Artigo

O professor no espelho: refletindo sobre a leitura de um relatório de estágio na graduação em letras

In this paper we defend that one of the main drawbacks in Portuguese first language teaching in Brazil is the teachers’ difficulty to sustain a specific discourse about their object of expertise, which in turn puts their professional status at stake. In order to revert this, we have been studying...

ver descrição completa

Autor principal: FAIRCHILD, Thomas Massao
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Pará 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9597
http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982010000100014
id ir-2011-9597
recordtype dspace
spelling ir-2011-95972018-03-21T05:23:45Z O professor no espelho: refletindo sobre a leitura de um relatório de estágio na graduação em letras The teacher in the mirror: reflecting on a student's internship report FAIRCHILD, Thomas Massao Análise do discurso - Docente Escrita - Universidade Professores - Formação CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES In this paper we defend that one of the main drawbacks in Portuguese first language teaching in Brazil is the teachers’ difficulty to sustain a specific discourse about their object of expertise, which in turn puts their professional status at stake. In order to revert this, we have been studying how a “professional teacher’s discourse” comes into being by analyzing pieces written by undergraduate students in Languages and Literature. We present here an analysis of an internship report based on the concept of “image” such as proposed by Pêcheux (1969). We discuss particularly writing procedures that favor the subject’s evading her own experience more than using it to build new knowledge. In this case, instead of using theoretical instruments, the subject clings to explanations that stand beside her object of analysis, moved by the need to conceal an image she sustains of herself as a teacher. The result is a construction that can hardly push towards any educational improvement, but rather preserves the layman character of her discourse. Neste artigo defendo que um dos entraves centrais do ensino de Português é a dificuldade de o professor sustentar um discurso específico sobre o seu objeto de especialidade, o que põe em jogo sua própria condição profissional. Contra isso, venho pesquisando a formação de um “discurso profissional docente” através da análise da escrita de alunos de graduação em Letras. Apresento aqui a leitura de um relatório de estágio a partir do conceito de “imagem” proposto por Pêcheux (1969). Problematizo especificamente alguns processos de escrita que parecem favorecer a evasão do sujeito em relação à sua experiência mais do que a construção de conhecimento a partir dela. Nesse caso, em vez de se valer de instrumentos teóricos para analisar dados empíricos, o sujeito adere a explicações laterais ao seu objeto de análise, cujo motor é a ocultação de uma imagem de si. O resultado é uma elaboração que dificilmente se traduz em efeitos de formação, mas antes preserva o caráter leigo de seu discurso sobre o ensino. 2018-03-20T16:18:15Z 2018-03-20T16:18:15Z 2010 Artigo de Periódico FAIRCHILD, Thomas. O professor no espelho: refletindo sobre a leitura de um relatório de estágio na graduação em letras. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 271-288, 2010. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9597>. Acesso em:. 1984-6398 http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9597 http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982010000100014 por Revista Brasileira de Linguística Aplicada Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Pará Brasil UFPA http://www.scielo.br/pdf/rbla/v10n1/14.pdf
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
collection RI-UFPA
language por
topic Análise do discurso - Docente
Escrita - Universidade
Professores - Formação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Análise do discurso - Docente
Escrita - Universidade
Professores - Formação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
FAIRCHILD, Thomas Massao
O professor no espelho: refletindo sobre a leitura de um relatório de estágio na graduação em letras
topic_facet Análise do discurso - Docente
Escrita - Universidade
Professores - Formação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description In this paper we defend that one of the main drawbacks in Portuguese first language teaching in Brazil is the teachers’ difficulty to sustain a specific discourse about their object of expertise, which in turn puts their professional status at stake. In order to revert this, we have been studying how a “professional teacher’s discourse” comes into being by analyzing pieces written by undergraduate students in Languages and Literature. We present here an analysis of an internship report based on the concept of “image” such as proposed by Pêcheux (1969). We discuss particularly writing procedures that favor the subject’s evading her own experience more than using it to build new knowledge. In this case, instead of using theoretical instruments, the subject clings to explanations that stand beside her object of analysis, moved by the need to conceal an image she sustains of herself as a teacher. The result is a construction that can hardly push towards any educational improvement, but rather preserves the layman character of her discourse.
format Artigo
author FAIRCHILD, Thomas Massao
title O professor no espelho: refletindo sobre a leitura de um relatório de estágio na graduação em letras
title_short O professor no espelho: refletindo sobre a leitura de um relatório de estágio na graduação em letras
title_full O professor no espelho: refletindo sobre a leitura de um relatório de estágio na graduação em letras
title_fullStr O professor no espelho: refletindo sobre a leitura de um relatório de estágio na graduação em letras
title_full_unstemmed O professor no espelho: refletindo sobre a leitura de um relatório de estágio na graduação em letras
title_sort o professor no espelho: refletindo sobre a leitura de um relatório de estágio na graduação em letras
publisher Universidade Federal do Pará
publishDate 2018
url http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9597
http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982010000100014
_version_ 1832604258914009088
score 11.755432