Artigo

Rotinas familiares de crianças com necessidades especiais em família adotiva

This study aimed to describe the daily routines of three families who adopted children with special needs and had prior knowledge of this condition. We used the Multiple Case Study method. Data were obtained through Semi-structured Interview (SI), Inventory Routine (IR) and Field Diary (FD). Among t...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Fabíola Helena Oliveira Brandão da
Outros Autores: CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7101
id ir-2011-7101
recordtype dspace
spelling ir-2011-71012018-02-08T17:37:11Z Rotinas familiares de crianças com necessidades especiais em família adotiva Family routines for children with special needs in adoptive families SILVA, Fabíola Helena Oliveira Brandão da CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves Família Crianças adotadas Criança com deficiência Pará - Estado This study aimed to describe the daily routines of three families who adopted children with special needs and had prior knowledge of this condition. We used the Multiple Case Study method. Data were obtained through Semi-structured Interview (SI), Inventory Routine (IR) and Field Diary (FD). Among the family groups the following common activities were identified: food/hygiene activities, rest and recreation, involving the participation of parents, sisters and nannies, usually in the home of the family. We observed significant differences in activity patterns, companionships and environments where the daily routines took place. We conclude that changes in routines are related to the particularities of each child, the structure and socioeconomic status of each participating family. Objetivou-se descrever as rotinas de três famílias, que adotaram crianças com necessidades especiais, que tinham conhecimento prévio dessa condição infantil. Utilizou-se o método de Estudo de Casos Múltiplos. Os dados foram obtidos por meio de Entrevista Semiestruturada (ES), do Inventário de Rotina (IR) e do Diário de Campo (DC). Quanto às semelhanças entre os grupos familiares, identificou-se que são comuns as atividades de alimentação/higiene, descanso e lazer, envolvendo a participação dos pais, irmãs e babás, geralmente nos ambientes domésticos da família. Observou-se diferenças importantes nos padrões de atividades, companhias e ambientes onde as rotinas ocorriam. Conclui-se que as variações nas rotinas estão relacionadas às particularidades de cada criança, à estrutura e nível socioeconômico de cada família participante. 2016-02-17T16:19:46Z 2016-02-17T16:19:46Z 2015-06 Artigo de Periódico SILVA, Fabíola Helena Oliveira Brandão; CAVALCANTE, Lilia Iêda Chaves. Rotinas familiares de crianças com necessidades especiais em família adotiva. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 31, n. 2, p. 173-180, jun. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ptp/v31n2/0102-3772-ptp-31-02-0173.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015021920173180>. 1806-3446 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7101 por Acesso Aberto application/pdf
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Família
Crianças adotadas
Criança com deficiência
Pará - Estado
spellingShingle Família
Crianças adotadas
Criança com deficiência
Pará - Estado
SILVA, Fabíola Helena Oliveira Brandão da
Rotinas familiares de crianças com necessidades especiais em família adotiva
topic_facet Família
Crianças adotadas
Criança com deficiência
Pará - Estado
description This study aimed to describe the daily routines of three families who adopted children with special needs and had prior knowledge of this condition. We used the Multiple Case Study method. Data were obtained through Semi-structured Interview (SI), Inventory Routine (IR) and Field Diary (FD). Among the family groups the following common activities were identified: food/hygiene activities, rest and recreation, involving the participation of parents, sisters and nannies, usually in the home of the family. We observed significant differences in activity patterns, companionships and environments where the daily routines took place. We conclude that changes in routines are related to the particularities of each child, the structure and socioeconomic status of each participating family.
format Artigo
author SILVA, Fabíola Helena Oliveira Brandão da
author2 CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves
author2Str CAVALCANTE, Lília Iêda Chaves
title Rotinas familiares de crianças com necessidades especiais em família adotiva
title_short Rotinas familiares de crianças com necessidades especiais em família adotiva
title_full Rotinas familiares de crianças com necessidades especiais em família adotiva
title_fullStr Rotinas familiares de crianças com necessidades especiais em família adotiva
title_full_unstemmed Rotinas familiares de crianças com necessidades especiais em família adotiva
title_sort rotinas familiares de crianças com necessidades especiais em família adotiva
publishDate 2016
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7101
_version_ 1832602562881126400
score 11.755432