/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Dissertação
Educação ambiental: ideias, saberes e práticas relatadas por professores em um país em reconstrução, Angola
The Angolan context served as the backdrop for this work. We surveyed three schools of public schools, we have two teachers from each school, and these teachers of the discipline of Environmental Studies (which can be considered as the discipline of Sciences here in Brazil ) these teachers teach...
Autor principal: | BUZA, Ruth Gabriel Canga |
---|---|
Grau: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Pará
2017
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8575 |
id |
ir-2011-8575 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-2011-85752017-10-16T13:00:09Z Educação ambiental: ideias, saberes e práticas relatadas por professores em um país em reconstrução, Angola BUZA, Ruth Gabriel Canga GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver http://lattes.cnpq.br/0496932429575513 Educação ambiental Ciência Professores de ciências Prática de ensino Formação de professores Estudo e ensino Ensino e aprendizagem Educação angolana CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO AMBIENTAL The Angolan context served as the backdrop for this work. We surveyed three schools of public schools, we have two teachers from each school, and these teachers of the discipline of Environmental Studies (which can be considered as the discipline of Sciences here in Brazil ) these teachers teach in primary ( term used for elementary schools ) . This study is qualitative in nature, the narrative approach, and with this choice had the opportunity to dive into the experiences related to teaching practice of these teachers in the classroom , and to analyze the insertion of Environmental Thematic teaching practice in Angola . Angola has numerous brands in their history of exploitation and war , these in turn brought great impact to the Angolan society , allowing us to realize today deficiencies mental and moral order of the sons and daughters of this land coming . Write about education in the country, is to write about how teachers and students can overcome the many difficulties experienced daily. and even in this context also invest in the teaching - learning confident in building a better future . Through research it was possible to hear the teachers and register reports about how the Environmental Thematic is inserted in the classroom, however with the observation of the school , it was also possible to note the need for a more thorough approach , which was already noticeable notice some glitches related to the care of the school . Environmental education alone favors the formation of reflective beings , which allows the gradual change of society. O contexto angolano serviu de cenário para a realização deste trabalho. Foram pesquisadas três escolas da rede pública de ensino. Contamos com dois professores de cada escola, sendo estes docentes da disciplina de Estudo do Meio (que pode ser considerada como a disciplina de Ciências aqui no Brasil), lecionam no ensino primário (termo usado para o ensino fundamental). Este trabalho é de natureza qualitativa, na abordagem narrativa, e com esta escolha tivemos a oportunidade de mergulhar nas experiências relacionadas com a prática docente desses professores em sala de aula, tendo como objetivo analisar a inserção da temática ambiental na prática docente em Angola. Angola possui em sua história inúmeras marcas de exploração e guerra, que trouxeram grande impacto para a sociedade angolana, o que nos permite até hoje perceber deficiências de ordem mental e moral nos filhos e filhas oriundos dessa terra. Escrever sobre a educação no país é escrever sobre como os professores e alunos conseguem transpor as múltiplas dificuldades vividas diariamente, e, mesmo num contexto adverso, ainda investir no ensino-aprendizagem dos estudantes, confiantes na construção de um futuro melhor. Com a pesquisa foi possível ouvir os professores e registrar relatos sobre o modo como a temática ambiental é inserida em sala de aula. No entanto, com a observação do espaço escolar, também foi possível notar a necessidade de uma abordagem mais aprofundada, já que foi perceptível notar falhas relacionadas aos cuidados com a escola. A Educação Ambiental foi evidenciada como preocupação educacional, embora seja necessária sua implantação como política pública e formação continuada de professores para que se possa constituir processo cultural, o que necessita mudança cultural. 2017-05-31T17:06:06Z 2017-05-31T17:06:06Z 2013-12-12 Dissertação BUZA, Ruth Gabriel Canga. Educação ambiental: ideias, saberes e práticas relatadas por professores em um país em reconstrução, Angola. 2013. 104 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8575 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas |
institution |
Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará |
collection |
RI-UFPA |
language |
por |
topic |
Educação ambiental Ciência Professores de ciências Prática de ensino Formação de professores Estudo e ensino Ensino e aprendizagem Educação angolana CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO AMBIENTAL |
spellingShingle |
Educação ambiental Ciência Professores de ciências Prática de ensino Formação de professores Estudo e ensino Ensino e aprendizagem Educação angolana CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO AMBIENTAL BUZA, Ruth Gabriel Canga Educação ambiental: ideias, saberes e práticas relatadas por professores em um país em reconstrução, Angola |
topic_facet |
Educação ambiental Ciência Professores de ciências Prática de ensino Formação de professores Estudo e ensino Ensino e aprendizagem Educação angolana CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO AMBIENTAL |
description |
The Angolan context served as the backdrop for this work. We surveyed three schools
of public schools, we have two teachers from each school, and these teachers of the
discipline of Environmental Studies (which can be considered as the discipline of
Sciences here in Brazil ) these teachers teach in primary ( term used for elementary
schools ) . This study is qualitative in nature, the narrative approach, and with this
choice had the opportunity to dive into the experiences related to teaching practice of
these teachers in the classroom , and to analyze the insertion of Environmental Thematic
teaching practice in Angola . Angola has numerous brands in their history of
exploitation and war , these in turn brought great impact to the Angolan society ,
allowing us to realize today deficiencies mental and moral order of the sons and
daughters of this land coming . Write about education in the country, is to write about
how teachers and students can overcome the many difficulties experienced daily. and
even in this context also invest in the teaching - learning confident in building a better
future . Through research it was possible to hear the teachers and register reports about
how the Environmental Thematic is inserted in the classroom, however with the
observation of the school , it was also possible to note the need for a more thorough
approach , which was already noticeable notice some glitches related to the care of the
school . Environmental education alone favors the formation of reflective beings , which
allows the gradual change of society. |
author_additional |
GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver |
author_additionalStr |
GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver |
format |
Dissertação |
author |
BUZA, Ruth Gabriel Canga |
title |
Educação ambiental: ideias, saberes e práticas relatadas por professores em um país em reconstrução, Angola |
title_short |
Educação ambiental: ideias, saberes e práticas relatadas por professores em um país em reconstrução, Angola |
title_full |
Educação ambiental: ideias, saberes e práticas relatadas por professores em um país em reconstrução, Angola |
title_fullStr |
Educação ambiental: ideias, saberes e práticas relatadas por professores em um país em reconstrução, Angola |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental: ideias, saberes e práticas relatadas por professores em um país em reconstrução, Angola |
title_sort |
educação ambiental: ideias, saberes e práticas relatadas por professores em um país em reconstrução, angola |
publisher |
Universidade Federal do Pará |
publishDate |
2017 |
url |
http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8575 |
_version_ |
1832602853865160704 |
score |
11.755432 |