Dissertação

Journey: o jogo e a experiência como fonte de criação

This dissertation discusses the experience with games (eletronic games), focused on case study that considers the analysis of the image, experience and mediation modes proposed by the game Journey (TGC, 2012). Therefore, there is the interactive, symbolic, interface and game functionality features i...

ver descrição completa

Autor principal: CARVALHO, Márcio Lins
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8658
id ir-2011-8658
recordtype dspace
spelling ir-2011-86582019-12-18T17:28:06Z Journey: o jogo e a experiência como fonte de criação Journey: the game and the experience as a source of creation CARVALHO, Márcio Lins SAMPAIO, Valzeli Figueira http://lattes.cnpq.br/6142863342585522 Jogos por computador Vídeo games Interação homem-máquina Percepção visual Interação lúdica Artes visuais Jogos eletrônicos CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES This dissertation discusses the experience with games (eletronic games), focused on case study that considers the analysis of the image, experience and mediation modes proposed by the game Journey (TGC, 2012). Therefore, there is the interactive, symbolic, interface and game functionality features in question and its aesthetic possibilities of dialogue with other art forms, such as comics and illustration. In this perspective, we make use of theories and authors that we consider relevant to the case study and relatable to important aspects in the approach of the game (Johan Huizinga, Roger Caillois, Eric Zimmerman, Katie Salen), imaginary (Gilbert Durand, Philippe Malrieu), experience in general and aesthetic experience in particular (Robert Solomon, John Dewey) and language and media (Lucia Santaella, Julio Plaza, Monica Tavares). Having the playful interaction as lens, it promotes an analysis of the intricacies of the game, its relations with the player(s), the questions posed during and at the end of his experience to thus understand how mimicry occurs with other means of expression that not only the game itself. The theoretical crossings tend to cooperate with the studies of the game while expanded field of art. CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico A presente dissertação aborda a experiência com jogos (games), focada em estudo de caso que considera a análise da imagem, a experiência e os modos de mediação propostos pelo jogo Journey (TGC, 2012). Para tanto, observa-se as características interativas, simbólicas, de interface e de funcionalidade do jogo em questão e suas possibilidades de diálogos estéticos com outras formas de artes, como os quadrinhos e a ilustração. Nessa perspectiva, valemo-nos de teorias e autores que consideramos pertinentes ao estudo de caso e relacionáveis a aspectos importantes para a abordagem do jogo (Johan Huizinga; Roger Caillois; Eric Zimmerman; Katie Salen), do imaginário (Gilbert Durand; Philippe Malrieu), da experiência em geral e da experiência estética em particular (Robert Solomon; John Dewey) e da linguagem e da mídia (Lucia Santaella; Julio Plaza; Monica Tavares). Tendo a interação lúdica como lente, promove-se uma análise dos meandros do jogo, suas relações com o(s) jogador(es), as questões propostas durante e no fim de sua experiência para, assim, compreender como ocorre o mimetismo com outros meios de expressão que não apenas o próprio jogo. Os atravessamentos teóricos tendem a cooperar com os estudos do jogo enquanto campo expandido da arte. 2017-06-09T16:13:41Z 2017-06-09T16:13:41Z 2016-07-07 Dissertação CARVALHO, Márcio Lins. Journey: o jogo e a experiência como fonte de criação. Orientador: Valzeli Figueira Sampaio. 2016. 139 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8658. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8658 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Arte UFPA Programa de Pós-Graduação em Artes 1 CD-ROM
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Jogos por computador
Vídeo games
Interação homem-máquina
Percepção visual
Interação lúdica
Artes visuais
Jogos eletrônicos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
spellingShingle Jogos por computador
Vídeo games
Interação homem-máquina
Percepção visual
Interação lúdica
Artes visuais
Jogos eletrônicos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
CARVALHO, Márcio Lins
Journey: o jogo e a experiência como fonte de criação
topic_facet Jogos por computador
Vídeo games
Interação homem-máquina
Percepção visual
Interação lúdica
Artes visuais
Jogos eletrônicos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
description This dissertation discusses the experience with games (eletronic games), focused on case study that considers the analysis of the image, experience and mediation modes proposed by the game Journey (TGC, 2012). Therefore, there is the interactive, symbolic, interface and game functionality features in question and its aesthetic possibilities of dialogue with other art forms, such as comics and illustration. In this perspective, we make use of theories and authors that we consider relevant to the case study and relatable to important aspects in the approach of the game (Johan Huizinga, Roger Caillois, Eric Zimmerman, Katie Salen), imaginary (Gilbert Durand, Philippe Malrieu), experience in general and aesthetic experience in particular (Robert Solomon, John Dewey) and language and media (Lucia Santaella, Julio Plaza, Monica Tavares). Having the playful interaction as lens, it promotes an analysis of the intricacies of the game, its relations with the player(s), the questions posed during and at the end of his experience to thus understand how mimicry occurs with other means of expression that not only the game itself. The theoretical crossings tend to cooperate with the studies of the game while expanded field of art.
author_additional SAMPAIO, Valzeli Figueira
author_additionalStr SAMPAIO, Valzeli Figueira
format Dissertação
author CARVALHO, Márcio Lins
title Journey: o jogo e a experiência como fonte de criação
title_short Journey: o jogo e a experiência como fonte de criação
title_full Journey: o jogo e a experiência como fonte de criação
title_fullStr Journey: o jogo e a experiência como fonte de criação
title_full_unstemmed Journey: o jogo e a experiência como fonte de criação
title_sort journey: o jogo e a experiência como fonte de criação
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2017
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8658
_version_ 1787149437579034624
score 11.753735