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Dissertação
Vozes sapatilhas: narrativas orais de professores de balé clássico, o revelar de suas trajetórias pedagógicas
O presente estudo registra as narrativas de professores de balé clássico incursionando pelos vários aspectos de histórias de vidas dos sujeitos da pesquisa, ou seja, a relação que estes sujeitos têm com as suas escolas de danças, com a família, com o trabalho, com as suas primeiras professoras de ba...
Autor principal: | DERGAN, João Carlos Cunha |
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Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2017
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7851 |
Resumo: |
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O presente estudo registra as narrativas de professores de balé clássico incursionando pelos vários aspectos de histórias de vidas dos sujeitos da pesquisa, ou seja, a relação que estes sujeitos têm com as suas escolas de danças, com a família, com o trabalho, com as suas primeiras professoras de balé clássico. Os objetivos principais do estudo foram: traçar uma trajetória sobre o desenvolvimento desta arte ao longo dos tempos até a sua chegada à cidade de Belém do Pará; registrar as experiências pedagógicas e suas relações com o processo de ensino da dança clássica em Belém; desvelar os contextos em que os professores entrevistados desenvolveram e desenvolvem suas formações artísticas e pedagógicas; identificar as suas contribuições para a formação de bailarinos clássicos e para o desenvolvimento da cultura e da arte do balé clássico na cidade de Belém do Pará. A metodologia de trabalho foi, além da pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo com aplicação de entrevistas em forma de perguntas abertas, para que os professores ficassem à vontade para falar das experiências mais significativas em suas trajetórias de vida pessoal e profissional. O primeiro capítulo, POLIFONIAS QUE FUNDAMENTAM A PESQUISA apresenta o percurso metodológico da pesquisa, definição da temática, objetivos da pesquisa, questões norteadores e referencial teórico. O segundo capítulo, denominado DOS PÉS SEM AOS PÉS COM SAPATILHAS contextualiza historicamente o balé clássico, com vistas a traçar uma trajetória que permita compreender o desenvolvimento desta arte ao longo dos tempos até a sua chegada a cidade de Belém do Pará. Terceiro capítulo, DANÇA VIVENCIADA NAS NARRATIVAS as narrativas orais dos docentes de balé clássico na cidade de Belém do Pará e a reconstituição da memória desses atores educacionais: professores e professoras de dança a partir de suas vivências nos espaços formais e informais de ensino. Vem à cena o trato com a profissão professor de dança, as facetas faceadas nos seus momento de lembranças os quais foram conduzidos a revisar as maneiras que ministraram as suas aulas, outras perguntas lançadas aos entrevistados foram questões educacionais e artísticas vividas nos remotos dias. REVERÊNCIAS, um dos objetivos deste estudo foi o de trazer à cena vozes e experiências de professores de balé clássico. |