Dissertação

As práticas pedagógicas do educador do campo do território bragantino: um diálogo com os saberes e fazeres cotidianos do educando

The research presented here investigates the Pedagogical Practices of rural Educators of the Bragantina - PA area, graduated from the Field Education Degree Course, offered by the Institute of Education, Sciences and Technology - IFPA, Bragança campus, from 2009 to 2012.The study was carried out...

ver descrição completa

Autor principal: CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9386
id ir-2011-9386
recordtype dspace
spelling ir-2011-93862018-01-25T16:49:02Z As práticas pedagógicas do educador do campo do território bragantino: um diálogo com os saberes e fazeres cotidianos do educando CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de CORDEIRO, Georgina Negrão Kalife http://lattes.cnpq.br/1399644816577073 Educação rural - Bragança (PA) Práticas de ensino Professores - Formação Identidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL The research presented here investigates the Pedagogical Practices of rural Educators of the Bragantina - PA area, graduated from the Field Education Degree Course, offered by the Institute of Education, Sciences and Technology - IFPA, Bragança campus, from 2009 to 2012.The study was carried out with seven educators working in rural schools, before and after training in the LEdoC Course.The methodological paths are based on theoretical paradigms that use qualitative research methods and strategies in the conception of Lukde and André (2015), Godoy (1995), Minayo (2003) and Esteban (2003). Data were collected through instruments such as: Narrative Interview, Observation of Pedagogical Practices in the educational spaces and documents provided by the educators and rural schools. Theoretical and discursive construction is supported by the following authors: ARROYO (2001, 2004, 2007, 2014), ANTUNES-ROCHA (2010, 2011), CALDART (2004,2009, 2010, 2011), FERNANDES , Freire (1992, 2003, 2009), GHENDIN (2012), HAGE (2005,2008, 2009, 2011, 2014, 2015), MOLINA (2003, 2004, 2011, 2012, 2013,2014, 2015), SOUZA ), FRIGOTTO (2008, 2010) and GADOTTI (1991, 1999, 2010) among others that bring to the discussion of rural Education. The findings are directed to two analytical constructions: The Cultural Territory of the teaching subject and its Influence in the construction of the identity of rural Educator of the zone Bragantina and The Pedagogical Practices of the Educators of the Bragantina rural zone. The data revealed that these educators built their identities formed within their individual experiences in the contexts of their cultural territories which also provided them with a class identity. And its Actions / Pedagogical Practices are aimed at enhancing the culture and preserving the identity of the learner as they dialogue with their everyday knowledge and realities of their living territories, the countryside. A pesquisa aqui apresentada investiga as Práticas Pedagógicas de educadores egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo ofertado pelo Instituto de Educação, Ciências e Tecnologia – IFPA, campus Bragança, no período de 2009 a 2012. A pesquisa foi realizado com sete educadores atuantes em escolas do campo, antes e depois da formação no Curso de LEdoC. Os caminhos metodológicos estão fundamentados em paradigmas teóricos que empregam os métodos e estratégias da pesquisa qualitativas na concepção de Lukde e André (2015), Godoy (1995), Minayo (2003) e Esteban (2003). Os dados foram colhidos através de instrumentos como: Entrevista Narrativa, Observação de Práticas Pedagógicas nos espaços educacionais e documentos fornecidos pelos educadores e escolas do campo. A construção teórica e discursiva está sustentada pelos seguintes autores: ARROYO (2001, 2004, 2007, 2014), ANTUNES-ROCHA (2010, 2011), CALDART (2004,2009, 2010, 2011), FERNANDES (1999, 2001, 2005), FREIRE (1992, 2003, 2009), GHENDIN (2012), HAGE (2005,2008, 2009, 2011, 2014, 2015), MOLINA (2003, 2004, 2011, 2012, 2013,2014, 2015), SOUZA (2014), FRIGOTTO (2008, 2010) e GADOTTI (1991, 1999, 2010) dentre outros que trazem para discussão a temática Educação do Campo, Formação de Educadores entre outras discutidas no âmbito deste estudo. Os achados estão dirigidos para duas construções analíticas: O Território Cultural do sujeito docente e sua influência na construção da identidade de Educador do Campo da zona Bragantina e; As Práticas Pedagógicas dos Educadores do Campo da zona Bragantina. Os dados revelaram que estes educadores construíram suas identidades formadas no interior de suas experiências no contexto de seus territórios culturais que também, lhes proporcionaram uma identidade de classe. E suas Ações/Práticas Pedagógicas estão voltadas à valorização da cultura e preservação da identidade do educando à medida que dialogam com seus saberes, fazeres e realidade cotidiana em seu território de vida, o campo. 