Dissertação

Sentidos subjetivos relacionados à motivação de alunos surdos para participarem do clube do pesquisador mirim do Museu Paraense Emílio Goeldi

Inspired by González Rey’s Theory of Subjectivity, in this study I searched to investigate the motivation of two deaf to participate in a class of Club Researcher Mirim (CPM) of the Goeldi Museum (MPEG). In this theoretical perspective, the motivation is conceived as a subjective production. Subj...

ver descrição completa

Autor principal: RESQUE, Deusa Priscila da Silva
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8544
id ir-2011-8544
recordtype dspace
spelling ir-2011-85442021-07-08T01:54:49Z Sentidos subjetivos relacionados à motivação de alunos surdos para participarem do clube do pesquisador mirim do Museu Paraense Emílio Goeldi RESQUE, Deusa Priscila da Silva ALVES, José Moysés http://lattes.cnpq.br/6500775506186127 CASANOVA, Marcello Paul http://lattes.cnpq.br/1747581773154776 Ciência Surdos Análise do discurso Motivação na educação Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) Estudo e ensino Educação especial Libras Surdez Clube do Pesquisador Mirim (CPM) Educação em ciências Língua Brasileira de Sinais Educação inclusiva CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Inspired by González Rey’s Theory of Subjectivity, in this study I searched to investigate the motivation of two deaf to participate in a class of Club Researcher Mirim (CPM) of the Goeldi Museum (MPEG). In this theoretical perspective, the motivation is conceived as a subjective production. Subjectivity, simultaneously social and individual, is studied from a qualitative approach, that values the individual cases, the dialogical and constructiveinterpretative character of the information construction. I conducted research in a context of child scientific initiation, with a class of 12 children and two deaf, in a space of non-formal education where everybody learned Libras. During the academic year 2012, I observed and recorded the 31 meetings of the class. At the end of the year, I conducted interviews with those responsible for the children and with junior researchers listeners, using an audio recorder. I conducted interviews with deaf students in sign language also. These were recorded and later transcribed and analyzed. For the construction of the indicators of deaf motivation I considered the perspectives of family, colleagues and deaf people. From these indicators, I conclude that deaf students are motivated to participate in the CPM. Both showed similar Indicators of interest. They do not want to miss or be late for meetings; want to learn / teach Libras, make friends, learn and continue the CPM while they can; enjoy the activities and physical space. But their subjective senses configurations are different in relation to Libras and sciences learning, their relationships with colleagues and plans for future. Participate in the inclusive class of CPM contributes to the formation of friendships and also for the learning of the deaf, in a different way from what happens in school. Inspirada na Teoria da Subjetividade de González Rey, meu objetivo no presente estudo foi investigar a motivação de dois Surdos para participarem de uma turma do Clube do Pesquisador Mirim (CPM), do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Nesta perspectiva teórica, a motivação é concebida como produção subjetiva. A subjetividade, simultaneamente social e individual, é estudada de uma abordagem qualitativa, valorizando-se os casos singulares e o caráter dialógico e construtivo-interpretativo da construção das informações. Realizei a pesquisa em um contexto de iniciação científica infantil, com uma turma de 12 crianças ouvintes e duas surdas, em um espaço de educação não formal, onde todos aprendiam Libras. Durante o ano letivo de 2012, observei e registrei os 31 encontros da turma. Ao final do ano, realizei entrevistas com os responsáveis dos alunos surdos e com os pesquisadores mirins ouvintes, utilizando um gravador de áudio. Também realizei entrevistas com os alunos surdos, em Língua de Sinais. Estas foram filmadas e, posteriormente, transcritas e analisadas. Para a construção dos indicadores da motivação dos surdos considerei as perspectivas de familiares, colegas e dos próprios surdos. A partir desses indicadores, pude concluir que os alunos surdos estão motivados a participar do CPM. Ambos apresentaram indicadores de interesse semelhantes. Eles não querem faltar nem se atrasar para os encontros do clube; querem aprender/ensinar Libras, fazer amigos, aprender e continuar no CPM enquanto puderem; gostam das atividades e do espaço físico. Porém suas configurações de sentidos subjetivos são diferentes em relação ao aprendizado de Libras e de ciências, seus relacionamentos com colegas e planos para o futuro. Participar da turma inclusiva do CPM contribui para a formação de amizades e também para a aprendizagem dos surdos, de maneira diferente daquela que acontece na escola. 2017-05-29T17:00:17Z 2017-05-29T17:00:17Z 2014-08-20 Dissertação RESQUE, Deusa Priscila da Silva. Sentidos subjetivos relacionados à motivação de alunos surdos para participarem do clube do pesquisador mirim do Museu Paraense Emílio Goeldi. 2014. 89 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8544 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Ciência
