/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Ouvir e fazer música com compreensão: diagnóstico do desenvolvimento da percepção musical de licenciandos em música e indicações de softwares para superação de dificuldades
This research in the area of music education was written under the theme “The development of music perception”. The guiding question of this investigation is “How the development of music perception is presented in teachers under graduation?” The objective was to diagnose the development of music pe...
Autor principal: | RODRIGUES, Pamella Castro |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7967 |
id |
ir-2011-7967 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-79672021-09-19T00:20:18Z Ouvir e fazer música com compreensão: diagnóstico do desenvolvimento da percepção musical de licenciandos em música e indicações de softwares para superação de dificuldades RODRIGUES, Pamella Castro VIEIRA, Lia Braga http://lattes.cnpq.br/8247703330856310 HENDERSON FILHO, José Ruy http://lattes.cnpq.br/1843981362271021 Música - Instrução e estudo Aprendizagem musical Percepção musical Professor de música Belém - PA Pará - Estado CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA This research in the area of music education was written under the theme “The development of music perception”. The guiding question of this investigation is “How the development of music perception is presented in teachers under graduation?” The objective was to diagnose the development of music perception in students of music. This research is justified through the contribution to the development of music comprehension in the future of music teachers’ graduation. Therefore the theory of Edwin Gordon (2000) which supports the “Audition and music learning theory” was adopted. The research was developed through the case study of the subject “Perception and analysis I” (Percepção e Análise I) in the first semester of 2012 at the Faculty of Music in the University of Pará, involving the students and the teacher. The pieces of information collected from the observation, registered in records of classes and interviews showed interest, learning, necessities and difficulties which ended up in the indication of software for the development of the music perception. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Trata-se de pesquisa na área de Educação Musical, circunscrita ao tema do desenvolvimento da percepção em música. A pergunta norteadora da investigação consistiu em: como se apresenta o desenvolvimento da percepção musical de professores de música em formação? O objetivo foi de diagnosticar o desenvolvimento da percepção musical de licenciandos em música. Esta pesquisa se justifica pela contribuição para o desenvolvimento da compreensão musical na formação de futuros professores de música. Para tanto, adotou como principal fundamentação teórica Edwin Gordon (2000), que defende a Teoria da Aprendizagem Musical e a Audiação. A pesquisa foi desenvolvida por meio do estudo do caso da disciplina Percepção e Análise I do primeiro semestre de 2012 do curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Pará, envolvendo os estudantes e a professora - papel assumido por esta pesquisadora. Os dados foram coletados por meio de observação e registrados em gravações de aulas e entrevistas. Os resultados indicaram interesses, aprendizados, necessidades e dificuldades, e levaram à indicação de softwares para o desenvolvimento da percepção musical. 2017-03-22T16:33:40Z 2017-03-22T16:33:40Z 2013-06-17 Dissertação RODRIGUES, Pamella Castro. Ouvir e fazer música com compreensão: diagnóstico do desenvolvimento da percepção musical de licenciandos em música e indicações de softwares para superação de dificuldades. Orientadora: Lia Braga Vieira. 2013. 137 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7967. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7967 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Arte UFPA Programa de Pós-Graduação em Artes 1 CD-ROM |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Música - Instrução e estudo Aprendizagem musical Percepção musical Professor de música Belém - PA Pará - Estado CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
spellingShingle |
Música - Instrução e estudo Aprendizagem musical Percepção musical Professor de música Belém - PA Pará - Estado CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA RODRIGUES, Pamella Castro Ouvir e fazer música com compreensão: diagnóstico do desenvolvimento da percepção musical de licenciandos em música e indicações de softwares para superação de dificuldades |
topic_facet |
Música - Instrução e estudo Aprendizagem musical Percepção musical Professor de música Belém - PA Pará - Estado CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
description |
This research in the area of music education was written under the theme “The development of music perception”. The guiding question of this investigation is “How the development of music perception is presented in teachers under graduation?” The objective was to diagnose the development of music perception in students of music. This research is justified through the contribution to the development of music comprehension in the future of music teachers’ graduation. Therefore the theory of Edwin Gordon (2000) which supports the “Audition and music learning theory” was adopted. The research was developed through the case study of the subject “Perception and analysis I” (Percepção e Análise I) in the first semester of 2012 at the Faculty of Music in the University of Pará, involving the students and the teacher. The pieces of information collected from the observation, registered in records of classes and interviews showed interest, learning, necessities and difficulties which ended up in the indication of software for the development of the music perception. |
author_additional |
VIEIRA, Lia Braga |
author_additionalStr |
VIEIRA, Lia Braga |
format |
Dissertação |
author |
RODRIGUES, Pamella Castro |
title |
Ouvir e fazer música com compreensão: diagnóstico do desenvolvimento da percepção musical de licenciandos em música e indicações de softwares para superação de dificuldades |
title_short |
Ouvir e fazer música com compreensão: diagnóstico do desenvolvimento da percepção musical de licenciandos em música e indicações de softwares para superação de dificuldades |
title_full |
Ouvir e fazer música com compreensão: diagnóstico do desenvolvimento da percepção musical de licenciandos em música e indicações de softwares para superação de dificuldades |
title_fullStr |
Ouvir e fazer música com compreensão: diagnóstico do desenvolvimento da percepção musical de licenciandos em música e indicações de softwares para superação de dificuldades |
title_full_unstemmed |
Ouvir e fazer música com compreensão: diagnóstico do desenvolvimento da percepção musical de licenciandos em música e indicações de softwares para superação de dificuldades |
title_sort |
ouvir e fazer música com compreensão: diagnóstico do desenvolvimento da percepção musical de licenciandos em música e indicações de softwares para superação de dificuldades |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2017 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7967 |
_version_ |
1832603465312894976 |
score |
11.755432 |