Dissertação

A formação e o desenvolvimento do leitor literário: a narrativa arquetípica do herói e a mitologia na sala de aula

The dissertation "The formation and development of the critical reader: the archetypal narrative of the hero and the mythology in the classroom" Corresponded to a study of the role of literature in school, having as support the archetypal narrative of the hero and the comparative study of the myths...

ver descrição completa

Autor principal: ARAÚJO, Roberto Pinheiro
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8209
id ir-2011-8209
recordtype dspace
spelling ir-2011-82092017-10-16T13:32:02Z A formação e o desenvolvimento do leitor literário: a narrativa arquetípica do herói e a mitologia na sala de aula ARAÚJO, Roberto Pinheiro FARIA JÚNIOR, Fernando Maués de http://lattes.cnpq.br/8640178343507222 Literatura – Estudo e ensino Letramento Prática de leitura Ensino fundamental Mitologia Herói Belém - PA Pará - Estado CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES The dissertation "The formation and development of the critical reader: the archetypal narrative of the hero and the mythology in the classroom" Corresponded to a study of the role of literature in school, having as support the archetypal narrative of the hero and the comparative study of the myths in its proposal of intervention. We aimed to provide a reflection on what has been done in the school environment in relation to Literature and what it is necessary to do for the constitution of the reader subject and thus contribute to the debate about the role of reading Literature in school. In order to do so, we have adopted the work done by Solé (1998), Antunes (2014), Menegassi (2005/2010) and Lopes-Rossi (2008) regarding the linguistic theory and Cosson (2014) literary text reading. As for the study of myths, we used Campbell (2002, 2003), Eliade (2011/2002), Salis (2003) and Kenneth (2015). Finally, in order to base and support the construction of our conception of study that takes into account the language in the process of interaction, Bakhtin/Voloshinov (1999) works on the dialogical character of language. We had as target audience the students of the 8th year of Elementary School of the State Public Network, Characterized as novice readers, with some reading processing skills not yet satisfactorily developed. The pedagogical activities that constituted the intervention proposal presented strategies that aimed to broaden the world view of these students, from the recognition of patterns and the dialogue between mythological texts of different cultures and their presence in our daily life among other genres. This proposal, it is considered the extrapolation of the text and the exploration suggested thematic by a literary work enables the student to recognize other dimensions of the narrative, arousing political, philosophical, moral reflection. We adopted, in the methodological aspect the qualitative research of an applied nature, trying to observe the daily school life, the harsh reality faced by educators and students, from the obtained reports and stories, we created and applied our proposal of intervention. At the end of this work, we selected some productions of the students to weave analyzes, verify and debate about the results of the application of the activities in the school, in their positive and negative aspects. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior A dissertação “A formação e o desenvolvimento do leitor literário: a narrativa arquetípica do herói e a mitologia na sala de aula” corresponde a um estudo sobre a função da Literatura na escola, tendo como suporte a narrativa arquetípica do herói e o estudo comparativo dos mitos em sua proposta de intervenção. Temos como objetivo proporcionar uma reflexão sobre o que tem sido feito no ambiente escolar em relação à Literatura e o que é necessário fazer para a constituição do sujeito leitor e, assim, contribuir para o debate sobre o papel da leitura de Literatura na escola. Para tanto, adotamos, em nosso estudo, os trabalhos realizados Solé (1998), Antunes (2014), Menegassi (2005/2010) e Lopes-Rossi (2008) no que tange à teoria linguística e Cosson (2014) para a leitura do texto literário. Já para os estudos dos mitos, usaremos Campbell (2002, 2003), Eliade (2011/2002), Salis (2003) e Kenneth (2015). Por fim, para embasar e auxiliar a construção de nossa concepção de estudo que leve em conta a língua em processo de interação, teremos os trabalhos Bakhtin/Voloshinov (1999) a respeito do caráter dialógico da linguagem. Temos como público-alvo os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual, caracterizados como leitores iniciantes, com algumas habilidades do processamento de leitura ainda não desenvolvidas satisfatoriamente. As atividades pedagógicas que constituem a proposta de intervenção apresentam estratégias que têm como intuito ampliar a visão de mundo desses educandos, a partir do reconhecimento de padrões e do diálogo entre textos mitológicos de culturas diferentes e sua presença em nosso cotidiano em meio a outros gêneros. Nesta proposta, considera-se que a extrapolação do texto e a exploração da temática sugerida por uma obra literária possibilita ao aluno reconhecer outras dimensões da narrativa, despertando a reflexão política, filosófica, moral. Adotamos, no aspecto metodológico, a pesquisa qualitativa de natureza aplicada, procurando observar o cotidiano escolar, a dura realidade enfrentada por educadores e alunos e, a partir dos relatos obtidos, aplicamos nossa proposta de intervenção. Ao final deste trabalho, selecionamos algumas produções dos alunos para tecer análises, verificar e debater a respeito dos resultados da aplicação das atividades na escola, sejam em seus aspectos positivos e negativos. 