Artigo

Fitoterapia popular e metabólitos secundários de espécies vegetais da Ilha de Algodoal, Município de Maracanã, Estado do Pará, Brasil - Resultados preliminares.

Foi realizado o levantamento etnobotânico das plantas medicinais ocorrentes no litoral paraense e identificados os metabólitos secundários. O estudo foi conduzido na ilha de Algodoal no município de Maracanã, Estado do Pará. As informações foram obtidas através de entrevistas estr uturadas com 30...

ver descrição completa

Autor principal: Jardim, Mário Augusto Gonçalves
Outros Autores: Silva, Jair Campos da, Costa Neto, Salustiano Villar
Grau: Artigo
Idioma: Portuguese
Publicado em: Sociedade Brasileira de Farmacognosia 2010
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/183
Resumo:
Foi realizado o levantamento etnobotânico das plantas medicinais ocorrentes no litoral paraense e identificados os metabólitos secundários. O estudo foi conduzido na ilha de Algodoal no município de Maracanã, Estado do Pará. As informações foram obtidas através de entrevistas estr uturadas com 30 moradores, no período de janeiro a julho de 2001, utilizando -se questionário especifíco sobre plantas usadas na fitoterapia popular. Todo material botânico coletado foi identificado e depositado no Herbário João Murça Pires (MG). Para análise fitoquí- mica foram utilizadas as folhas e realizados os testes para alcalóides, favonóides, taninos, saponinas, esteróides, triterpenóides e antraquinonas. Os resultados mostraram 13 espécies, onde a principal parte vegetal usada foi a folha na forma de chá para diversos tratamentos; o tanino foi o metabólito secundário presente em todas as espécies. Concluiu-se que as espécies ocorrentes nesta área litorânea apresentam perspectivas de futuros usos na produção de fitofarmácos.