Dissertação

Recriação e atualização da cosmogonia amazônica no corpo cênico do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis

This paper purposes the comprehension and reflection on which manner occurs the corporal training of the scenic chorus of parades of the G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis, through the carnival plots which compose its “amazonic triad”, such as: i “Pará – O Mundo Místico dos Caruanas nas Águas do Patu-...

ver descrição completa

Autor principal: ROSENDO, Alexandre da Conceição
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7829
id ir-2011-7829
recordtype dspace
spelling ir-2011-78292021-08-24T23:57:20Z Recriação e atualização da cosmogonia amazônica no corpo cênico do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis ROSENDO, Alexandre da Conceição ALENCAR, Cesário Augusto Pimentel de http://lattes.cnpq.br/0024366223698692 Teatro Cultura amazônica Cosmogonia amazônica Composição teatral Corpo cênico Carnaval Beija-Flor de Nilópolis (Escola de Samba) CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO This paper purposes the comprehension and reflection on which manner occurs the corporal training of the scenic chorus of parades of the G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis, through the carnival plots which compose its “amazonic triad”, such as: i “Pará – O Mundo Místico dos Caruanas nas Águas do Patu-Anu” (1998); ii “Manôa – Manaus – Amazônia - Terra santa... Que alimenta o corpo, equilibra a alma e transmite a paz” (2004) as well as; iii “Macapaba: Equinócio Solar, Viagens ao Meio do Mundo” (2008). Considering the existence of a recreated, modernized and stylized mythology in those parades, I analyze the creation process engaged, also through the scenic arts, in order to institute “spetacularization” in popular culture. Therefore, I feature the valorization and conversion process of amazonic culture in the parades of a G.R.E.S., precisely in Beija-Flor de Nilópolis. Assuming the Amazon as core, I analyze the definitions of myth and cosmogony, reflecting on amazonic culture, which has its legends, myths and imaginary transferred from its current reality and nature, and also converted through the process of corporal training into the work of the performers, who compose the parades. From this process, results the charming phenomenon of Carnival in Rio de Janeiro. Finally, this paper also tackles on the issue of theatricalization of Carnival as a basis to the establishment of the staging in the parades, as well as a process of conception of a “carnival show”. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior O presente trabalho se propõe a entender e refletir de que maneira ocorre a preparação corporal do corpo cênico dos desfiles do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis, a partir dos enredos que compuseram a “tríade amazônica”, os quais sejam: i “Pará – O Mundo Místico dos Caruanas nas Águas do Patu-Anu” (1998); ii “Manôa – Manaus – Amazônia - Terra santa... Que alimenta o corpo, equilibra a alma e transmite a paz” (2004) e; iii “Macapaba: Equinócio Solar, Viagens ao Meio do Mundo” (2008). Partindo do pressuposto que exista nesses desfiles uma mitologia recriada, atualizada e estilizada, analiso o processo de criação empreendido, também pelas artes cênicas, de forma a instaurar uma espetacularização da cultura popular. Para tanto, retrato o processo de valorização e conversão da cultura amazônica nos desfiles de um G.R.E.S., precisamente na Beija-Flor. Tendo a Amazônia como mote, analiso a definição de mito e cosmogonia, refletindo acerca da cultura amazônica, que tem suas lendas, mitos e imaginário trasladados de sua realidade e natureza correntes e convertidos pelo processo de preparação corporal no trabalho dos atuantes, componentes dos desfiles. Desse processo resulta o fenômeno encantatório dos desfiles de G.R.E.S. na cultura do Carnaval carioca. Esse trabalho discute ainda a teatralização do Carnaval como fundamentação para as encenações nos desfiles e o processo de concepção do espetáculo carnavalesco. 2017-03-08T15:41:26Z 2017-03-08T15:41:26Z 2011-07-01 Dissertação ROSENDO, Alexandre da Conceição. Recriação e atualização da cosmogonia amazônica no corpo cênico do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis. Orientador: Cesário Augusto Pimentel de Alencar. 2011. 154 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2011. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7829. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7829 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Arte UFPA Programa de Pós-Graduação em Artes 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Teatro
Cultura amazônica
Cosmogonia amazônica
Composição teatral
Corpo cênico
Carnaval
Beija-Flor de Nilópolis (Escola de Samba)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
spellingShingle Teatro
Cultura amazônica
Cosmogonia amazônica
Composição teatral
Corpo cênico
Carnaval
Beija-Flor de Nilópolis (Escola de Samba)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
ROSENDO, Alexandre da Conceição
Recriação e atualização da cosmogonia amazônica no corpo cênico do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis
topic_facet Teatro
Cultura amazônica
Cosmogonia amazônica
Composição teatral
Corpo cênico
Carnaval
Beija-Flor de Nilópolis (Escola de Samba)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
description This paper purposes the comprehension and reflection on which manner occurs the corporal training of the scenic chorus of parades of the G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis, through the carnival plots which compose its “amazonic triad”, such as: i “Pará – O Mundo Místico dos Caruanas nas Águas do Patu-Anu” (1998); ii “Manôa – Manaus – Amazônia - Terra santa... Que alimenta o corpo, equilibra a alma e transmite a paz” (2004) as well as; iii “Macapaba: Equinócio Solar, Viagens ao Meio do Mundo” (2008). Considering the existence of a recreated, modernized and stylized mythology in those parades, I analyze the creation process engaged, also through the scenic arts, in order to institute “spetacularization” in popular culture. Therefore, I feature the valorization and conversion process of amazonic culture in the parades of a G.R.E.S., precisely in Beija-Flor de Nilópolis. Assuming the Amazon as core, I analyze the definitions of myth and cosmogony, reflecting on amazonic culture, which has its legends, myths and imaginary transferred from its current reality and nature, and also converted through the process of corporal training into the work of the performers, who compose the parades. From this process, results the charming phenomenon of Carnival in Rio de Janeiro. Finally, this paper also tackles on the issue of theatricalization of Carnival as a basis to the establishment of the staging in the parades, as well as a process of conception of a “carnival show”.
author_additional ALENCAR, Cesário Augusto Pimentel de
author_additionalStr ALENCAR, Cesário Augusto Pimentel de
format Dissertação
author ROSENDO, Alexandre da Conceição
title Recriação e atualização da cosmogonia amazônica no corpo cênico do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis
title_short Recriação e atualização da cosmogonia amazônica no corpo cênico do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis
title_full Recriação e atualização da cosmogonia amazônica no corpo cênico do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis
title_fullStr Recriação e atualização da cosmogonia amazônica no corpo cênico do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis
title_full_unstemmed Recriação e atualização da cosmogonia amazônica no corpo cênico do G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis
title_sort recriação e atualização da cosmogonia amazônica no corpo cênico do g.r.e.s. beija-flor de nilópolis
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2017
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7829
_version_ 1832604575201230848
score 11.755432