2017-04-19T16:11:02Z 2017-04-19T16:11:02Z 2016-12-14 Dissertação ARAÚJO, Roberto Pinheiro. A formação e o desenvolvimento do leitor literário: a narrativa arquetípica do herói e a mitologia na sala de aula. 2016. 148 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará. Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8209 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Literatura – Estudo e ensino
Letramento
Prática de leitura
Ensino fundamental
Mitologia
Herói
Belém - PA
Pará - Estado
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Literatura – Estudo e ensino
Letramento
Prática de leitura
Ensino fundamental
Mitologia
Herói
Belém - PA
Pará - Estado
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
ARAÚJO, Roberto Pinheiro
A formação e o desenvolvimento do leitor literário: a narrativa arquetípica do herói e a mitologia na sala de aula
topic_facet Literatura – Estudo e ensino
Letramento
Prática de leitura
Ensino fundamental
Mitologia
Herói
Belém - PA
Pará - Estado
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description The dissertation "The formation and development of the critical reader: the archetypal narrative of the hero and the mythology in the classroom" Corresponded to a study of the role of literature in school, having as support the archetypal narrative of the hero and the comparative study of the myths in its proposal of intervention. We aimed to provide a reflection on what has been done in the school environment in relation to Literature and what it is necessary to do for the constitution of the reader subject and thus contribute to the debate about the role of reading Literature in school. In order to do so, we have adopted the work done by Solé (1998), Antunes (2014), Menegassi (2005/2010) and Lopes-Rossi (2008) regarding the linguistic theory and Cosson (2014) literary text reading. As for the study of myths, we used Campbell (2002, 2003), Eliade (2011/2002), Salis (2003) and Kenneth (2015). Finally, in order to base and support the construction of our conception of study that takes into account the language in the process of interaction, Bakhtin/Voloshinov (1999) works on the dialogical character of language. We had as target audience the students of the 8th year of Elementary School of the State Public Network, Characterized as novice readers, with some reading processing skills not yet satisfactorily developed. The pedagogical activities that constituted the intervention proposal presented strategies that aimed to broaden the world view of these students, from the recognition of patterns and the dialogue between mythological texts of different cultures and their presence in our daily life among other genres. This proposal, it is considered the extrapolation of the text and the exploration suggested thematic by a literary work enables the student to recognize other dimensions of the narrative, arousing political, philosophical, moral reflection. We adopted, in the methodological aspect the qualitative research of an applied nature, trying to observe the daily school life, the harsh reality faced by educators and students, from the obtained reports and stories, we created and applied our proposal of intervention. At the end of this work, we selected some productions of the students to weave analyzes, verify and debate about the results of the application of the activities in the school, in their positive and negative aspects.
author_additional FARIA JÚNIOR, Fernando Maués de
author_additionalStr FARIA JÚNIOR, Fernando Maués de
format Dissertação
author ARAÚJO, Roberto Pinheiro
title A formação e o desenvolvimento do leitor literário: a narrativa arquetípica do herói e a mitologia na sala de aula
title_short A formação e o desenvolvimento do leitor literário: a narrativa arquetípica do herói e a mitologia na sala de aula
title_full A formação e o desenvolvimento do leitor literário: a narrativa arquetípica do herói e a mitologia na sala de aula
title_fullStr A formação e o desenvolvimento do leitor literário: a narrativa arquetípica do herói e a mitologia na sala de aula
title_full_unstemmed A formação e o desenvolvimento do leitor literário: a narrativa arquetípica do herói e a mitologia na sala de aula
title_sort formação e o desenvolvimento do leitor literário: a narrativa arquetípica do herói e a mitologia na sala de aula
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2017
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8209
_version_ 1832604711277035520
score 11.755432