Tese

As estratégias discursivas sobre políticas educacionais da ditadura militar: O caso da Revista de Cultura do Pará

This thesis aims to analyze the discursive strategies of nationalism and national identity in the present educational documents and of the Revista de Cultura do Pará and its convergence in the definition of Pará educational policy in the period 1970-1985. This paper argues that the converging argume...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2015
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6275
id ir-2011-6275
recordtype dspace
spelling ir-2011-62752019-05-23T13:25:54Z As estratégias discursivas sobre políticas educacionais da ditadura militar: O caso da Revista de Cultura do Pará SILVA, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e COELHO, Wilma de Nazaré Baía http://lattes.cnpq.br/1035616337472088 Nacionalismo Educação e Estado Identidade nacional Regime político Governo militar Análise do discurso Pará - Estado Amazônia brasileira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL This thesis aims to analyze the discursive strategies of nationalism and national identity in the present educational documents and of the Revista de Cultura do Pará and its convergence in the definition of Pará educational policy in the period 1970-1985. This paper argues that the converging arguments as discursive strategies of educational documents and of the Revista de Cultura do Pará in the period 1970-1985, due to the political and cultural moment of the game, setting the senses imposed educational policy (and respectively cultural policy) , based on the ideology of nationalism (and regionalism), and built in this period a national and regional identity set on a notion of citizenship, which contributed to the legitimacy and hegemony of the military regime. From a methodology focused on documentary analysis of the Revista de Cultura do Pará in the period 1970-1979, and based on the theory of Pierre Bourdieu and the postulates of the theory of nationalism, Anderson and Hobsbawm, the study concludes that these intellectuals undertook discursive strategies of integrative and conciliatory character of a national policy aimed at national integration, and therefore were quite harmonious with the policy guidelines of civil-military dictatorship and became an obligatory reference in the education process citizens, for its potential to build a positive outlook regarding their nationality, their history and their space. SEDUC/PA - Secretaria de Estado de Educação Esta tese tem como objetivo analisar as estratégias discursivas sobre nacionalismo e identidade nacional presentes nos documentos educacionais e na Revista de Cultura do Pará e sua convergência na definição da política educacional paraense no período de 1970-1985. Este trabalho defende como argumentação que as estratégias discursivas convergentes dos documentos educacionais e da Revista de Cultura do Pará no período de 1970-1985, em função do jogo político e cultural do momento, impuseram sentidos definindo a política educacional (e uma política cultural respectivamente), pautada na ideologia do nacionalismo (e do regionalismo), e construiu nesse período uma identidade nacional e regional ajustada em uma noção de cidadania, o que contribuiu para a legitimidade e hegemonia do Regime Militar. A partir de uma metodologia centrada em análise documental da Revista de Cultura do Pará no período compreendido entre 1970-1979, e tendo como base a teoria de Pierre Bourdieu, bem como os postulados da teoria do nacionalismo de Anderson e Hobsbawm, o estudo conclui que esses intelectuais empreenderam estratégias discursivas de caráter integrador e conciliador de uma política nacional que visava à integração nacional, e, portanto, foram bastante harmônicas com as diretrizes políticas da ditadura civil-militar, bem como, tornaram-se uma referência obrigatória no processo de educação dos cidadãos, pela sua potencialidade de erigir uma perspectiva positiva em relação à nacionalidade, sua história e seu espaço. 2015-02-04T17:12:06Z 2015-02-04T17:12:06Z 2014-08-21 Tese SILVA, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e. As estratégias discursivas sobre políticas educacionais da ditadura militar: O caso da Revista de Cultura do Pará. 2014. 253 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Educação. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6275 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Educação UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Nacionalismo
Educação e Estado
Identidade nacional
Regime político
Governo militar
Análise do discurso
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
spellingShingle Nacionalismo
Educação e Estado
Identidade nacional
Regime político
Governo militar
Análise do discurso
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
SILVA, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e
As estratégias discursivas sobre políticas educacionais da ditadura militar: O caso da Revista de Cultura do Pará
topic_facet Nacionalismo
Educação e Estado
Identidade nacional
Regime político
Governo militar
Análise do discurso
Pará - Estado
Amazônia brasileira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
description This thesis aims to analyze the discursive strategies of nationalism and national identity in the present educational documents and of the Revista de Cultura do Pará and its convergence in the definition of Pará educational policy in the period 1970-1985. This paper argues that the converging arguments as discursive strategies of educational documents and of the Revista de Cultura do Pará in the period 1970-1985, due to the political and cultural moment of the game, setting the senses imposed educational policy (and respectively cultural policy) , based on the ideology of nationalism (and regionalism), and built in this period a national and regional identity set on a notion of citizenship, which contributed to the legitimacy and hegemony of the military regime. From a methodology focused on documentary analysis of the Revista de Cultura do Pará in the period 1970-1979, and based on the theory of Pierre Bourdieu and the postulates of the theory of nationalism, Anderson and Hobsbawm, the study concludes that these intellectuals undertook discursive strategies of integrative and conciliatory character of a national policy aimed at national integration, and therefore were quite harmonious with the policy guidelines of civil-military dictatorship and became an obligatory reference in the education process citizens, for its potential to build a positive outlook regarding their nationality, their history and their space.
author_additional COELHO, Wilma de Nazaré Baía
author_additionalStr COELHO, Wilma de Nazaré Baía
format Tese
author SILVA, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e
title As estratégias discursivas sobre políticas educacionais da ditadura militar: O caso da Revista de Cultura do Pará
title_short As estratégias discursivas sobre políticas educacionais da ditadura militar: O caso da Revista de Cultura do Pará
title_full As estratégias discursivas sobre políticas educacionais da ditadura militar: O caso da Revista de Cultura do Pará
title_fullStr As estratégias discursivas sobre políticas educacionais da ditadura militar: O caso da Revista de Cultura do Pará
title_full_unstemmed As estratégias discursivas sobre políticas educacionais da ditadura militar: O caso da Revista de Cultura do Pará
title_sort as estratégias discursivas sobre políticas educacionais da ditadura militar: o caso da revista de cultura do pará
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2015
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/6275
_version_ 1832604958495604736
score 11.755432