Dissertação

Hipercoreografias: corpo e imagem digital em experimentação na Companhia Moderno de Dança

The current research aims to investigate the possibilities on digital mobile media uses as interfaces for creation in contemporary dance. Some experiments have been proposed to Companhia Moderno de Dança, from Belém, Pará, where the 10 participating subjects experienced relations on photographic and...

ver descrição completa

Autor principal: CONCEIÇÃO, Luiz Thomaz Sarmento
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7877
id ir-2011-7877
recordtype dspace
spelling ir-2011-78772021-09-18T23:59:27Z Hipercoreografias: corpo e imagem digital em experimentação na Companhia Moderno de Dança CONCEIÇÃO, Luiz Thomaz Sarmento SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes http://lattes.cnpq.br/6144243746546776 Dança Coreografia Imagem digital Vídeocoreografia Imagem corporal Corpo e dança Companhia Moderno de Dança Belém - PA Pará - Estado CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEO The current research aims to investigate the possibilities on digital mobile media uses as interfaces for creation in contemporary dance. Some experiments have been proposed to Companhia Moderno de Dança, from Belém, Pará, where the 10 participating subjects experienced relations on photographic and videographic corporal image creation, of themselves and others, in a proposal of recreation of views upon the body and the dance in the choreographic composition. The researches in movement and choreographic creation were understood by the visualization of images produced by the dialogic use of mobile digital media. The experiments, titled as “Videochoreographics”, were divided into three moments: Videochoreographic Experiments 1, in which creative possibilities have been developed with a fixed camera, and Videochoreographic Experiments 2, made up from the use of the camera movements and its filters and effects. Each one of these stages has culminated in the creation of short videodances, here called “videocorporeities”, which have been used for the elaboration of an interactive scenic installation that, added to the simultaneous registry of the corporal experimentation of the interpreters-creators, has resulted as the Videographic Experiments 3. The aesthetic result come from this experimentation was the technological hypermediation and hypermediatization of the body and the dance; such practice has been name as hyperchoreography. FAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas A presente pesquisa visa investigar as possibilidades de utilização de mídias móveis digitais como interfaces de criação para a dança contemporânea. Foram propostos experimentos com a Companhia Moderno de Dança, de Belém do Pará, em que os 10 sujeitos participantes vivenciaram relações de criação de imagens corporais fotográficas e videográficas de si e dos outros, numa proposta de recriação das visões sobre corpo e a dança na composição coreográfica contemporânea. As pesquisas de movimento e criação coreográfica se davam a partir da visualização das imagens produzidas a partir do uso dialógico de mídias móveis digitais. Os experimentos, intitulados “Videocoreográficos”, dividiram-se em três momentos: Experimentos Videocoreográficos 1 no qual se desenvolveu possibilidades criativas com a câmera fixa e Experimentos Videocoreográficos 2 a partir do uso dos movimentos de câmera e de seus filtros e efeitos. Cada uma dessas etapas culminou na criação de pequenos videodanças aqui chamados de “videocorporeidades” que foram utilizados na elaboração de uma instalação cênica interativa que, somada ao registro simultâneo da experimentação corporal dos intérpretes-criadores, resultou nos Experimentos Videocoreográficos 3. O resultado estético proveniente dessa experimentação foi a hipermediação e hiperimediatização tecnológica do corpo e da dança. Prática que foi nomeada de hipercoreografia. 2017-03-16T14:37:32Z 2017-03-16T14:37:32Z 2013-06-19 Dissertação CONCEIÇÃO, Luiz Thomaz Sarmento. Hipercoreografias: corpo e imagem digital em experimentação na Companhia Moderno de Dança. Orientadora: Ana Flávia Mendes Sapucahy. 2013. 129 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7877. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7877 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Arte UFPA Programa de Pós-Graduação em Artes 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Dança
Coreografia
Imagem digital
Vídeocoreografia
Imagem corporal
Corpo e dança
Companhia Moderno de Dança
Belém - PA
Pará - Estado
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEO
spellingShingle Dança
Coreografia
Imagem digital
Vídeocoreografia
Imagem corporal
Corpo e dança
Companhia Moderno de Dança
Belém - PA
Pará - Estado
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEO
CONCEIÇÃO, Luiz Thomaz Sarmento
Hipercoreografias: corpo e imagem digital em experimentação na Companhia Moderno de Dança
topic_facet Dança
Coreografia
Imagem digital
Vídeocoreografia
Imagem corporal
Corpo e dança
Companhia Moderno de Dança
Belém - PA
Pará - Estado
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES DO VIDEO
description The current research aims to investigate the possibilities on digital mobile media uses as interfaces for creation in contemporary dance. Some experiments have been proposed to Companhia Moderno de Dança, from Belém, Pará, where the 10 participating subjects experienced relations on photographic and videographic corporal image creation, of themselves and others, in a proposal of recreation of views upon the body and the dance in the choreographic composition. The researches in movement and choreographic creation were understood by the visualization of images produced by the dialogic use of mobile digital media. The experiments, titled as “Videochoreographics”, were divided into three moments: Videochoreographic Experiments 1, in which creative possibilities have been developed with a fixed camera, and Videochoreographic Experiments 2, made up from the use of the camera movements and its filters and effects. Each one of these stages has culminated in the creation of short videodances, here called “videocorporeities”, which have been used for the elaboration of an interactive scenic installation that, added to the simultaneous registry of the corporal experimentation of the interpreters-creators, has resulted as the Videographic Experiments 3. The aesthetic result come from this experimentation was the technological hypermediation and hypermediatization of the body and the dance; such practice has been name as hyperchoreography.
author_additional SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes
author_additionalStr SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes
format Dissertação
author CONCEIÇÃO, Luiz Thomaz Sarmento
title Hipercoreografias: corpo e imagem digital em experimentação na Companhia Moderno de Dança
title_short Hipercoreografias: corpo e imagem digital em experimentação na Companhia Moderno de Dança
title_full Hipercoreografias: corpo e imagem digital em experimentação na Companhia Moderno de Dança
title_fullStr Hipercoreografias: corpo e imagem digital em experimentação na Companhia Moderno de Dança
title_full_unstemmed Hipercoreografias: corpo e imagem digital em experimentação na Companhia Moderno de Dança
title_sort hipercoreografias: corpo e imagem digital em experimentação na companhia moderno de dança
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2017
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7877
_version_ 1832603293732306944
score 11.755432