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Dissertação
Surdez, linguagem e educação: quem ouve o sujeito surdo?
O objetivo deste trabalho é investigar como está ocorrendo o processo de aquisição da Língua Portuguesa na modalidade escrita como segunda língua para alunos surdos inseridos na escola regular. A pesquisa enquadra-se na qualidade de pesquisa de campo, em que foram aplicados questionários com o ob...
Autor principal: | Siqueira, Ariela Soraya do Nascimento |
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Outros Autores: | http://lattes.cnpq.br/8828733497119835 |
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Amazonas
2016
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4821 |
Resumo: |
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O objetivo deste trabalho é investigar como está ocorrendo o processo de aquisição da
Língua Portuguesa na modalidade escrita como segunda língua para alunos surdos
inseridos na escola regular. A pesquisa enquadra-se na qualidade de pesquisa de campo,
em que foram aplicados questionários com o objetivo de caracterizar o perfil dos
sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia de pesquisa é
a abordagem microetnográfica que privilegia “o como acontece”, diferentemente da
etnografia em geral, que estuda “o que acontece”. A coleta dos dados consistiu em: a)
questionário destinado aos alunos surdos para caracterização de seu perfil e suas
impressões sobre o ensino da língua portuguesa na modalidade escrita; b) questionário
destinado às professoras para caracterização do perfil dessas profissionais e sua
dificuldades no ensino; c) observações das aulas uma vez por semana em cada escola; e
d) registro em diário de campo. A amostra é composta por alunos surdos que estão
cursando as três séries do ensino médio e por suas professoras de língua portuguesa em
duas escolas da rede estadual, na cidade de Santarém, no Estado do Pará. A análise do
corpus da pesquisa está pautada na investigação de quais fatores podem promover o
aprendizado dos alunos surdos e que entraves podem ocorrer nesse processo de
aquisição de segunda língua. Investiga-se, assim, o conhecimento das professoras sobre
metodologias para ensinar o sujeito surdo, o conhecimento sobre a Língua Brasileira de
Sinais, os recursos utilizados em suas aulas, as impressões dos alunos sobre o ensino da
língua portuguesa ofertado a eles e como acontece a interação entre alunos surdos e suas
respectivas professoras na sala de aula. Utiliza-se como aporte teórico a Concepção
Interacionista em duas linhas teóricas principais que fundamentam essa abordagem: a
Hipótese da Interação e a Teoria Sociocultural, esta última baseada na proposta de
Vygotsky para a aquisição da linguagem, para a aquisição de segunda língua e para o
ensino-aprendizagem. Os dados coletados com este trabalho permitiram evidenciar que
o sujeito surdo não está na realidade incluído na escola regular, pois está excluído do
processo de ensino-aprendizagem. Para que o aluno surdo seja sujeito ativo em sua
formação, é necessário que haja mudanças na formação e na visão do educador quanto à
inserção do aluno surdo. São negados a este aluno a formação, a interação e as
condições necessárias para seu pleno desenvolvimento. |