Tese

Atenção conjunta e repertórios verbais em crianças com autismo

This work brought together a literature review and two experimental studies in order to investigate the relationship between joint attention (JA) and verbal repertoires in children with autism. The first study reviewed studies based on Behavior Analysis methodologies and procedures that investigated...

ver descrição completa

Autor principal: SILVA, Flávia Teresa Neves
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8919
id ir-2011-8919
recordtype dspace
spelling ir-2011-89192018-10-30T17:46:58Z Atenção conjunta e repertórios verbais em crianças com autismo Joint attention and verbal repertoires in children with autism SILVA, Flávia Teresa Neves SOUZA, Carlos Barbosa Alves de http://lattes.cnpq.br/1264063598919201 Análise do comportamento Autismo Autismo em crianças Controle de estímulos Atenção conjunta CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL This work brought together a literature review and two experimental studies in order to investigate the relationship between joint attention (JA) and verbal repertoires in children with autism. The first study reviewed studies based on Behavior Analysis methodologies and procedures that investigated the teaching of JA for children with autism, trying to describe and analyze the variables involved in teaching joint attention responses (JAR) and initiation of joint attention (IJA). The first experimental study investigated in three children with autism functional relationships that could be established between social conditional discriminative stimuli/reinforcers and JA, tact and mand. The second experimental study evaluated in three children with autism who had joint attention the relationship between expressive and receptive vocabulary. The literature review showed that Behavior Analysis provides efficient technologies to teach JAR and IJA, but that JAR is more easily installed than the IJA. The results of empirical studies 1) indicate that the JA is important for children with autism properly establish the object-name relationship displayed by adults and thus expand and generalize these learned verbal relations; and 2) have suggested the need for expansion of reinforcing community of this population and the intensive tact instruction in order to increase the opportunities that the child will recruit adult attention as a conditioned social reinforcer. FAPESPA - Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas Este trabalho reuniu uma revisão de literatura e dois estudos experimentais com o objetivo de investigar a relação entre atenção conjunta (AC) e repertórios verbais em crianças com autismo. O trabalho teórico revisou estudos baseados na metodologia e procedimentos da Análise do Comportamento que investigaram o ensino da AC para crianças com autismo, procurando descrever e analisar as variáveis envolvidas no ensino de resposta de atenção conjunta (RAC) e de iniciação de atenção conjunta (IAC). O primeiro estudo experimental investigou em três crianças com autismo as relações funcionais que podiam ser estabelecidas entre estímulos condicionais sociais discriminativos/reforçadores e os repertórios de atenção conjunta, tato e mando. O segundo estudo experimental avaliou em três crianças com autismo que apresentavam AC as relações entre vocabulário expressivo e receptivo. A revisão teórica mostrou que a Análise do Comportamento fornece tecnologias eficientes para ensinar RAC e IAC, mas que a RAC é mais facilmente instalada do que a IAC. Os resultados dos estudos empíricos 1) indicaram que a AC é fundamental para que as crianças com autismo estabeleçam corretamente a relação nome-objeto apresentada pelos adultos e consigam expandir e generalizar estas relações verbais aprendidas; e 2) sugeriram a necessidade de expansão da comunidade reforçadora desta população e o ensino intensivo do repertório de tato a fim de aumentar as oportunidades que a criança venha a recrutar a atenção do adulto como um reforçador social condicionado. 2017-07-27T12:32:48Z 2017-07-27T12:32:48Z 2016-03-29 Tese SILVA, Flávia Teresa Neves. Atenção conjunta e repertórios verbais em crianças com autismo. 2016. 85 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento, Belém, 2016. Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8919 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento UFPA Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Análise do comportamento
Autismo
Autismo em crianças
Controle de estímulos
Atenção conjunta
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
spellingShingle Análise do comportamento
Autismo
Autismo em crianças
Controle de estímulos
Atenção conjunta
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
SILVA, Flávia Teresa Neves
Atenção conjunta e repertórios verbais em crianças com autismo
topic_facet Análise do comportamento
Autismo
Autismo em crianças
Controle de estímulos
Atenção conjunta
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
description This work brought together a literature review and two experimental studies in order to investigate the relationship between joint attention (JA) and verbal repertoires in children with autism. The first study reviewed studies based on Behavior Analysis methodologies and procedures that investigated the teaching of JA for children with autism, trying to describe and analyze the variables involved in teaching joint attention responses (JAR) and initiation of joint attention (IJA). The first experimental study investigated in three children with autism functional relationships that could be established between social conditional discriminative stimuli/reinforcers and JA, tact and mand. The second experimental study evaluated in three children with autism who had joint attention the relationship between expressive and receptive vocabulary. The literature review showed that Behavior Analysis provides efficient technologies to teach JAR and IJA, but that JAR is more easily installed than the IJA. The results of empirical studies 1) indicate that the JA is important for children with autism properly establish the object-name relationship displayed by adults and thus expand and generalize these learned verbal relations; and 2) have suggested the need for expansion of reinforcing community of this population and the intensive tact instruction in order to increase the opportunities that the child will recruit adult attention as a conditioned social reinforcer.
author_additional SOUZA, Carlos Barbosa Alves de
author_additionalStr SOUZA, Carlos Barbosa Alves de
format Tese
author SILVA, Flávia Teresa Neves
title Atenção conjunta e repertórios verbais em crianças com autismo
title_short Atenção conjunta e repertórios verbais em crianças com autismo
title_full Atenção conjunta e repertórios verbais em crianças com autismo
title_fullStr Atenção conjunta e repertórios verbais em crianças com autismo
title_full_unstemmed Atenção conjunta e repertórios verbais em crianças com autismo
title_sort atenção conjunta e repertórios verbais em crianças com autismo
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2017
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8919
_version_ 1832605277422092288
score 11.755432