Artigo

Música, raça e preconceito no ensino fundamental: notas iniciais sobre hierarquia da cor entre adolescentes

This article discusses the formulations made by elementary school teenage students on color and prejudice, through the relation they establish with the music they listen. Thus, the consumption is seen as a key to understanding this age group and one of the dimensions of its life: the reading they ma...

ver descrição completa

Autor principal: COELHO, Wilma de Nazaré Baía
Outros Autores: COELHO, Mauro Cezar
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6201
id ir-2011-6201
recordtype dspace
spelling ir-2011-62012018-02-21T13:08:32Z Música, raça e preconceito no ensino fundamental: notas iniciais sobre hierarquia da cor entre adolescentes COELHO, Wilma de Nazaré Baía COELHO, Mauro Cezar Música Adolescentes Ensino fundamental Preconceito This article discusses the formulations made by elementary school teenage students on color and prejudice, through the relation they establish with the music they listen. Thus, the consumption is seen as a key to understanding this age group and one of the dimensions of its life: the reading they make of the color hierarchy and how they perceive themselves in it. It is important, therefore, scrutinize how the preference expressed by teenagers who attend elementary school could allow an antecipatory glimpse of the relationship they establish with this Brazilian social significant - the color - and one of the relations established by it - prejudice. Este artigo aborda as formulações que adolescentes, alunos do ensino fundamental, elaboram sobre cor e preconceito, a partir da relação que estabelecem com as músicas que consomem. Nesse sentido, o consumo é visto como uma chave para a compreensão desse grupo etário e de uma das dimensões de sua vida: a leitura que fazem da hierarquia da cor e a forma como se percebem nela. Importa-nos, portanto, perscrutar de que forma a preferência manifestada por adolescentes que cursam o ensino fundamental permite entrever a relação que estabelecem com esse significante social brasileiro - a cor - e uma das relações estabelecidas com ele - o preconceito. 2015-01-13T12:58:52Z 2015-01-13T12:58:52Z 2013-12 Artigo de Periódico COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro Cezar. Música, raça e preconceito no ensino fundamental: notas iniciais sobre hierarquia da cor entre adolescentes. Afro-Ásia, Salvador, n. 48, p. 311-333, jul./dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/afro/n48/a09n48.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2015. <http://dx.doi.org/10.1590/S0002-05912013000200009>. 0002-0591 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6201 por Acesso Aberto application/pdf
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Música
Adolescentes
Ensino fundamental
Preconceito
spellingShingle Música
Adolescentes
Ensino fundamental
Preconceito
COELHO, Wilma de Nazaré Baía
Música, raça e preconceito no ensino fundamental: notas iniciais sobre hierarquia da cor entre adolescentes
topic_facet Música
Adolescentes
Ensino fundamental
Preconceito
description This article discusses the formulations made by elementary school teenage students on color and prejudice, through the relation they establish with the music they listen. Thus, the consumption is seen as a key to understanding this age group and one of the dimensions of its life: the reading they make of the color hierarchy and how they perceive themselves in it. It is important, therefore, scrutinize how the preference expressed by teenagers who attend elementary school could allow an antecipatory glimpse of the relationship they establish with this Brazilian social significant - the color - and one of the relations established by it - prejudice.
format Artigo
author COELHO, Wilma de Nazaré Baía
author2 COELHO, Mauro Cezar
author2Str COELHO, Mauro Cezar
title Música, raça e preconceito no ensino fundamental: notas iniciais sobre hierarquia da cor entre adolescentes
title_short Música, raça e preconceito no ensino fundamental: notas iniciais sobre hierarquia da cor entre adolescentes
title_full Música, raça e preconceito no ensino fundamental: notas iniciais sobre hierarquia da cor entre adolescentes
title_fullStr Música, raça e preconceito no ensino fundamental: notas iniciais sobre hierarquia da cor entre adolescentes
title_full_unstemmed Música, raça e preconceito no ensino fundamental: notas iniciais sobre hierarquia da cor entre adolescentes
title_sort música, raça e preconceito no ensino fundamental: notas iniciais sobre hierarquia da cor entre adolescentes
publishDate 2015
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6201
_version_ 1832604823663411200
score 11.755432