Artigo

Levinas e a reconstrução da subjetividade ética aproximações com o campo da educação

This article aims to discuss the concept of subjectivity in its relation to otherness in education, based on the philosophical thought of Emanuel Levinas. First, it presents the discussion of subjectivity in modern philosophy, and his way of conceiving it as an ideal of free and sovereign subject. T...

ver descrição completa

Autor principal: MIRANDA, José Valdinei Albuquerque
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7156
id ir-2011-7156
recordtype dspace
spelling ir-2011-71562018-02-21T14:10:34Z Levinas e a reconstrução da subjetividade ética aproximações com o campo da educação Levinas and the reconstruction of the ethical subjectivity: approaches to the field of education Levinas y la reconstrucción de la subjetividad ética: acercamientos con el campo de la educación MIRANDA, José Valdinei Albuquerque Subjetividade Alteridade Ética Educação This article aims to discuss the concept of subjectivity in its relation to otherness in education, based on the philosophical thought of Emanuel Levinas. First, it presents the discussion of subjectivity in modern philosophy, and his way of conceiving it as an ideal of free and sovereign subject. Then it develops a critical analysis that problematizes the alleged sovereignty of the subject and reconstructs a new ethical subjectivity, located in the condition of hostage, capable of accommodating the irreducible alterity of the other as an idea of infinity. In the context of the reconstruction of subjectivity, the study establishes approaches to the field of education, emphasizing the educational experience as an ethical event par excellence. Este artigo tem por objetivo discutir o conceito de subjetividade em sua relação com a alteridade em educação, com base no pensamento filosófico de Emanuel Levinas. Inicialmente, apresenta a discussão da subjetividade na filosofia moderna e sua forma de concebê-la como ideal de sujeito livre e soberano. Em seguida, desenvolve uma análise crítica que problematiza a pretensa soberania do sujeito e reconstrói uma nova subjetividade ética, situada na condição de refém, capaz de acolher a irredutível alteridade do Outro enquanto ideia do infinito. No contexto de reconstrução da subjetividade, o estudo estabelece aproximações com o campo da educação, destacando a experiência educativa como um acontecimento ético por excelência. Este trabajo pretende analizar el concepto de subjetividad en su relación con la alteridad en la educación, desde el pensamiento filosófico de Emmanuel Levinas. Inicialmente se presenta una discusión de la subjetividad en la filosofía moderna, y su forma de concebirla como un ideal de sujeto libre y soberano. A continuación, se desarrolla un análisis crítico que cuestiona la supuesta soberanía del sujeto y la reconstrucción de una nueva subjetividad ética, situada en la condición de rehén, con capacidad para acoger la irreductible alteridad del otro, en tanto que la idea del infinito. En el contexto de la reconstrucción de la subjetividad, el estudio ofrece aproximaciones a la esfera de la educación destacando la experiencia educativa como un acontecimiento ético por excelencia. 2016-03-21T11:41:14Z 2016-03-21T11:41:14Z 2014-06 Artigo de Periódico MIRANDA, José Valdinei Albuquerque de. Levinas e a reconstrução da subjetividade ética aproximações com o campo da educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 57, p. 461-475, jun. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v19n57/v19n57a10.pdf>. Acesso em: 18 mar. 2016. <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782014000200010>. 1413-2478 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7156 por Acesso Aberto application/pdf
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Subjetividade
Alteridade
Ética
Educação
spellingShingle Subjetividade
Alteridade
Ética
Educação
MIRANDA, José Valdinei Albuquerque
Levinas e a reconstrução da subjetividade ética aproximações com o campo da educação
topic_facet Subjetividade
Alteridade
Ética
Educação
description This article aims to discuss the concept of subjectivity in its relation to otherness in education, based on the philosophical thought of Emanuel Levinas. First, it presents the discussion of subjectivity in modern philosophy, and his way of conceiving it as an ideal of free and sovereign subject. Then it develops a critical analysis that problematizes the alleged sovereignty of the subject and reconstructs a new ethical subjectivity, located in the condition of hostage, capable of accommodating the irreducible alterity of the other as an idea of infinity. In the context of the reconstruction of subjectivity, the study establishes approaches to the field of education, emphasizing the educational experience as an ethical event par excellence.
format Artigo
author MIRANDA, José Valdinei Albuquerque
title Levinas e a reconstrução da subjetividade ética aproximações com o campo da educação
title_short Levinas e a reconstrução da subjetividade ética aproximações com o campo da educação
title_full Levinas e a reconstrução da subjetividade ética aproximações com o campo da educação
title_fullStr Levinas e a reconstrução da subjetividade ética aproximações com o campo da educação
title_full_unstemmed Levinas e a reconstrução da subjetividade ética aproximações com o campo da educação
title_sort levinas e a reconstrução da subjetividade ética aproximações com o campo da educação
publishDate 2016
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7156
_version_ 1832603542633840640
score 11.755432