Dissertação

Conotação e metáfora no ensino da escrita para alunos da Educação de Jovens e Adultos

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Autor principal: RIBEIRO, Jandiassy Nazaré Braz da Silva
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7983
id ir-2011-7983
recordtype dspace
spelling ir-2011-79832017-10-16T13:14:46Z Conotação e metáfora no ensino da escrita para alunos da Educação de Jovens e Adultos RIBEIRO, Jandiassy Nazaré Braz da Silva FAIRCHILD, Thomas Massao http://lattes.cnpq.br/1771292039081039 Língua portuguesa - Estudo e ensino Linguística Escrita Texto Conotação Metáfora Educação de Jovens e Adultos (EJA) CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior A presente pesquisa foi produzida a partir da observação de turmas da terceira e quarta etapas do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Dr. Carlos Guimarães, no período de setembro de 2014 a maio de 2015. Consistiu na elaboração e realização de atividades de ensino pautadas no uso da conotação e de metáfora, e na análise de produções escritas por alunos da EJA em resposta a estas atividades. O foco na conotação e na metáfora foi escolhido porque consideramos serem recursos expressivos usados pelos alunos. Trabalhamos com as perspectivas teóricas de Lakoff e Johnson (1998 [1980]), para os quais a metáfora é um processo cognitivo ecapaz de influenciar nossos pensamentos e ações; e Perelman e Olbrechts-tyteca (2005) que, à luz da nova retórica, consideram a metáfora uma argumentação; Geraldi (1996; 2010; 2011; 2013) sugere o ensino de Língua Portuguesa sob a égide da linguagem como fundamental para o desenvolvimento do homem e propõe trabalhá-la em um processo interativo, tendo como objeto de ensino o texto. Após análise dos textos verificamos que há um padrão quanto ao uso da conotação e da metáfora. Esses fenômenos linguísticos ocorrem sutilmente, por meio de expressões cristalizadas. Essas ocorrências são percebidas na modalidade oral da língua. Na modalidade escrita, percebemos os alunos mantendo uma relação burocrática com a escola, por meio da qual se privam de uma escrita que os evidencie como sujeitos em constituição para reproduzir as demandas da cultura de massa. Em contrapartida, há os alunos com postura diferenciada no momento de produção escrita, usando expressões peculiares, mesmo que de forma cristalizada, investindo na utilização de uma língua mais próxima de suas realidades linguísticas, abandonando o discurso sistematizado muitas vezes imposto pela instituição escolar. Nesta argumentação, portanto, constatamos a existência de um Ensino de Língua Portuguesa por meio de atividades estimulantes à produção escrita, possibilitando aos alunos o diálogo sobre/com os recursos expressivos disponíveis sobre a linguagem no processo interlocutivo. Esta investigación se produce a partir de la observación de la Tercera clase y Cuarta etapas de la escuela primaria de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA), la Escuela de Estado Dr. Carlos Guimarães, a partir de septiembre de 2014 y mayo de 2015. Consistía en la preparación y realización de las actividades de enseñanza guiadas en el uso de connotación y metáfora, y el análisis de producciones escritas por estudiantes de EJA en respuesta a estas actividades. El enfoque en la connotación y la metáfora fue elegido porque consideramos recursos expresivos utilizados por los estudiantes. Trabajamos con las perspectivas teóricas de Lakoff y Johnson (1998 [1980]), para el que la metáfora es un ecapaz proceso cognitivo de influir en nuestros pensamientos y acciones; y Perelman y Olbrechts-Tyteca (2005) que, bajo la nueva retórica, consideran que la metáfora un argumento; Geraldi (1996; 2010; 2011; 2013) sugiere que la enseñanza de la lengua portuguesa bajo la égida de la lengua como fundamental para el desarrollo del hombre y propone trabajar en un proceso interactivo, con el objeto de enseñar el texto. Después de analizar los textos nos encontramos con que hay un estándar para el uso connotación y la metáfora. Estos fenómenos lingüísticos ocurren sutilmente a través de expresiones cristalizadas. Estos eventos son percibidos en el modo oral de idioma. En el modo de escritura, vemos estudiantes que mantienen una relación burocrática con la escuela, a través del cual se privan de una escritura que evidencias como sujetos en la constitución para reproducir las demandas de la cultura de masas. Por otro lado, están los estudiantes con diferentes posturas en el momento de escribir la producción, el uso de expresiones peculiares, aunque forma cristalizada, la inversión en el uso de un cercano hablando sus realidades lingüísticas, abandonando el discurso sistemático menudo impuesta por la institución escolar. En este argumento, por lo tanto, nos encontramos con la existencia de una enseñanza de la Lengua Portuguesa a través de la estimulación de las actividades a la escritura de producción, permitiendo a los estudiantes para dialogar sobre / con los importantes recursos disponibles en la lengua en proceso de interlocutiva. Por lo tanto, creemos que la insistencia de las actividades que dan prioridad a las acciones en el lenguaje, dentro de un proceso iterativo. 2017-03-24T12:51:29Z 2017-03-24T12:51:29Z 2015-07-13 Dissertação RIBEIRO, Jandiassy Nazaré Braz da Silva. Conotação e metáfora no ensino da escrita para alunos da Educação de Jovens e Adultos. 2015. 103 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7983 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Língua portuguesa - Estudo e ensino
Linguística
Escrita
Texto
Conotação
Metáfora
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Língua portuguesa - Estudo e ensino
Linguística
Escrita
Texto
Conotação
Metáfora
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
RIBEIRO, Jandiassy Nazaré Braz da Silva
Conotação e metáfora no ensino da escrita para alunos da Educação de Jovens e Adultos
topic_facet Língua portuguesa - Estudo e ensino
Linguística
Escrita
Texto
Conotação
Metáfora
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
author_additional FAIRCHILD, Thomas Massao
author_additionalStr FAIRCHILD, Thomas Massao
format Dissertação
author RIBEIRO, Jandiassy Nazaré Braz da Silva
title Conotação e metáfora no ensino da escrita para alunos da Educação de Jovens e Adultos
title_short Conotação e metáfora no ensino da escrita para alunos da Educação de Jovens e Adultos
title_full Conotação e metáfora no ensino da escrita para alunos da Educação de Jovens e Adultos
title_fullStr Conotação e metáfora no ensino da escrita para alunos da Educação de Jovens e Adultos
title_full_unstemmed Conotação e metáfora no ensino da escrita para alunos da Educação de Jovens e Adultos
title_sort conotação e metáfora no ensino da escrita para alunos da educação de jovens e adultos
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2017
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7983
_version_ 1832604028989603840
score 11.755432