/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Sentidos subjetivos relacionados à motivação de alunos surdos para participarem do clube do pesquisador mirim do Museu Paraense Emílio Goeldi
Inspired by González Rey’s Theory of Subjectivity, in this study I searched to investigate the motivation of two deaf to participate in a class of Club Researcher Mirim (CPM) of the Goeldi Museum (MPEG). In this theoretical perspective, the motivation is conceived as a subjective production. Subj...
Autor principal: | RESQUE, Deusa Priscila da Silva |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8544 |
id |
ir-2011-8544 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-85442021-07-08T01:54:49Z Sentidos subjetivos relacionados à motivação de alunos surdos para participarem do clube do pesquisador mirim do Museu Paraense Emílio Goeldi RESQUE, Deusa Priscila da Silva ALVES, José Moysés http://lattes.cnpq.br/6500775506186127 CASANOVA, Marcello Paul http://lattes.cnpq.br/1747581773154776 Ciência Surdos Análise do discurso Motivação na educação Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) Estudo e ensino Educação especial Libras Surdez Clube do Pesquisador Mirim (CPM) Educação em ciências Língua Brasileira de Sinais Educação inclusiva CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Inspired by González Rey’s Theory of Subjectivity, in this study I searched to investigate the motivation of two deaf to participate in a class of Club Researcher Mirim (CPM) of the Goeldi Museum (MPEG). In this theoretical perspective, the motivation is conceived as a subjective production. Subjectivity, simultaneously social and individual, is studied from a qualitative approach, that values the individual cases, the dialogical and constructiveinterpretative character of the information construction. I conducted research in a context of child scientific initiation, with a class of 12 children and two deaf, in a space of non-formal education where everybody learned Libras. During the academic year 2012, I observed and recorded the 31 meetings of the class. At the end of the year, I conducted interviews with those responsible for the children and with junior researchers listeners, using an audio recorder. I conducted interviews with deaf students in sign language also. These were recorded and later transcribed and analyzed. For the construction of the indicators of deaf motivation I considered the perspectives of family, colleagues and deaf people. From these indicators, I conclude that deaf students are motivated to participate in the CPM. Both showed similar Indicators of interest. They do not want to miss or be late for meetings; want to learn / teach Libras, make friends, learn and continue the CPM while they can; enjoy the activities and physical space. But their subjective senses configurations are different in relation to Libras and sciences learning, their relationships with colleagues and plans for future. Participate in the inclusive class of CPM contributes to the formation of friendships and also for the learning of the deaf, in a different way from what happens in school. Inspirada na Teoria da Subjetividade de González Rey, meu objetivo no presente estudo foi investigar a motivação de dois Surdos para participarem de uma turma do Clube do Pesquisador Mirim (CPM), do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Nesta perspectiva teórica, a motivação é concebida como produção subjetiva. A subjetividade, simultaneamente social e individual, é estudada de uma abordagem qualitativa, valorizando-se os casos singulares e o caráter dialógico e construtivo-interpretativo da construção das informações. Realizei a pesquisa em um contexto de iniciação científica infantil, com uma turma de 12 crianças ouvintes e duas surdas, em um espaço de educação não formal, onde todos aprendiam Libras. Durante o ano letivo de 2012, observei e registrei os 31 encontros da turma. Ao final do ano, realizei entrevistas com os responsáveis dos alunos surdos e com os pesquisadores mirins ouvintes, utilizando um gravador de áudio. Também realizei entrevistas com os alunos surdos, em Língua de Sinais. Estas foram filmadas e, posteriormente, transcritas e analisadas. Para a construção dos indicadores da motivação dos surdos considerei as perspectivas de familiares, colegas e dos próprios surdos. A partir desses indicadores, pude concluir que os alunos surdos estão motivados a participar do CPM. Ambos apresentaram indicadores de interesse semelhantes. Eles não querem faltar nem se atrasar para os encontros do clube; querem aprender/ensinar Libras, fazer amigos, aprender e continuar no CPM enquanto puderem; gostam das atividades e do espaço físico. Porém suas configurações de sentidos subjetivos são diferentes em relação ao aprendizado de Libras e de ciências, seus relacionamentos com colegas e planos para o futuro. Participar da turma inclusiva do CPM contribui para a formação de amizades e também para a aprendizagem dos surdos, de maneira diferente daquela que acontece na escola. 