Condition 2 and the three of Condition 3) learned the task and performed in accordance with the contingency-based changes. Of these five, four stopped rule following in Session 4. The results should lead to clarify the role of the verbal environment in the determination of non-verbal behavior. |
format |
Artigo |
author |
SILVA, Francynete Melo e |
author2 |
ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de |
author2Str |
ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de |
title |
Efeitos de perguntas e de histórias experimentais sobre o seguir regras |
title_short |
Efeitos de perguntas e de histórias experimentais sobre o seguir regras |
title_full |
Efeitos de perguntas e de histórias experimentais sobre o seguir regras |
title_fullStr |
Efeitos de perguntas e de histórias experimentais sobre o seguir regras |
title_full_unstemmed |
Efeitos de perguntas e de histórias experimentais sobre o seguir regras |
title_sort |
efeitos de perguntas e de histórias experimentais sobre o seguir regras |
publishDate |
2014 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5435 |
_version_ |
1832605189591269376 |
score |
11.755432 |