Surdos
Análise do discurso
Motivação na educação
Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
Estudo e ensino
Educação especial
Libras
Surdez
Clube do Pesquisador Mirim (CPM)
Educação em ciências
Língua Brasileira de Sinais
Educação inclusiva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Ciência
Surdos
Análise do discurso
Motivação na educação
Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
Estudo e ensino
Educação especial
Libras
Surdez
Clube do Pesquisador Mirim (CPM)
Educação em ciências
Língua Brasileira de Sinais
Educação inclusiva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
RESQUE, Deusa Priscila da Silva
Sentidos subjetivos relacionados à motivação de alunos surdos para participarem do clube do pesquisador mirim do Museu Paraense Emílio Goeldi
topic_facet Ciência
Surdos
Análise do discurso
Motivação na educação
Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
Estudo e ensino
Educação especial
Libras
Surdez
Clube do Pesquisador Mirim (CPM)
Educação em ciências
Língua Brasileira de Sinais
Educação inclusiva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Inspired by González Rey’s Theory of Subjectivity, in this study I searched to investigate the motivation of two deaf to participate in a class of Club Researcher Mirim (CPM) of the Goeldi Museum (MPEG). In this theoretical perspective, the motivation is conceived as a subjective production. Subjectivity, simultaneously social and individual, is studied from a qualitative approach, that values the individual cases, the dialogical and constructiveinterpretative character of the information construction. I conducted research in a context of child scientific initiation, with a class of 12 children and two deaf, in a space of non-formal education where everybody learned Libras. During the academic year 2012, I observed and recorded the 31 meetings of the class. At the end of the year, I conducted interviews with those responsible for the children and with junior researchers listeners, using an audio recorder. I conducted interviews with deaf students in sign language also. These were recorded and later transcribed and analyzed. For the construction of the indicators of deaf motivation I considered the perspectives of family, colleagues and deaf people. From these indicators, I conclude that deaf students are motivated to participate in the CPM. Both showed similar Indicators of interest. They do not want to miss or be late for meetings; want to learn / teach Libras, make friends, learn and continue the CPM while they can; enjoy the activities and physical space. But their subjective senses configurations are different in relation to Libras and sciences learning, their relationships with colleagues and plans for future. Participate in the inclusive class of CPM contributes to the formation of friendships and also for the learning of the deaf, in a different way from what happens in school.
author_additional ALVES, José Moysés
author_additionalStr ALVES, José Moysés
format Dissertação
author RESQUE, Deusa Priscila da Silva
title Sentidos subjetivos relacionados à motivação de alunos surdos para participarem do clube do pesquisador mirim do Museu Paraense Emílio Goeldi
title_short Sentidos subjetivos relacionados à motivação de alunos surdos para participarem do clube do pesquisador mirim do Museu Paraense Emílio Goeldi
title_full Sentidos subjetivos relacionados à motivação de alunos surdos para participarem do clube do pesquisador mirim do Museu Paraense Emílio Goeldi
title_fullStr Sentidos subjetivos relacionados à motivação de alunos surdos para participarem do clube do pesquisador mirim do Museu Paraense Emílio Goeldi
title_full_unstemmed Sentidos subjetivos relacionados à motivação de alunos surdos para participarem do clube do pesquisador mirim do Museu Paraense Emílio Goeldi
title_sort sentidos subjetivos relacionados à motivação de alunos surdos para participarem do clube do pesquisador mirim do museu paraense emílio goeldi
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2017
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8544
_version_ 1832604496977461248
score 11.755432