Dissertação

Tradução da linguagem matemática para a libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo

In this research, we present a study about the translation of mathematical language into the Brazilian Sign Language - Libras, discussing the language games present in deaf education. Our main goal is to investigate how the deaf student translates texts in mathematical language into sign language. T...

ver descrição completa

Autor principal: COSTA, Walber Christiano Lima da
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8578
id ir-2011-8578
recordtype dspace
spelling ir-2011-85782017-10-16T13:00:09Z Tradução da linguagem matemática para a libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo COSTA, Walber Christiano Lima da SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da http://lattes.cnpq.br/3588315106445865 Matemática Língua Brasileira de Sinais Surdos Estudo e ensino Educação inclusiva Surdez Jogos de linguagem Libras Educação em matemática CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA In this research, we present a study about the translation of mathematical language into the Brazilian Sign Language - Libras, discussing the language games present in deaf education. Our main goal is to investigate how the deaf student translates texts in mathematical language into sign language. Therefore, we seek support in the concepts of language games and see how of the second moment of Wittgenstein's philosophy. We selected these concepts to believe that the deaf student uses the ways of seeing the mathematical language that is by writing, as well as the way he deals with other languages that are intertwined with it such as Portuguese and Libras and that manifest themselves in many language games that involve mathematics learning of deaf students. At a first moment the methodology is characterized by a bibliographic search, drawn upon for the readings linked to the philosophy of language, deaf education, inclusion and mathematical language. In a second moment, a field research with deaf students of the 1st year of high school in order to check on in loco how they do a translation of mathematical language into sign language in the classroom. From the qualitative approach, we found that deaf students use of predominant form the reference model of language, in other words, a word-sign, which often fail to understand the real meaning of the word in the mathematical statement. Nesta pesquisa, apresentamos um estudo acerca da tradução da linguagem matemática para a Língua Brasileira de Sinais – Libras, discutindo os jogos de linguagem presentes na educação de surdos. Nosso principal objetivo é investigar como o aluno surdo traduz textos em linguagem matemática para a Língua de Sinais. Para tanto, nos apoiamos nos conceitos de jogos de linguagem e ver como, do segundo momento da filosofia de Wittgenstein. Apostamos nesses conceitos por acreditar que o aluno surdo recorre aos modos de ver a linguagem matemática que se constitui pela escrita, bem como a forma que lida com outras linguagens que estão a ela entrelaçadas, tais como a Língua Portuguesa e a Libras, e que se manifestam em diversos jogos de linguagem que envolvem a aprendizagem matemática do aluno surdo. A metodologia em primeiro momento se caracteriza por uma pesquisa bibliográfica, em que nos embasamos nas leituras ligadas à filosofia da linguagem, à educação de surdos, à inclusão e à linguagem matemática. No segundo momento, foi realizada uma pesquisa de campo com alunos surdos do 1º ano do ensino médio a fim de verificarmos in loco como realizam a tradução da linguagem matemática para a Língua de Sinais em sala de aula. A partir da abordagem qualitativa, constatamos que os alunos surdos utilizam de forma predominante o modelo referencial da linguagem, ou seja, uma tradução palavra-sinal, na qual muitas vezes não conseguem compreender o real sentido da palavra no enunciado matemático. 2017-05-31T17:54:04Z 2017-05-31T17:54:04Z 2015-10-23 Dissertação COSTA, Walber Christiano Lima da. Tradução da linguagem matemática para a libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo. 2015. 91 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8578 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Educação Matemática e Científica UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Matemática
Língua Brasileira de Sinais
Surdos
Estudo e ensino
Educação inclusiva
Surdez
Jogos de linguagem
Libras
Educação em matemática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Matemática
Língua Brasileira de Sinais
Surdos
Estudo e ensino
Educação inclusiva
Surdez
Jogos de linguagem
Libras
Educação em matemática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
COSTA, Walber Christiano Lima da
Tradução da linguagem matemática para a libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo
topic_facet Matemática
Língua Brasileira de Sinais
Surdos
Estudo e ensino
Educação inclusiva
Surdez
Jogos de linguagem
Libras
Educação em matemática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description In this research, we present a study about the translation of mathematical language into the Brazilian Sign Language - Libras, discussing the language games present in deaf education. Our main goal is to investigate how the deaf student translates texts in mathematical language into sign language. Therefore, we seek support in the concepts of language games and see how of the second moment of Wittgenstein's philosophy. We selected these concepts to believe that the deaf student uses the ways of seeing the mathematical language that is by writing, as well as the way he deals with other languages that are intertwined with it such as Portuguese and Libras and that manifest themselves in many language games that involve mathematics learning of deaf students. At a first moment the methodology is characterized by a bibliographic search, drawn upon for the readings linked to the philosophy of language, deaf education, inclusion and mathematical language. In a second moment, a field research with deaf students of the 1st year of high school in order to check on in loco how they do a translation of mathematical language into sign language in the classroom. From the qualitative approach, we found that deaf students use of predominant form the reference model of language, in other words, a word-sign, which often fail to understand the real meaning of the word in the mathematical statement.
author_additional SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da
author_additionalStr SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da
format Dissertação
author COSTA, Walber Christiano Lima da
title Tradução da linguagem matemática para a libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo
title_short Tradução da linguagem matemática para a libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo
title_full Tradução da linguagem matemática para a libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo
title_fullStr Tradução da linguagem matemática para a libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo
title_full_unstemmed Tradução da linguagem matemática para a libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo
title_sort tradução da linguagem matemática para a libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2017
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8578
_version_ 1787148170652811264
score 11.674752