2017-05-29T17:00:17Z 2017-05-29T17:00:17Z 2014-08-20 Dissertação RESQUE, Deusa Priscila da Silva. Sentidos subjetivos relacionados à motivação de alunos surdos para participarem do clube do pesquisador mirim do Museu Paraense Emílio Goeldi. 2014. 89 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2014. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8544 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Ciência Surdos Análise do discurso Motivação na educação Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) Estudo e ensino Educação especial Libras Surdez Clube do Pesquisador Mirim (CPM) Educação em ciências Língua Brasileira de Sinais Educação inclusiva CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Ciência Surdos Análise do discurso Motivação na educação Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) Estudo e ensino Educação especial Libras Surdez Clube do Pesquisador Mirim (CPM) Educação em ciências Língua Brasileira de Sinais Educação inclusiva CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO RESQUE, Deusa Priscila da Silva Sentidos subjetivos relacionados à motivação de alunos surdos para participarem do clube do pesquisador mirim do Museu Paraense Emílio Goeldi |
topic_facet |
Ciência Surdos Análise do discurso Motivação na educação Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) Estudo e ensino Educação especial Libras Surdez Clube do Pesquisador Mirim (CPM) Educação em ciências Língua Brasileira de Sinais Educação inclusiva CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Inspired by González Rey’s Theory of Subjectivity, in this study I searched to investigate the
motivation of two deaf to participate in a class of Club Researcher Mirim (CPM) of the
Goeldi Museum (MPEG). In this theoretical perspective, the motivation is conceived as a
subjective production. Subjectivity, simultaneously social and individual, is studied from a
qualitative approach, that values the individual cases, the dialogical and constructiveinterpretative
character of the information construction. I conducted research in a context of
child scientific initiation, with a class of 12 children and two deaf, in a space of non-formal
education where everybody learned Libras. During the academic year 2012, I observed and
recorded the 31 meetings of the class. At the end of the year, I conducted interviews with
those responsible for the children and with junior researchers listeners, using an audio
recorder. I conducted interviews with deaf students in sign language also. These were
recorded and later transcribed and analyzed. For the construction of the indicators of deaf
motivation I considered the perspectives of family, colleagues and deaf people. From these
indicators, I conclude that deaf students are motivated to participate in the CPM. Both showed
similar Indicators of interest. They do not want to miss or be late for meetings; want to learn /
teach Libras, make friends, learn and continue the CPM while they can; enjoy the activities
and physical space. But their subjective senses configurations are different in relation to
Libras and sciences learning, their relationships with colleagues and plans for future.
Participate in the inclusive class of CPM contributes to the formation of friendships and also
for the learning of the deaf, in a different way from what happens in school. |
author_additional |
ALVES, José Moysés |
author_additionalStr |
ALVES, José Moysés |
format |
Dissertação |
author |
RESQUE, Deusa Priscila da Silva |
title |
Sentidos subjetivos relacionados à motivação de alunos surdos para participarem do clube do pesquisador mirim do Museu Paraense Emílio Goeldi |
title_short |
Sentidos subjetivos relacionados à motivação de alunos surdos para participarem do clube do pesquisador mirim do Museu Paraense Emílio Goeldi |
title_full |
Sentidos subjetivos relacionados à motivação de alunos surdos para participarem do clube do pesquisador mirim do Museu Paraense Emílio Goeldi |
title_fullStr |
Sentidos subjetivos relacionados à motivação de alunos surdos para participarem do clube do pesquisador mirim do Museu Paraense Emílio Goeldi |
title_full_unstemmed |
Sentidos subjetivos relacionados à motivação de alunos surdos para participarem do clube do pesquisador mirim do Museu Paraense Emílio Goeldi |
title_sort |
sentidos subjetivos relacionados à motivação de alunos surdos para participarem do clube do pesquisador mirim do museu paraense emílio goeldi |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2017 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8544 |
_version_ |
1832604496977461248 |
score |
11.755432 |