Dissertação

Eu amo tudo o que não presta: punk e poética em trinta anos de Delinquentes

Delinquentes is a band with thirty years of activity and it's one of the main references in rock and the underground scene from city of Belem, capital of State of Para, in Amazonia. This work intends to investigate the representation of this band, which is almost a patrimony to Belem rock scene,...

ver descrição completa

Autor principal: SOUSA, Lucas Padilha de
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8657
id ir-2011-8657
recordtype dspace
spelling ir-2011-86572019-12-18T17:53:08Z Eu amo tudo o que não presta: punk e poética em trinta anos de Delinquentes SOUSA, Lucas Padilha de SAMPAIO, Valzeli Figueira http://lattes.cnpq.br/6142863342585522 Arte e música Rock Punks Relações culturais Cultura musical Banda delinquentes CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Delinquentes is a band with thirty years of activity and it's one of the main references in rock and the underground scene from city of Belem, capital of State of Para, in Amazonia. This work intends to investigate the representation of this band, which is almost a patrimony to Belem rock scene, and what's its importance for the artists and fans whose are participating in this scene. What motivates many people even today to be interested by Delinquentes, for listening to its music and go to concerts? What made these artists resist three decades in an underground punk rock band in a scenario like Belem, carved on the margins of great brazilians cultural centers? How relevant is this band for other artists, veterans and young, and what it means today at this rock scene? The research begins in the context in which emerged the band Delinquentes in 1985, and later in the relationship established between the band and the participants of the Belem rock scene. This research uses theoretical studies of Stuart Hall (2014) on identities published in the book The Question of cultural identity to trace a recent historical parallel by the popular music in the State of Para and try to understand how was the formation of a rock tribe in the city of Belem. The research also passes through the understanding of Michel Maffesoli (2014) in the book Le Temps des Tribus to try to assimilate the dialogues between the band and other artists, producers and the fans. The research was conducted through bibliographic records, publications in newspapers, independent publications, the collection of the band, audiovisual records and interviews with current and former members of Delinquentes, producers, journalists, artists and fans. I have made an application of the tripartite methodology by Allan Merriam (1964) to relate these discourses from each author and build, through the language of ethnographic film, an audiovisual product as a final result of this research. The research goes of a audiovisual format to build an analytical discourse on the sound phenomenon. In this research the film is a way to tell the story like an audiovisual research method taking as theoretical architecture a methodology of ethnomusicology. The visual language of the film is based on the fanzine narrative, a very important independent publications for subcultures such as punk. This work proposes a reflection on the importance of Delinquentes band as well as its extensions in the consolidation of the underground scene of the city of Belem. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Com trinta anos de atividades, a banda Delinquentes é uma das principais referências na cena rock de Belém atuando sempre no chamado meio underground. Este trabalho pretende investigar a representatividade desta banda, que já é quase um patrimônio da cena rock local de Belém, e qual a sua importância para os indivíduos participantes dessa cena, sejam eles artistas ou fãs. O que motiva até os dias de hoje tanta gente a continuar se interessando pelos Delinquentes, por ouvirem suas músicas e irem aos shows? O que fez esses artistas resistirem três décadas em uma banda underground de punk em um cenário como Belém, à margem dos grandes centros culturais do Brasil? Qual é a relevância que esta banda tem de fato para outros artistas, veteranos ou jovens, e o que ela representa, hoje, no cenário do rock paraense? A pesquisa se inicia no contexto o qual a banda surgiu, no ano de 1985, e posteriormente, na relação que se estabeleceu entre a banda e os participantes da cena de rock de Belém. A pesquisa tem como referencial teórico os estudos de Stuart Hall (2014) sobre identidades em A identidade cultural na pós-moderninade, para traçar um paralelo histórico recente da música popular paraense e tentar entender como foi a formação de uma tribo roqueira na cidade de Belém. Para isso busca-se através da compreensão de Michel Maffesoli (2014) em O Tempo das Tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa, para assimilar como a banda dialoga com outros artistas, produtores e público. A pesquisa foi realizada através de registros bibliográficos, publicações em jornais, publicações independentes, o próprio acervo da banda, registros audiovisuais e entrevistas realizadas com integrantes atuais e anteriores, produtores, jornalistas, artistas e