Dissertação

A ciberpublicidade e as interações em rede: estudo exploratório sobre práticas de consumo no Facebook

This dissertation aims to study the interactions and practices of cultural and media consumption that are established in the space of social media on the internet, more specifically on Facebook, as from cyberpublicities. This is a theoretical and empirical research of an exploratory nature, using no...

ver descrição completa

Autor principal: SOUSA, Thatianne Silva
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9297
id ir-2011-9297
recordtype dspace
spelling ir-2011-92972017-11-25T05:18:50Z A ciberpublicidade e as interações em rede: estudo exploratório sobre práticas de consumo no Facebook SOUSA, Thatianne Silva MARQUES, Jane Aparecida http://lattes.cnpq.br/1197835678797660 Ciberespaço Publicidade Rede social Usuários da internet Internet Comunicação Ciberpublicidade Interação Redes sociais na internet Práticas de consumo cultural e midiático CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO This dissertation aims to study the interactions and practices of cultural and media consumption that are established in the space of social media on the internet, more specifically on Facebook, as from cyberpublicities. This is a theoretical and empirical research of an exploratory nature, using non-participant observation and content analysis to understand the relationship between social media on the Internet, interaction, cyberpublicity and consumption. It begins with the premise that, with digital technologies, there is a reconfiguration in the communication relations and in the cyberspace: the subjects acquire new roles, increasing their possibilities of speaking; There is a growing presence of brands; and the presentation of new advertising strategies - cyberpublicity - in an attempt to dialogue with this new subject - the cyber consumer. Four advertisements were selected, two of which are national and two are local (in Belém-PA), for the analysis of the subjects' interactions in the respective brands’ fan pages. These relational dynamics between subjects, brands and advertising are built from the interactions mediated by the computer, pointing to new practices of cultural and media consumption. According to the results analysis, different types of interactions were identified: those dealing with cyberpublicity; those that establish relationship with the advertiser; those that are characterized by interagent tagging; and symbolic reactive interactions. These different interactions reflect the functioning of social networks on the Internet when subjects interact with cyberpublicity and demonstrate that there is opportunity for brands to manifest and present their advertising content to cyberconsumers, regardless of the size of the company and the place of performance, as occurs with the local brands. Based on the analysis of these interactions in networks, stands out the importance and the challenge of this investigation, considering all interactors (humans and machines) and having cyberpublicity as mediator in this process. Esta dissertação tem por objetivo estudar as interações e as práticas de consumo cultural e midiático que se estabelecem no espaço das mídias sociais na internet, mais especificamente no Facebook, a partir de ciberpublicidades. Trata-se de uma pesquisa teórica e empírica de natureza exploratória, com uso de observação não-participante e de análise de conteúdo para compreensão da relação entre redes sociais na internet, interação, ciberpublicidade e consumo. Parte-se da premissa de que, com as tecnologias digitais, há uma reconfiguração nas relações comunicacionais e no ciberespaço: os sujeitos adquirem novos papéis, ampliando suas possibilidades de falas; há crescente presença das marcas; e a apresentação de novas estratégias publicitárias – a ciberpublicidade – na tentativa de dialogar com esse novo sujeito – o ciberconsumidor. Foram selecionadas quatro publicidades, sendo duas de atuação nacional e duas de atuação local (em Belém-PA), para a análise das interações dos sujeitos nas respectivas fan pages das marcas. Essas dinâmicas relacionais entre sujeitos, marcas e publicidade se constroem a partir das interações mediadas pelo computador, apontando novas práticas de consumo cultural e midiático. De acordo com a análise dos resultados, foram identificados distintos tipos de interações: as que tratam sobre a ciberpublicidade; as que estabelecem relação com o anunciante; as que se caracterizam pela marcação interagente; e as interações reativas simbólicas. Essas diferentes interações refletem o funcionamento das redes sociais na internet quando os sujeitos interagem com a ciberpublicidade e demonstram que há oportunidade para as marcas se manifestarem e apresentarem seus conteúdos publicitários aos ciberconsumidores, independente do tamanho da empresa e do local de atuação, como ocorre com as marcas locais. A partir da análise dessas interações em redes, destacam-se a importância e o desafio desta investigação, ao considerar todos os interagentes (humanos e máquinas) e tendo a ciberpublicidade como mediadora nesse processo. 