Dissertação

Educação ambiental: ideias, saberes e práticas relatadas por professores em um país em reconstrução, Angola

The Angolan context served as the backdrop for this work. We surveyed three schools of public schools, we have two teachers from each school, and these teachers of the discipline of Environmental Studies (which can be considered as the discipline of Sciences here in Brazil ) these teachers teach...

ver descrição completa

Autor principal: BUZA, Ruth Gabriel Canga
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8575
id ir-2011-8575
recordtype dspace
spelling ir-2011-85752017-10-16T13:00:09Z Educação ambiental: ideias, saberes e práticas relatadas por professores em um país em reconstrução, Angola BUZA, Ruth Gabriel Canga GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver http://lattes.cnpq.br/0496932429575513 Educação ambiental Ciência Professores de ciências Prática de ensino Formação de professores Estudo e ensino Ensino e aprendizagem Educação angolana CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO AMBIENTAL The Angolan context served as the backdrop for this work. We surveyed three schools of public schools, we have two teachers from each school, and these teachers of the discipline of Environmental Studies (which can be considered as the discipline of Sciences here in Brazil ) these teachers teach in primary ( term used for elementary schools ) . This study is qualitative in nature, the narrative approach, and with this choice had the opportunity to dive into the experiences related to teaching practice of these teachers in the classroom , and to analyze the insertion of Environmental Thematic teaching practice in Angola . Angola has numerous brands in their history of exploitation and war , these in turn brought great impact to the Angolan society , allowing us to realize today deficiencies mental and moral order of the sons and daughters of this land coming . Write about education in the country, is to write about how teachers and students can overcome the many difficulties experienced daily. and even in this context also invest in the teaching - learning confident in building a better future . Through research it was possible to hear the teachers and register reports about how the Environmental Thematic is inserted in the classroom, however with the observation of the school , it was also possible to note the need for a more thorough approach , which was already noticeable notice some glitches related to the care of the school . Environmental education alone favors the formation of reflective beings , which allows the gradual change of society. O contexto angolano serviu de cenário para a realização deste trabalho. Foram pesquisadas três escolas da rede pública de ensino. Contamos com dois professores de cada escola, sendo estes docentes da disciplina de Estudo do Meio (que pode ser considerada como a disciplina de Ciências aqui no Brasil), lecionam no ensino primário (termo usado para o ensino fundamental). Este trabalho é de natureza qualitativa, na abordagem narrativa, e com esta escolha tivemos a oportunidade de mergulhar nas experiências relacionadas com a prática docente desses professores em sala de aula, tendo como objetivo analisar a inserção da temática ambiental na prática docente em Angola. Angola possui em sua história inúmeras marcas de exploração e guerra, que trouxeram grande impacto para a sociedade angolana, o que nos permite até hoje perceber deficiências de ordem mental e moral nos filhos e filhas oriundos dessa terra. Escrever sobre a educação no país é escrever sobre como os professores e alunos conseguem transpor as múltiplas dificuldades vividas diariamente, e, mesmo num contexto adverso, ainda investir no ensino-aprendizagem dos estudantes, confiantes na construção de um futuro melhor. Com a pesquisa foi possível ouvir os professores e registrar relatos sobre o modo como a temática ambiental é inserida em sala de aula. No entanto, com a observação do espaço escolar, também foi possível notar a necessidade de uma abordagem mais aprofundada, já que foi perceptível notar falhas relacionadas aos cuidados com a escola. A Educação Ambiental foi evidenciada como preocupação educacional, embora seja necessária sua implantação como política pública e formação continuada de professores para que se possa constituir processo cultural, o que necessita mudança cultural. 2017-05-31T17:06:06Z 2017-05-31T17:06:06Z 2013-12-12 Dissertação BUZA, Ruth Gabriel Canga. Educação ambiental: ideias, saberes e práticas relatadas por professores em um país em reconstrução, Angola. 2013. 104 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8575 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Educação ambiental
Ciência
Professores de ciências
Prática de ensino
Formação de professores
Estudo e ensino
Ensino e aprendizagem
Educação angolana
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO AMBIENTAL
spellingShingle Educação ambiental
Ciência
Professores de ciências
Prática de ensino
Formação de professores
Estudo e ensino
Ensino e aprendizagem
Educação angolana
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO AMBIENTAL
BUZA, Ruth Gabriel Canga
Educação ambiental: ideias, saberes e práticas relatadas por professores em um país em reconstrução, Angola
topic_facet Educação ambiental
Ciência
Professores de ciências
Prática de ensino
Formação de professores
Estudo e ensino
Ensino e aprendizagem
Educação angolana
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO AMBIENTAL
description The Angolan context served as the backdrop for this work. We surveyed three schools of public schools, we have two teachers from each school, and these teachers of the discipline of Environmental Studies (which can be considered as the discipline of Sciences here in Brazil ) these teachers teach in primary ( term used for elementary schools ) . This study is qualitative in nature, the narrative approach, and with this choice had the opportunity to dive into the experiences related to teaching practice of these teachers in the classroom , and to analyze the insertion of Environmental Thematic teaching practice in Angola . Angola has numerous brands in their history of exploitation and war , these in turn brought great impact to the Angolan society , allowing us to realize today deficiencies mental and moral order of the sons and daughters of this land coming . Write about education in the country, is to write about how teachers and students can overcome the many difficulties experienced daily. and even in this context also invest in the teaching - learning confident in building a better future . Through research it was possible to hear the teachers and register reports about how the Environmental Thematic is inserted in the classroom, however with the observation of the school , it was also possible to note the need for a more thorough approach , which was already noticeable notice some glitches related to the care of the school . Environmental education alone favors the formation of reflective beings , which allows the gradual change of society.
author_additional GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver
author_additionalStr GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver
format Dissertação
author BUZA, Ruth Gabriel Canga
title Educação ambiental: ideias, saberes e práticas relatadas por professores em um país em reconstrução, Angola
title_short Educação ambiental: ideias, saberes e práticas relatadas por professores em um país em reconstrução, Angola
title_full Educação ambiental: ideias, saberes e práticas relatadas por professores em um país em reconstrução, Angola
title_fullStr Educação ambiental: ideias, saberes e práticas relatadas por professores em um país em reconstrução, Angola
title_full_unstemmed Educação ambiental: ideias, saberes e práticas relatadas por professores em um país em reconstrução, Angola
title_sort educação ambiental: ideias, saberes e práticas relatadas por professores em um país em reconstrução, angola
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2017
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8575
_version_ 1832602853865160704
score 11.755432