apreciadores dos Delinquentes. Utilizei a metodologia tripartite de Allan Merriam (1964) para estruturar o discurso com estes outros autores e construir, através da linguagem do filme etnogra´fico, um produto audiovisual como resultado final desta pesquisa. A pesquisa parte do formato audiovisual para construir um discurso analítico sobre o fenômeno sonoro. Nesta pesquisa, o filme é uma maneira de contar a história como um método de pesquisa audiovisual tomando como arquitetura teórica uma metodologia de etnomusicologia. A linguagem visual da pesquisa é trabalhada em cima da narrativa do fanzine, que eram publicações independentes muito importantes para subculturas como o punk. Este trabalho propõe a reflexão sobre a importância da banda Delinquentes, assim como de seus desdobramentos, na consolidação da cena underground da cidade de Belém. 2017-06-09T15:52:43Z 2017-06-09T15:52:43Z 2016-11-21 Dissertação SOUSA, Lucas Padilha de. Eu amo tudo o que não presta: punk e poética em trinta anos de delinquentes. Orientadora: Valzeli Figueira Sampaio. 2016. 60 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8657. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8657 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Arte UFPA Programa de Pós-Graduação em Artes 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Arte e música
Rock
Punks
Relações culturais
Cultura musical
Banda delinquentes
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
spellingShingle Arte e música
Rock
Punks
Relações culturais
Cultura musical
Banda delinquentes
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
SOUSA, Lucas Padilha de
Eu amo tudo o que não presta: punk e poética em trinta anos de Delinquentes
topic_facet Arte e música
Rock
Punks
Relações culturais
Cultura musical
Banda delinquentes
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
description Delinquentes is a band with thirty years of activity and it's one of the main references in rock and the underground scene from city of Belem, capital of State of Para, in Amazonia. This work intends to investigate the representation of this band, which is almost a patrimony to Belem rock scene, and what's its importance for the artists and fans whose are participating in this scene. What motivates many people even today to be interested by Delinquentes, for listening to its music and go to concerts? What made these artists resist three decades in an underground punk rock band in a scenario like Belem, carved on the margins of great brazilians cultural centers? How relevant is this band for other artists, veterans and young, and what it means today at this rock scene? The research begins in the context in which emerged the band Delinquentes in 1985, and later in the relationship established between the band and the participants of the Belem rock scene. This research uses theoretical studies of Stuart Hall (2014) on identities published in the book The Question of cultural identity to trace a recent historical parallel by the popular music in the State of Para and try to understand how was the formation of a rock tribe in the city of Belem. The research also passes through the understanding of Michel Maffesoli (2014) in the book Le Temps des Tribus to try to assimilate the dialogues between the band and other artists, producers and the fans. The research was conducted through bibliographic records, publications in newspapers, independent publications, the collection of the band, audiovisual records and interviews with current and former members of Delinquentes, producers, journalists, artists and fans. I have made an application of the tripartite methodology by Allan Merriam (1964) to relate these discourses from each author and build, through the language of ethnographic film, an audiovisual product as a final result of this research. The research goes of a audiovisual format to build an analytical discourse on the sound phenomenon. In this research the film is a way to tell the story like an audiovisual research method taking as theoretical architecture a methodology of ethnomusicology. The visual language of the film is based on the fanzine narrative, a very important independent publications for subcultures such as punk. This work proposes a reflection on the importance of Delinquentes band as well as its extensions in the consolidation of the underground scene of the city of Belem.
author_additional SAMPAIO, Valzeli Figueira
author_additionalStr SAMPAIO, Valzeli Figueira
format Dissertação
author SOUSA, Lucas Padilha de
title Eu amo tudo o que não presta: punk e poética em trinta anos de Delinquentes
title_short Eu amo tudo o que não presta: punk e poética em trinta anos de Delinquentes
title_full Eu amo tudo o que não presta: punk e poética em trinta anos de Delinquentes
title_fullStr Eu amo tudo o que não presta: punk e poética em trinta anos de Delinquentes
title_full_unstemmed Eu amo tudo o que não presta: punk e poética em trinta anos de Delinquentes
title_sort eu amo tudo o que não presta: punk e poética em trinta anos de delinquentes
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2017
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8657
_version_ 1832602348237619200
score 11.755432