Tese

As representações sociais de universitários de sexualidades LGBT sobre seus processos de escolarização e as implicações em seus projetos de vida

This study aims at discussing and analyzing the social representations of LGBT university students (Lesbian, Gay, Bisexual, Transsexual and Transgender) on their educational processes and the implications of this trajetory in their life projects. In order to do this, four people were chosen based on...

ver descrição completa

Autor principal: DUARTE, Francisco Ednardo Barroso
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8380
id ir-2011-8380
recordtype dspace
spelling ir-2011-83802017-10-16T11:38:37Z As representações sociais de universitários de sexualidades LGBT sobre seus processos de escolarização e as implicações em seus projetos de vida DUARTE, Francisco Ednardo Barroso NASCIMENTO, Ivany Pinto http://lattes.cnpq.br/6649004854958284 Sociologia educacional Estudantes universitários Representações sociais - Sexo Escolarização LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) Pará - Estado CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL This study aims at discussing and analyzing the social representations of LGBT university students (Lesbian, Gay, Bisexual, Transsexual and Transgender) on their educational processes and the implications of this trajetory in their life projects. In order to do this, four people were chosen based on their specific sexual identities according to the terms of LGBT acronym, i.e. a lesbian woman, a young gay man, a bisexual and a transsexual woman. Initially we situate the LGBT issues in the current scenario as well as their origin and basic characteristics. Then, questions about education, difference and schooling are problematized throughout the study as well as we present specifically the main features of the Social Representation Theory and Queer Theory, and then we try to compare both in terms of theoretical and methodological backgrounds. We firstly intend to comprehend their learning paths dividing them into three stages: basic, secondary and higher formal education, which we call the first, the second and the third schooling process, respectively. Their school trajectories were analyzed from the theoretical and epistemological framework of Social Representation Theory based on Moscovici (2003; 2002) and Jodelet (1989) and methodological theoretical framework of Queer Theory from Butler's studies (2014; 1993). This study can be considered a descriptive, qualitative and interpretative research, and concerning to the research method in use, part of the analytical framework of the Collective Subject Discourse (CSD) proposed by Lefevre and Lefevre (2012; 2005) is taken into account as well as the Queer Theory as methodological framework. As a result, we realize that the analyzed students are consensual by the sharing of images and meanings attributed to school and to their sexual identities, and they also try to reach ways of being legitimised by themselves, looking for in education a significant empowerment as a compensation for the school clashes which surely impacted on their life projects. Este estudo tem como objetivo discutir e analisar as representações sociais de universitários de sexualidades LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) sobre os seus processos de escolarização e as implicações deste percurso em seus projetos de vida. Para tanto, foram escolhidos quatro sujeitos que se autodeclararam com as identidades sexuais de acordo com a disposição da sigla LGBT, ou seja, uma mulher lésbica, um jovem gay, um bissexual e uma mulher transexual. Inicialmente situamos a questão LGBT no panorama atual, bem como sua origem e especificidades. Em seguida questões sobre educação, diferença e escolarização são problematizadas por todo o estudo assim como apresentamos individualmente as principais características da Teoria das Representações Sociais e da Teoria Queer, para depois tentar aproximá-las teórica e metodologicamente. Buscamos entender primeiramente as suas trajetórias escolares dividindo-as em três etapas: ensino fundamental, médio e superior, as quais chamamos de primeira, segunda e terceira escolarização, respectivamente. Suas trajetórias escolares foram analisadas a partir do referencial teórico e epistemológico da Teoria das Representações Sociais com base em Moscovici (2003; 2002) e Jodelet (1989) e o referencial teórico metodológico da Teoria Queer a partir dos estudos de Butler (2014; 1993). Nosso estudo é uma pesquisa descritiva, qualitativa e interpretativa e como método de pesquisa nos utilizamos parcialmente do referencial de análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) proposto por Lefevre e Lefevre (2012; 2005) bem como a própria Teoria Queer também enquanto referencial metodológico. Como resultado, percebemos que os sujeitos analisados possuem consensos e partilhas sobre as imagens e os sentidos atribuídos à escola e à sua sexualidade, buscando na escolarização uma forma de legitimação de si e empoderamento como compensação dos enfrentamentos que impactaram em seus projetos de vida. 2017-05-15T14:53:28Z 2017-05-15T14:53:28Z 2015-08-25 Tese DUARTE, Francisco Ednardo Barroso. As representações sociais de universitários de sexualidades LGBT sobre seus processos de escolarização e as implicações em seus projetos de vida. 2015. 307 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Educação. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8380 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Educação UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Sociologia educacional
Estudantes universitários
Representações sociais - Sexo
Escolarização
LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros)
Pará - Estado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
spellingShingle Sociologia educacional
Estudantes universitários
Representações sociais - Sexo
Escolarização
LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros)
Pará - Estado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
DUARTE, Francisco Ednardo Barroso
As representações sociais de universitários de sexualidades LGBT sobre seus processos de escolarização e as implicações em seus projetos de vida
topic_facet Sociologia educacional
Estudantes universitários
Representações sociais - Sexo
Escolarização
LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros)
Pará - Estado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
description This study aims at discussing and analyzing the social representations of LGBT university students (Lesbian, Gay, Bisexual, Transsexual and Transgender) on their educational processes and the implications of this trajetory in their life projects. In order to do this, four people were chosen based on their specific sexual identities according to the terms of LGBT acronym, i.e. a lesbian woman, a young gay man, a bisexual and a transsexual woman. Initially we situate the LGBT issues in the current scenario as well as their origin and basic characteristics. Then, questions about education, difference and schooling are problematized throughout the study as well as we present specifically the main features of the Social Representation Theory and Queer Theory, and then we try to compare both in terms of theoretical and methodological backgrounds. We firstly intend to comprehend their learning paths dividing them into three stages: basic, secondary and higher formal education, which we call the first, the second and the third schooling process, respectively. Their school trajectories were analyzed from the theoretical and epistemological framework of Social Representation Theory based on Moscovici (2003; 2002) and Jodelet (1989) and methodological theoretical framework of Queer Theory from Butler's studies (2014; 1993). This study can be considered a descriptive, qualitative and interpretative research, and concerning to the research method in use, part of the analytical framework of the Collective Subject Discourse (CSD) proposed by Lefevre and Lefevre (2012; 2005) is taken into account as well as the Queer Theory as methodological framework. As a result, we realize that the analyzed students are consensual by the sharing of images and meanings attributed to school and to their sexual identities, and they also try to reach ways of being legitimised by themselves, looking for in education a significant empowerment as a compensation for the school clashes which surely impacted on their life projects.
author_additional NASCIMENTO, Ivany Pinto
author_additionalStr NASCIMENTO, Ivany Pinto
format Tese
author DUARTE, Francisco Ednardo Barroso
title As representações sociais de universitários de sexualidades LGBT sobre seus processos de escolarização e as implicações em seus projetos de vida
title_short As representações sociais de universitários de sexualidades LGBT sobre seus processos de escolarização e as implicações em seus projetos de vida
title_full As representações sociais de universitários de sexualidades LGBT sobre seus processos de escolarização e as implicações em seus projetos de vida
title_fullStr As representações sociais de universitários de sexualidades LGBT sobre seus processos de escolarização e as implicações em seus projetos de vida
title_full_unstemmed As representações sociais de universitários de sexualidades LGBT sobre seus processos de escolarização e as implicações em seus projetos de vida
title_sort as representações sociais de universitários de sexualidades lgbt sobre seus processos de escolarização e as implicações em seus projetos de vida
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2017
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8380
_version_ 1787148445744627712
score 11.675088