Artigo

A medicalização da educação e da resistência no presente: disciplina, biopolítica e segurança

This article aims at bringing to debate nowaday´s intensive medicalization of existence, especially when it occurs by silencing of resistance by both disciplines and biopolitical and also by the strategies of increasingly refined security. These are used tactically, in a set of institutions that are...

ver descrição completa

Autor principal: LEMOS, Flávia Cristina Silveira
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9348
http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0183772
id ir-2011-9348
recordtype dspace
spelling ir-2011-93482018-01-23T14:11:33Z A medicalização da educação e da resistência no presente: disciplina, biopolítica e segurança Nowaday´s medicalization of education and resistance: discipline, biopolitics and security La medicalización de la educación y de la resistencia en el presente: disciplina, biopolítica y seguridad LEMOS, Flávia Cristina Silveira http://lattes.cnpq.br/8132595498104759 http://lattes.cnpq.br/8132595498104759 Psicologia educacional Educação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM This article aims at bringing to debate nowaday´s intensive medicalization of existence, especially when it occurs by silencing of resistance by both disciplines and biopolitical and also by the strategies of increasingly refined security. These are used tactically, in a set of institutions that are run by expert specialists in diagnosing social deviations and differences by biomedical rationales, psychologizing and pathologizing of inventive education and political dissent. Our aim in this work is to problematize these everyday social practices and their effects. We also propose to describe and analyze the resistance to these practices. To sustain our argument we have the theoretical support of Michel Foucault and Robert Castel . This study is part of and ongoing research and historical nature through which we intent to contribute to the critique of medicalization of education and political dissent, today, in a society of security. Este artigo visa colocar em debate a medicalização intensiva da existência verificada na atualidade, sobretudo quando esta ocorre pelo silenciamento da resistência, seja pelas disciplinas, seja pelas biopolíticas seja ainda pelas estratégias de segurança. Estas são cada vez mais refinadas, sendo utilizadas de modo tático, em um conjunto de instituições que são administradas por especialistas peritos em diagnosticar os desvios sociais e as divergências pelas racionalidades biomédicas, psicologizantes e patologizantes da educação inventiva e da dissidência política. O objetivo deste artigo é problematizar essas práticas sociais e seus efeitos cotidianos, além de descrever e analisar as resistências a essas práticas, sempre com base nas contribuições de Michel Foucault e de Robert Castel. Esse texto, em formato de estudo teórico, é um recorte de pesquisas em andamento, de cunho documental e histórico, em que pretendemos contribuir com a crítica à medicalização da educação e da dissidência política, na atualidade, em uma sociedade de segurança. Este artículo tiene por objetivo poner en tela de juicio la medicalización intensiva de la existencia verificada en la actualidad, principalmente cuando ésta sucede por el silenciamiento de la resistencia, sea por las disciplinas, sea por las biopolíticas sea aún por las estrategias de seguridad. Éstas son cada vez más refinadas, siendo utilizadas de modo táctico, en un conjunto de instituciones que son administradas por especialistas peritos en diagnosticar los desvíos sociales y las divergencias por las racionalidades biomédicas, psicologizantes y patologizantes de la educación inventiva y de la disidencia política. El objetivo de este artículo es problematizar esas prácticas sociales y sus efectos cotidianos, además de describir y analizar las resistencias a esas prácticas, siempre con base en las contribuciones de Michel Foucault y de Robert Castel. Ese texto, en formato de estudio teórico, es un recorte de investigaciones y andamiento, de cuño documental e histórico, en que se pretende contribuir con la crítica a la medicalización de la educación y de la disidencia política, en la actualidad, en una sociedad de seguridad. 2017-12-21T12:45:49Z 2017-12-21T12:45:49Z 2014-12 Artigo de Periódico LEMOS, Flávia Cristina Silveira. A medicalização da educação e da resistência no presente: disciplina, biopolítica e segurança. Psicologia escolar e educacional, Maringá, v. 18, n. 3, p. 485-492, dez. 2014 . Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9348>. Acesso em:. 2175-3539 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9348 http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0183772 por Psicologia Escolar e Educacional Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA http://www.scielo.br/pdf/pee/v18n3/1413-8557-pee-18-03-0485.pdf
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Psicologia educacional
Educação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
spellingShingle Psicologia educacional
Educação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
LEMOS, Flávia Cristina Silveira
A medicalização da educação e da resistência no presente: disciplina, biopolítica e segurança
topic_facet Psicologia educacional
Educação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
description This article aims at bringing to debate nowaday´s intensive medicalization of existence, especially when it occurs by silencing of resistance by both disciplines and biopolitical and also by the strategies of increasingly refined security. These are used tactically, in a set of institutions that are run by expert specialists in diagnosing social deviations and differences by biomedical rationales, psychologizing and pathologizing of inventive education and political dissent. Our aim in this work is to problematize these everyday social practices and their effects. We also propose to describe and analyze the resistance to these practices. To sustain our argument we have the theoretical support of Michel Foucault and Robert Castel . This study is part of and ongoing research and historical nature through which we intent to contribute to the critique of medicalization of education and political dissent, today, in a society of security.
author_additional http://lattes.cnpq.br/8132595498104759
author_additionalStr http://lattes.cnpq.br/8132595498104759
format Artigo
author LEMOS, Flávia Cristina Silveira
title A medicalização da educação e da resistência no presente: disciplina, biopolítica e segurança
title_short A medicalização da educação e da resistência no presente: disciplina, biopolítica e segurança
title_full A medicalização da educação e da resistência no presente: disciplina, biopolítica e segurança
title_fullStr A medicalização da educação e da resistência no presente: disciplina, biopolítica e segurança
title_full_unstemmed A medicalização da educação e da resistência no presente: disciplina, biopolítica e segurança
title_sort medicalização da educação e da resistência no presente: disciplina, biopolítica e segurança
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2017
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9348
http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0183772
_version_ 1832603919950282752
score 11.755432