Dissertação

A paráfrase: uma atividade argumentativa

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Autor principal: RIBEIRO, Nilsa Brito
Grau: Dissertação
Idioma: por
Publicado em: Universidade Estadual de Campinas 2018
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9805
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spelling ir-2011-98052018-05-05T05:28:03Z A paráfrase: uma atividade argumentativa RIBEIRO, Nilsa Brito KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça http://lattes.cnpq.br/9851642920435372 Textos Parafrase Discussões e debates CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior O presente trabalho, ocupando-se de textos orais produzidos no interior da universidade, estabelece como objeto de estudo os mecanismos parafrásticos, considerados como atividades de reformulação textual que atuam decisivamente como estratégias argumentativas no fazer textual. Compreendendo que a ação argumentativa é resultado de um trabalho da interação entre os interlocutores, defende-se a posição de que os mecanismos parafrásticos, ao retomarem um jádito, não cumprem apenas a função de fixar sentidos. Nesse movimento, abrem-se sentidos, permitindo que o texto avance para uma dada direção, movido pela orientação argumentativa. Por essa via de compreensão, prevalece a defesa de que o processo de formulação textual não decorre da simples justaposição de enunciados. Os propósitos que movem os interlocutores é que determinam as escolhas de formulação e reformulação. É porque o locutor espera uma contrapalavra do outro, como defende Bakhtin, que ele decide reformular enunciados de um jeito e não de outro, orientando o interlocutor para as conclusões desejadas. Assim sendo, a organização textual não é gratuita, mas motivada por um querer-dizer, na visão bakhtiniana do termo. O falante tem um propósito a atingir, e seu discurso é planejado na interlocução, de maneira que os recursos expressivos se organizam coesivamente em direção a esse propósito. Assim defendemos que a paráfrase é uma atividade argumentativa. Ce travail, s'occupant de textes oraux produits à l'intérieur de l'université, établit comme son objet les mécanismes paraphrastiques consideres comme activité de reformulation textuelle. Comprenant que l'action argumentative est le résultat d'un travail d'interaction entre les interlocuteurs, les mécanismes paraphrastiques, comme on l'a dit, n' accomplissent pas seulement la fonction de fixer le senso Dans ce mouvement, des sens s'ouvrent, permettant au texte d' avancer dans une direction donnée, determineé par l' orientation argumentative. A partir d'une telle compréhension, on soutient que le processus de formulation textuel ne découle pas de la simple juxtaposition d'énoncés. Ce sont les projets des interlocuteurs défendant leur thêse qui déterminent les choix de formulation et reformulation. C'est parce que le locuteur atlend une réplique de l'autre, comme le soutient Bakhtine, qu'il décide de reformuler des énoncés d'une maniêre et non d' une autre, orientant l' interlocuteur vers les conclusions désirées. C' est ainsi que l' organisation textuelle n' est pas gratuite, mais motivée par un vouloir-dire, au sens bakhtinien du terme. Celui qui parle a un but à atleindre, et son discours est planifié dans l'interlocution, de maniêre à ce que les ressources expressives s'organisent avec cohérence en direction de ce but Ainsi, nons soutenons que la paraphraseest une activité argumentative. 2018-05-04T13:20:06Z 2018-05-04T13:20:06Z 2001-12-05 Dissertação RIBEIRO, Nilsa Brito. A paráfrase: uma atividade argumentativa. 2001. 159 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, 2001. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9805>. Acesso em:. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9805 por Acesso Aberto application/pdf Universidade Estadual de Campinas Brasil Instituto de Estudos da Linguagem – IEL/UNICAMP UNICAMP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada – PPGLA/UNICAMP http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/269079
institution Repositório Institucional - Universidade Federal do Pará
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