Dissertação

Um currículo dança? perspectiva pós-crítica de currículo e infância a partir dos projetos de linguagens da UEI Cremação, Belém-PA

This dissertational work seeks to relate the study of language, curriculum and difference, in the field of post-critical theory in education, educational processes outlined in "Project languages" in a Unit of Early Childhood Education in the city of Belém-PA. The study aims to investigate how the te...

ver descrição completa

Autor principal: OLIVEIRA, Kelry Leão
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8598
id ir-2011-8598
recordtype dspace
spelling ir-2011-85982018-08-23T18:13:56Z Um currículo dança? perspectiva pós-crítica de currículo e infância a partir dos projetos de linguagens da UEI Cremação, Belém-PA OLIVEIRA, Kelry Leão COSTA, Gilcilene Dias da http://lattes.cnpq.br/2934771644021042 Educação infantil - Arte e linguagem Educação de crianças - Currículos Projetos de Linguagens Unidade de Educação Infantil (UEI) Belém - PA Pará - Estado CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO This dissertational work seeks to relate the study of language, curriculum and difference, in the field of post-critical theory in education, educational processes outlined in "Project languages" in a Unit of Early Childhood Education in the city of Belém-PA. The study aims to investigate how the teaching of languages has been produced in this Early Childhood Education Unit, with the cut out the analysis of the dimensions of language as a difference vector in the school curriculum. The text has as authors of the Philosophy of Language interlocutors Thought Difference and Theorizing Curriculum Post-Critical, seeking to realize childhood as a puzzle and play in the creation process, instigated by art and musicality, the thinking curriculum in order its "danceable dimension." Thus, we dialogue with GADAMER (2000), in order to make considerations about the language and the question of the game; LARROSA (2000, 2004) and SKLIAR (2014), about the babélicas and disobedient languages; BRITO (2003), about the importance of languages as art of expression in the educational process; SILVA (2001 and 2010), CORAZZA (2001 and 2002), COSTA (2011 and 2013), through discussions about the curriculum in a view of the difference in the post-critical field, and also LINS and GIL (2008) on the becoming-child, language and childhood. The field research executed in this education unit happened during the school year 2015 and had the support of the Post-Critical Methodologies in Education (MEYER and PARADISE, 2012). In the meantime it have been made collaborative educational activities with the teachers of UEI in dialogue with the coordination of space, observation times and photographic records, curriculum document analysis and educational activities in order to carry out an everyday study in this school institution (CERTEAU , 2014). The research analyzes they enter the fields of language, curriculum and difference, showing how the language projects are pepped in the researched educational space, since they differ in relation to other early childhood education spaces not only for its "pilot project" with regard to the dimensions of art and languages that make up its curriculum setting, but above all because they risk disobey the formal laws of education in the pursuit of enhancing childhood, their languages and their arts to learn the difference - a lightness that invites the curriculum to score small dance steps, risking to think an teaching that depart differences and trials in their art inventions. Este trabalho dissertativo busca relacionar os estudos da linguagem, currículo e diferença, no campo da teorização pós-crítica em educação, aos processos educativos delineados nos “Projetos de Linguagens” em uma Unidade de Educação Infantil na cidade de Belém-PA. O estudo tem por objetivo investigar como o ensino de linguagens vem sendo produzido na Unidade de Educação Infantil em questão, tendo por recorte a análise das dimensões da linguagem como vetor da diferença no currículo escolar. O texto tem como interlocutores autores da Filosofia da Linguagem, Pensamento da Diferença e Teorização Pós-Crítica de Currículo, buscando perceber a infância como enigma e jogo no processo de criação, instigadas pela arte e musicalidade, no intuito de pensar o currículo em sua “dimensão dançante”. Desse modo, dialogamos com GADAMER (2000), no intuito de tecer considerações sobre a linguagem e a questão do jogo; LARROSA (2000; 2004) e SKLIAR (2014), a respeito das linguagens babélicas e desobedientes; BRITO (2003), sobre a importância das linguagens enquanto manifestação da arte no processo educativo; SILVA (2001 e 2010), CORAZZA (2001 e 2002), COSTA (2011 e 2013), por meio de discussões sobre o currículo na perspectiva da diferença no campo pós-crítico, e ainda, LINS e GIL (2008), sobre o devir-criança, a linguagem e a infância. A pesquisa de campo realizada nesta unidade de educação ocorreu durante o ano letivo de 2015 e contou com o apoio das Metodologias Pós-Críticas em Educação (MEYER e PARAÍSO, 2012). Nesse interim foram feitas atividades pedagógicas colaborativas juntamente com as professoras da UEI em diálogo com a coordenação do espaço, momentos de observação e registros fotográficos, análise de documentos curriculares e das ações pedagógicas, no intuito de efetivar um estudo do cotidiano nesta instituição escolar (CERTEAU, 2014). As análises da pesquisa adentram os campos da linguagem, currículo e diferença, demostrando de que forma os projetos de linguagens são dinamizados no espaço educativo pesquisado, uma vez que se diferenciam em relação a outros espaços de educação infantil não apenas por seu “projeto piloto” no tocante às dimensões da arte e das linguagens que compõem sua configuração curricular, mas sobretudo porque arriscam desobedecer as leis formais da educação na busca de potencializar a infância, suas linguagens e suas artes de aprender na diferença – uma leveza que convida o currículo a marcar pequenos passos de danças, arriscando a pensar um ensino que parta das diferenças e das experimentações em suas artes de invenções. 