2017-11-24T17:37:37Z 2017-11-24T17:37:37Z 2017-03-31 Dissertação SOUSA, Thatianne Silva. A ciberpublicidade e as interações em rede: estudo exploratório sobre práticas de consumo no Facebook. 2017. 147 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9297 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Letras e Comunicação UFPA Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Ciberespaço
Publicidade
Rede social
Usuários da internet
Internet
Comunicação
Ciberpublicidade
Interação
Redes sociais na internet
Práticas de consumo cultural e midiático
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
spellingShingle Ciberespaço
Publicidade
Rede social
Usuários da internet
Internet
Comunicação
Ciberpublicidade
Interação
Redes sociais na internet
Práticas de consumo cultural e midiático
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
SOUSA, Thatianne Silva
A ciberpublicidade e as interações em rede: estudo exploratório sobre práticas de consumo no Facebook
topic_facet Ciberespaço
Publicidade
Rede social
Usuários da internet
Internet
Comunicação
Ciberpublicidade
Interação
Redes sociais na internet
Práticas de consumo cultural e midiático
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description This dissertation aims to study the interactions and practices of cultural and media consumption that are established in the space of social media on the internet, more specifically on Facebook, as from cyberpublicities. This is a theoretical and empirical research of an exploratory nature, using non-participant observation and content analysis to understand the relationship between social media on the Internet, interaction, cyberpublicity and consumption. It begins with the premise that, with digital technologies, there is a reconfiguration in the communication relations and in the cyberspace: the subjects acquire new roles, increasing their possibilities of speaking; There is a growing presence of brands; and the presentation of new advertising strategies - cyberpublicity - in an attempt to dialogue with this new subject - the cyber consumer. Four advertisements were selected, two of which are national and two are local (in Belém-PA), for the analysis of the subjects' interactions in the respective brands’ fan pages. These relational dynamics between subjects, brands and advertising are built from the interactions mediated by the computer, pointing to new practices of cultural and media consumption. According to the results analysis, different types of interactions were identified: those dealing with cyberpublicity; those that establish relationship with the advertiser; those that are characterized by interagent tagging; and symbolic reactive interactions. These different interactions reflect the functioning of social networks on the Internet when subjects interact with cyberpublicity and demonstrate that there is opportunity for brands to manifest and present their advertising content to cyberconsumers, regardless of the size of the company and the place of performance, as occurs with the local brands. Based on the analysis of these interactions in networks, stands out the importance and the challenge of this investigation, considering all interactors (humans and machines) and having cyberpublicity as mediator in this process.
author_additional MARQUES, Jane Aparecida
author_additionalStr MARQUES, Jane Aparecida
format Dissertação
author SOUSA, Thatianne Silva
title A ciberpublicidade e as interações em rede: estudo exploratório sobre práticas de consumo no Facebook
title_short A ciberpublicidade e as interações em rede: estudo exploratório sobre práticas de consumo no Facebook
title_full A ciberpublicidade e as interações em rede: estudo exploratório sobre práticas de consumo no Facebook
title_fullStr A ciberpublicidade e as interações em rede: estudo exploratório sobre práticas de consumo no Facebook
title_full_unstemmed A ciberpublicidade e as interações em rede: estudo exploratório sobre práticas de consumo no Facebook
title_sort ciberpublicidade e as interações em rede: estudo exploratório sobre práticas de consumo no facebook
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2017
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9297
_version_ 1787149036546949120
score 11.653393