/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
A Percussão corporal e o ensino de Música: práticas criativas para a educação básica
O presente trabalho tem como objetivo verificar como a percussão corporal se apresenta para os interesses da educação musical, em classes regulares de ensino. É uma realidade experimental, situada no município amazônico de Manicoré, cidade ribeirinha do Vale do Rio Madeira e potencial criativo da Re...
Autor principal: | Almeida, Taísa Aparecida dos Santos |
---|---|
Outros Autores: | https://lattes.cnpq.br/4176802063105605 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2023
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9629 |
Resumo: |
---|
O presente trabalho tem como objetivo verificar como a percussão corporal se apresenta para os interesses da educação musical, em classes regulares de ensino. É uma realidade experimental, situada no município amazônico de Manicoré, cidade ribeirinha do Vale do Rio Madeira e potencial criativo da Região Norte. Por este caminho, passamos a perceber como teorias pedagógicas musicais foram preponderantes para o amadurecimento das ideias de construção de uma cartilha. Contendo orientações acerca da percussão corporal, como agente musicalizador, em ambientes privados, de muitos recursos materiais para o assunto. Foi uma ação desenvolvida em 24 meses para o Mestrado Profissional em Artes e teve como sustentação teórica, alguns autores relacionados ao fazer musical, pedagogia e construção de materiais didáticos interativos. Como conclusão, observa-se possibilidades inúmeras para a socio-criação de elementos básicos para o ensino da música, sobretudo, em localidades mais específicas como o interior do maior estado da federação. |