2017-06-02T13:55:38Z 2017-06-02T13:55:38Z 2016-03-31 Dissertação OLIVEIRA, Kelry Leão. Um currículo dança? perspectiva pós-crítica de currículo e infância a partir dos projetos de linguagens da UEI Cremação, Belém-PA. 2016. 153 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Educação. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8598 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Educação UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Educação infantil - Arte e linguagem
Educação de crianças - Currículos
Projetos de Linguagens
Unidade de Educação Infantil (UEI)
Belém - PA
Pará - Estado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
spellingShingle Educação infantil - Arte e linguagem
Educação de crianças - Currículos
Projetos de Linguagens
Unidade de Educação Infantil (UEI)
Belém - PA
Pará - Estado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
OLIVEIRA, Kelry Leão
Um currículo dança? perspectiva pós-crítica de currículo e infância a partir dos projetos de linguagens da UEI Cremação, Belém-PA
topic_facet Educação infantil - Arte e linguagem
Educação de crianças - Currículos
Projetos de Linguagens
Unidade de Educação Infantil (UEI)
Belém - PA
Pará - Estado
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description This dissertational work seeks to relate the study of language, curriculum and difference, in the field of post-critical theory in education, educational processes outlined in "Project languages" in a Unit of Early Childhood Education in the city of Belém-PA. The study aims to investigate how the teaching of languages has been produced in this Early Childhood Education Unit, with the cut out the analysis of the dimensions of language as a difference vector in the school curriculum. The text has as authors of the Philosophy of Language interlocutors Thought Difference and Theorizing Curriculum Post-Critical, seeking to realize childhood as a puzzle and play in the creation process, instigated by art and musicality, the thinking curriculum in order its "danceable dimension." Thus, we dialogue with GADAMER (2000), in order to make considerations about the language and the question of the game; LARROSA (2000, 2004) and SKLIAR (2014), about the babélicas and disobedient languages; BRITO (2003), about the importance of languages as art of expression in the educational process; SILVA (2001 and 2010), CORAZZA (2001 and 2002), COSTA (2011 and 2013), through discussions about the curriculum in a view of the difference in the post-critical field, and also LINS and GIL (2008) on the becoming-child, language and childhood. The field research executed in this education unit happened during the school year 2015 and had the support of the Post-Critical Methodologies in Education (MEYER and PARADISE, 2012). In the meantime it have been made collaborative educational activities with the teachers of UEI in dialogue with the coordination of space, observation times and photographic records, curriculum document analysis and educational activities in order to carry out an everyday study in this school institution (CERTEAU , 2014). The research analyzes they enter the fields of language, curriculum and difference, showing how the language projects are pepped in the researched educational space, since they differ in relation to other early childhood education spaces not only for its "pilot project" with regard to the dimensions of art and languages that make up its curriculum setting, but above all because they risk disobey the formal laws of education in the pursuit of enhancing childhood, their languages and their arts to learn the difference - a lightness that invites the curriculum to score small dance steps, risking to think an teaching that depart differences and trials in their art inventions.
author_additional COSTA, Gilcilene Dias da
author_additionalStr COSTA, Gilcilene Dias da
format Dissertação
author OLIVEIRA, Kelry Leão
title Um currículo dança? perspectiva pós-crítica de currículo e infância a partir dos projetos de linguagens da UEI Cremação, Belém-PA
title_short Um currículo dança? perspectiva pós-crítica de currículo e infância a partir dos projetos de linguagens da UEI Cremação, Belém-PA
title_full Um currículo dança? perspectiva pós-crítica de currículo e infância a partir dos projetos de linguagens da UEI Cremação, Belém-PA
title_fullStr Um currículo dança? perspectiva pós-crítica de currículo e infância a partir dos projetos de linguagens da UEI Cremação, Belém-PA
title_full_unstemmed Um currículo dança? perspectiva pós-crítica de currículo e infância a partir dos projetos de linguagens da UEI Cremação, Belém-PA
title_sort um currículo dança? perspectiva pós-crítica de currículo e infância a partir dos projetos de linguagens da uei cremação, belém-pa
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2017
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8598
_version_ 1832604252500918272
score 11.755432