2018-01-24T17:31:57Z 2018-01-24T17:31:57Z 2017-02-20 Dissertação CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de. As práticas pedagógicas do educador do campo do território bragantino: um diálogo com os saberes e fazeres cotidianos do educando.2017. 162 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança, Bragança, 2017. Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9386 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil Campus Universitário de Bragança UFPA Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Educação rural - Bragança (PA)
Práticas de ensino
Professores - Formação
Identidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
spellingShingle Educação rural - Bragança (PA)
Práticas de ensino
Professores - Formação
Identidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de
As práticas pedagógicas do educador do campo do território bragantino: um diálogo com os saberes e fazeres cotidianos do educando
topic_facet Educação rural - Bragança (PA)
Práticas de ensino
Professores - Formação
Identidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
description The research presented here investigates the Pedagogical Practices of rural Educators of the Bragantina - PA area, graduated from the Field Education Degree Course, offered by the Institute of Education, Sciences and Technology - IFPA, Bragança campus, from 2009 to 2012.The study was carried out with seven educators working in rural schools, before and after training in the LEdoC Course.The methodological paths are based on theoretical paradigms that use qualitative research methods and strategies in the conception of Lukde and André (2015), Godoy (1995), Minayo (2003) and Esteban (2003). Data were collected through instruments such as: Narrative Interview, Observation of Pedagogical Practices in the educational spaces and documents provided by the educators and rural schools. Theoretical and discursive construction is supported by the following authors: ARROYO (2001, 2004, 2007, 2014), ANTUNES-ROCHA (2010, 2011), CALDART (2004,2009, 2010, 2011), FERNANDES , Freire (1992, 2003, 2009), GHENDIN (2012), HAGE (2005,2008, 2009, 2011, 2014, 2015), MOLINA (2003, 2004, 2011, 2012, 2013,2014, 2015), SOUZA ), FRIGOTTO (2008, 2010) and GADOTTI (1991, 1999, 2010) among others that bring to the discussion of rural Education. The findings are directed to two analytical constructions: The Cultural Territory of the teaching subject and its Influence in the construction of the identity of rural Educator of the zone Bragantina and The Pedagogical Practices of the Educators of the Bragantina rural zone. The data revealed that these educators built their identities formed within their individual experiences in the contexts of their cultural territories which also provided them with a class identity. And its Actions / Pedagogical Practices are aimed at enhancing the culture and preserving the identity of the learner as they dialogue with their everyday knowledge and realities of their living territories, the countryside.
author_additional CORDEIRO, Georgina Negrão Kalife
author_additionalStr CORDEIRO, Georgina Negrão Kalife
format Dissertação
author CASTRO, Ana Cláudia Ribeiro de
title As práticas pedagógicas do educador do campo do território bragantino: um diálogo com os saberes e fazeres cotidianos do educando
title_short As práticas pedagógicas do educador do campo do território bragantino: um diálogo com os saberes e fazeres cotidianos do educando
title_full As práticas pedagógicas do educador do campo do território bragantino: um diálogo com os saberes e fazeres cotidianos do educando
title_fullStr As práticas pedagógicas do educador do campo do território bragantino: um diálogo com os saberes e fazeres cotidianos do educando
title_full_unstemmed As práticas pedagógicas do educador do campo do território bragantino: um diálogo com os saberes e fazeres cotidianos do educando
title_sort as práticas pedagógicas do educador do campo do território bragantino: um diálogo com os saberes e fazeres cotidianos do educando
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2018
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9386
_version_ 1832603875318693888
score 11.755432