Tese

Pescadores artesanais da colônia Z-16: relações de produção-formação e práxis política

This thesis discusses the relations of production and training, as well as the political praxis of the Artisanal Fishermen of the Z-16 Colony, in the municipality of Cametá, in the State of Pará. It is a case study with a qualitative approach, based on the Dialectical historical materialism. As data...

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Autor principal: MARTINS, Egidio
Grau: Tese
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9340
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spelling ir-2011-93402017-12-21T14:18:11Z Pescadores artesanais da colônia Z-16: relações de produção-formação e práxis política MARTINS, Egidio ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima http://lattes.cnpq.br/7901626430586502 Pescadores Colônia de pescadores Educação e Estado Práxis política Fração de classe Saberes de pescadores Atividade política Pescadores Artesanais da Colônia Z-16 CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This thesis discusses the relations of production and training, as well as the political praxis of the Artisanal Fishermen of the Z-16 Colony, in the municipality of Cametá, in the State of Pará. It is a case study with a qualitative approach, based on the Dialectical historical materialism. As data collection procedures, we used the semi-structure interviews and the documentary analysis; Already the data treatment followed the guidelines of the content analysis. The theoretical foundations are mainly Marx (2013), Gramsci (1988), Lukács (2013), Vázquez (2011), Thompson (2011), Grzybowski (1987), Mészáros (2005), Marx and Engels (2009) and others. Our hypothesis considers that the fishermen of Z-16 materialize relations of production and formation in an integrated way, when they develop their activities of subsistence, and this constitutes a political praxis that is opposed to the logic of the ruling class. We find that fishermen assume a collective political praxis, a result of their relations of production and formation, but also of their historical experience in the space of the class struggle, and this happens with contradictions in relation to the bourgeois state power and in relation to the fishermen themselves. We conclude that these people constitute themselves as political people at the same time as they produce, and build space from their organizations, so they also construct a counter-hegemonic social stance when they struggle to maintain their existence. These are experiences developed by these fishermen who go beyond work as an activity of simple fishing technique and this strengthens as a fraction of the working class. A presente tese aborda as relações de produção-formação e práxis política dos Pescadores Artesanais da Colônia Z-16, no município de Cametá, no Estado do Pará. Trata-se de um Estudo de Caso, com abordagem qualitativa, apoiado no materialismo histórico dialético. Como procedimentos de coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturas e análise documental, o tratamento dos dados seguiu as orientações da análise de conteúdo. Os fundamentos teóricos se pautam principalmente em Marx (2013), Gramsci (1988), Lukács (2013), Vázquez (2011), Thompson (2011), Grzybowski (1987), Mészáros (2005), Marx e Engels (2009) e outros. Nossa hipótese destaca que os pescadores da Z-16, ao desenvolverem suas atividades de subsistência, materializam relações de produção-formação e, integradamente, constituem uma práxis política que se contrapõe à lógica da classe dominante. Identificamos que os pescadores assumem uma práxis política coletiva, fruto das suas relações de produção-formação e de sua experiência histórica no contexto da luta de classes, mas que essa se dá em meio a contradições em relação ao poder estatal burguês e em relação aos próprios pescadores. Concluímos que esses sujeitos, ao mesmo tempo que produzem, formam-se como sujeitos políticos, construindo espaço a partir de suas organizações, de modo que, ao lutar para dar conta de sua existência, constroem também uma postura social contra-hegemônica. São experiências desenvolvidas pelos pescadores que ultrapassam os trabalhos como atividade técnica da pesca e que os fortalecem como uma fração da classe trabalhadora. Cette thèse traite des rapports de production et formation ainsi que la pratique politique de la Colonie des pêcheurs Z-16 dans la ville de Cametá, État du Pará. Il constitue une étude de cas avec une approche qualitative, basée sur matérialisme historique dialectique. Les procédures de collecte des données utilisées étaient des interviews semistructurées et analyse des documents; puisque le traitement des données a suivi les directives d’analyse de contenu. Les fondements théoriques sont principalement chez Marx (2013), Gramsci (1988), Lukacs (2013), Vazquez (2011), Thompson (2011), Grzybowski (1987), Mészáros (2005), Marx et Engels (2009) et d’autres. Notre hypothèse considère que les pêcheurs du Z-16 matérialisent les relations de production et formation d’une manière intégrée à leurs activités de subsistance, ce qui constitue une pratique politique qui est opposée à la logique de la classe dirigeante. Nous avons constaté que les pêcheurs prennent une pratique politique collective, le résultat de ses rapports de production et de formation, mais aussi son expérience historique dans la lutte des classes, et il arrive à des contradictions par rapport au pouvoir d’Etat bourgeois et pour les pêcheurs eux-mêmes. Nous concluons que ces personnes se constituent comme des personnes politiques en même temps qu’ils produisent, et de construire un espace de leurs organisations, afin de bâtir aussi une posture sociale lorsque la lutte de contre-hégémonique de maintenir leur existence. Ce sont des expériences menées par ces pêcheurs qui vont au-delà du travail comme une activité de technique simple de pêche et renforce comme une fraction de la classe ouvrière. 2017-12-14T16:48:06Z 2017-12-14T16:48:06Z 2017-07-05 Tese MARTINS, Egidio. Pescadores artesanais da colônia Z-16: relações de produção-formação e práxis política. 2017. 210 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Pará, Insituto de Ciências da Educação, Belém, 2017. Programa de Pós-Graduação em Educação. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9340 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Instituto de Ciências da Educação UFPA Programa de Pós-Graduação em Educação
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