Artigo

Efeitos de perguntas e de histórias experimentais sobre o seguir regras

Investigating the effects of continuous reinforcement questions and histories on rule following, nine university students were exposed to a matching-to-sample task which was point out, sequentially, each one of three comparison stimuli in the presence of a contextual stimuli. The contingencies in Se...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Francynete Melo e
Outros Autores: ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2014
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5435
id ir-2011-5435
recordtype dspace
spelling ir-2011-54352018-01-30T16:25:27Z Efeitos de perguntas e de histórias experimentais sobre o seguir regras The effects of experimental questions and histories on rule following SILVA, Francynete Melo e ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de Histórias experimentais (Psicologia) História de reforço contínuo Regras (Psicologia) Efeito de perguntas Controle (Psicologia) Estímulos de comparação Investigating the effects of continuous reinforcement questions and histories on rule following, nine university students were exposed to a matching-to-sample task which was point out, sequentially, each one of three comparison stimuli in the presence of a contextual stimuli. The contingencies in Session 1 were changed in Session 2, reestablished in Session 3, and kept unchanged in Session 4, which began with the discrepant rule. No questions were made in Condition 1, whereas in Conditions 2 and 3, questions were asked. In Condition 2, the questions were more general than in Condition 3. Only five participants (two of the Condition 2 and the three of Condition 3) learned the task and performed in accordance with the contingency-based changes. Of these five, four stopped rule following in Session 4. The results should lead to clarify the role of the verbal environment in the determination of non-verbal behavior. Investigando os efeitos de perguntas e de histórias de reforço contínuo sobre o seguir regra, nove estudantes universitários foram expostos a um procedimento de escolha segundo o modelo; a tarefa era apontar cada um dos três estímulos de comparação, em seqüência, na presença de um estímulo contextual. As contingências na Sessão 1 eram alteradas na Sessão 2, restabelecidas na Sessão 3 e mantidas inalteradas na Sessão 4, iniciada com a regra discrepante. Na Condição 1, não eram feitas perguntas e nas Condições 2 e 3, eram feitas perguntas. As perguntas da Condição 2 eram mais gerais do que as da 3. Apenas cinco participantes (dois da Condição 2 e os três da 3) aprenderam a tarefa e apresentaram desempenhos sensíveis às mudanças nas contingências. Destes, quatro deixaram de seguir a regra na Sessão 4. Os resultados têm implicações para o esclarecimento do papel do ambiente verbal na determinação do comportamento não-verbal. 2014-08-13T14:29:33Z 2014-08-13T14:29:33Z 2006-08 Artigo de Periódico SILVA, Francynete Melo e; ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de. Efeitos de perguntas e de histórias experimentais sobre o seguir regras. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 22, n. 2, maio/ago. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v22n2/a02v22n2.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2014. <http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722006000200002>. 0102-3772 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5435 por Acesso Aberto application/pdf
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Histórias experimentais (Psicologia)
História de reforço contínuo
Regras (Psicologia)
Efeito de perguntas
Controle (Psicologia)
Estímulos de comparação
spellingShingle Histórias experimentais (Psicologia)
História de reforço contínuo
Regras (Psicologia)
Efeito de perguntas
Controle (Psicologia)
Estímulos de comparação
SILVA, Francynete Melo e
Efeitos de perguntas e de histórias experimentais sobre o seguir regras
topic_facet Histórias experimentais (Psicologia)
História de reforço contínuo
Regras (Psicologia)
Efeito de perguntas
Controle (Psicologia)
Estímulos de comparação
description Investigating the effects of continuous reinforcement questions and histories on rule following, nine university students were exposed to a matching-to-sample task which was point out, sequentially, each one of three comparison stimuli in the presence of a contextual stimuli. The contingencies in Session 1 were changed in Session 2, reestablished in Session 3, and kept unchanged in Session 4, which began with the discrepant rule. No questions were made in Condition 1, whereas in Conditions 2 and 3, questions were asked. In Condition 2, the questions were more general than in Condition 3. Only five participants (two of the Condition 2 and the three of Condition 3) learned the task and performed in accordance with the contingency-based changes. Of these five, four stopped rule following in Session 4. The results should lead to clarify the role of the verbal environment in the determination of non-verbal behavior.
format Artigo
author SILVA, Francynete Melo e
author2 ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de
author2Str ALBUQUERQUE, Luiz Carlos de
title Efeitos de perguntas e de histórias experimentais sobre o seguir regras
title_short Efeitos de perguntas e de histórias experimentais sobre o seguir regras
title_full Efeitos de perguntas e de histórias experimentais sobre o seguir regras
title_fullStr Efeitos de perguntas e de histórias experimentais sobre o seguir regras
title_full_unstemmed Efeitos de perguntas e de histórias experimentais sobre o seguir regras
title_sort efeitos de perguntas e de histórias experimentais sobre o seguir regras
publishDate 2014
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5435
_version_ 1832605189591269376
score 11.755432