Artigo

A institucionalização do curso de biblioteconomia na Universidade Federal do Pará: sua relevância para a sociedade paraense no âmbito informacional

Mostra a importância da institucionalização da graduação de Biblioteconomia na Universidade Federal do Pará (UFPA), apresentando seus apontamentos históricos quanto à questão de inserir o curso para o estado do Pará. O objetivo geral consiste em estudar o papel da instauração dessa graduação no esco...

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Autor principal: DANTAS, Cleide Furtado Nascimento
Outros Autores: PIRES, Erik André de Nazaré Pires, AMANAJÁS, Mikally Alves de Andrade
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Federal do Ceará 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9643
Resumo:
Mostra a importância da institucionalização da graduação de Biblioteconomia na Universidade Federal do Pará (UFPA), apresentando seus apontamentos históricos quanto à questão de inserir o curso para o estado do Pará. O objetivo geral consiste em estudar o papel da instauração dessa graduação no escopo de cursos da universidade e sua contribuição em termos educacionais, científicos e culturais para a sociedade paraense, nos objetivos específicos têm-se: identificar quais os fatores que tornaram a sua inserção de supra-sumo para o estado do Pará com relação a sua contribuição educativa para os paraenses e destacar as características que tornaram essa graduação um importante aliado na conjectura proficiente no tratamento da informação no que tange aos seus usuários. Esta pesquisa foi motivada pelo anseio de contribuir e resgatar a história do referido curso na UFPA mostrando a sua relevância educacional na formação de indivíduos na sociedade do Pará, trazendo assim inúmeros benefícios a quem necessita utilizar informações para a sua qualificação profissional, cientifico e cultural. O procedimento metodológico consiste de uma pesquisa exploratória. Como resultado fica atestado que essa graduação em Belém veio com uma responsabilidade muito grande para o profissional bibliotecário ser agente transformador social no que diz respeito na responsabilidade de gerenciar os aspectos de tratamento, organização, disseminação e gerenciamento informacional aos seus usuários de maneira perspicaz no tocante na educação belenense.