Artigo

Fitoterapia popular e metabólitos secundários de espécies vegetais da Ilha de Algodoal, Município de Maracanã, Estado do Pará, Brasil - Resultados preliminares.

Foi realizado o levantamento etnobotânico das plantas medicinais ocorrentes no litoral paraense e identificados os metabólitos secundários. O estudo foi conduzido na ilha de Algodoal no município de Maracanã, Estado do Pará. As informações foram obtidas através de entrevistas estr uturadas com 30...

ver descrição completa

Autor principal: Jardim, Mário Augusto Gonçalves
Outros Autores: Silva, Jair Campos da, Costa Neto, Salustiano Villar
Grau: Artigo
Idioma: Portuguese
Publicado em: Sociedade Brasileira de Farmacognosia 2010
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/183
id ir-mgoeldi-183
recordtype dspace
spelling ir-mgoeldi-1832019-07-17T17:51:39Z Fitoterapia popular e metabólitos secundários de espécies vegetais da Ilha de Algodoal, Município de Maracanã, Estado do Pará, Brasil - Resultados preliminares. Populary fitoterapy and secondary metabolits in vegetable species of Algodoal Island, county of Maracanã, Pará State, Brazil Preliminary results. Jardim, Mário Augusto Gonçalves Silva, Jair Campos da Costa Neto, Salustiano Villar Litoral paraense Fitoterapia popular Metabólicos secundários Etnobotânica Plantas medicinais Maracanã (PA) Ilha de Algodoal (PA) Foi realizado o levantamento etnobotânico das plantas medicinais ocorrentes no litoral paraense e identificados os metabólitos secundários. O estudo foi conduzido na ilha de Algodoal no município de Maracanã, Estado do Pará. As informações foram obtidas através de entrevistas estr uturadas com 30 moradores, no período de janeiro a julho de 2001, utilizando -se questionário especifíco sobre plantas usadas na fitoterapia popular. Todo material botânico coletado foi identificado e depositado no Herbário João Murça Pires (MG). Para análise fitoquí- mica foram utilizadas as folhas e realizados os testes para alcalóides, favonóides, taninos, saponinas, esteróides, triterpenóides e antraquinonas. Os resultados mostraram 13 espécies, onde a principal parte vegetal usada foi a folha na forma de chá para diversos tratamentos; o tanino foi o metabólito secundário presente em todas as espécies. Concluiu-se que as espécies ocorrentes nesta área litorânea apresentam perspectivas de futuros usos na produção de fitofarmácos. 2010-10-18T15:32:48Z 2010-10-18T15:32:48Z 2005 artigo JARDIM, Mário Augusto Gonçalves; SILVA, Jair Campos da; COSTA NETO, Salustiano Villar. Fitoterapia popular e metabólitos secundários de espécies vegetais da Ilha de Algodoal, Município de Maracanã, Estado do Pará, Brasil - Resultados preliminares. Revista Brasileira de Farmacognosia, João Pessoa, v. 86, n. 3, p. 117-118, 2005. 0102-695x http://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/183 pt application/pdf Sociedade Brasileira de Farmacognosia
institution Repositório Institucional - Museu Paraense Emílio Goeldi
collection RepositorioEmilioGoeldi
language Portuguese
topic Litoral paraense
Fitoterapia popular
Metabólicos secundários
Etnobotânica
Plantas medicinais
Maracanã (PA)
Ilha de Algodoal (PA)
spellingShingle Litoral paraense
Fitoterapia popular
Metabólicos secundários
Etnobotânica
Plantas medicinais
Maracanã (PA)
Ilha de Algodoal (PA)
Jardim, Mário Augusto Gonçalves
Fitoterapia popular e metabólitos secundários de espécies vegetais da Ilha de Algodoal, Município de Maracanã, Estado do Pará, Brasil - Resultados preliminares.
topic_facet Litoral paraense
Fitoterapia popular
Metabólicos secundários
Etnobotânica
Plantas medicinais
Maracanã (PA)
Ilha de Algodoal (PA)
description Foi realizado o levantamento etnobotânico das plantas medicinais ocorrentes no litoral paraense e identificados os metabólitos secundários. O estudo foi conduzido na ilha de Algodoal no município de Maracanã, Estado do Pará. As informações foram obtidas através de entrevistas estr uturadas com 30 moradores, no período de janeiro a julho de 2001, utilizando -se questionário especifíco sobre plantas usadas na fitoterapia popular. Todo material botânico coletado foi identificado e depositado no Herbário João Murça Pires (MG). Para análise fitoquí- mica foram utilizadas as folhas e realizados os testes para alcalóides, favonóides, taninos, saponinas, esteróides, triterpenóides e antraquinonas. Os resultados mostraram 13 espécies, onde a principal parte vegetal usada foi a folha na forma de chá para diversos tratamentos; o tanino foi o metabólito secundário presente em todas as espécies. Concluiu-se que as espécies ocorrentes nesta área litorânea apresentam perspectivas de futuros usos na produção de fitofarmácos.
format Artigo
author Jardim, Mário Augusto Gonçalves
author2 Silva, Jair Campos da
Costa Neto, Salustiano Villar
author2Str Silva, Jair Campos da
Costa Neto, Salustiano Villar
title Fitoterapia popular e metabólitos secundários de espécies vegetais da Ilha de Algodoal, Município de Maracanã, Estado do Pará, Brasil - Resultados preliminares.
title_short Fitoterapia popular e metabólitos secundários de espécies vegetais da Ilha de Algodoal, Município de Maracanã, Estado do Pará, Brasil - Resultados preliminares.
title_full Fitoterapia popular e metabólitos secundários de espécies vegetais da Ilha de Algodoal, Município de Maracanã, Estado do Pará, Brasil - Resultados preliminares.
title_fullStr Fitoterapia popular e metabólitos secundários de espécies vegetais da Ilha de Algodoal, Município de Maracanã, Estado do Pará, Brasil - Resultados preliminares.
title_full_unstemmed Fitoterapia popular e metabólitos secundários de espécies vegetais da Ilha de Algodoal, Município de Maracanã, Estado do Pará, Brasil - Resultados preliminares.
title_sort fitoterapia popular e metabólitos secundários de espécies vegetais da ilha de algodoal, município de maracanã, estado do pará, brasil - resultados preliminares.
publisher Sociedade Brasileira de Farmacognosia
publishDate 2010
url http://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/183
_version_ 1787135678761402368
score 11.755432