Artigo

Considerações sobre densidade, abundância e variedade de invertebrados terrestres em áreas florestais de Carajás, Sudeste da Amazônia.

Foi coletado um total de 78.362 invertebrados terrestres na Serra dos Carajás, Pará, proveniente de 216 amostras de solo (221 cm3, a profundidade de 0-5cm). o método de extração foi o de Berlese-Tullgren modificado. Quase 90% dos animais foram Acari e Collembola. O terceiro grupo mais abundante foi...

ver descrição completa

Autor principal: Bandeira, Adelmar Gomes
Outros Autores: Torres, Maria Fernanda P.
Grau: Artigo
Idioma: Portuguese
Publicado em: Museu Paraense Emilio Goeldi 2011
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/403
id ir-mgoeldi-403
recordtype dspace
spelling ir-mgoeldi-4032019-07-17T17:56:21Z Considerações sobre densidade, abundância e variedade de invertebrados terrestres em áreas florestais de Carajás, Sudeste da Amazônia. Bandeira, Adelmar Gomes Torres, Maria Fernanda P. Invertebrados terrestres Fauna de solo Acari Collembola Formicidae Soil invertebrates Serra dos Carajás (PA) Amazônia Foi coletado um total de 78.362 invertebrados terrestres na Serra dos Carajás, Pará, proveniente de 216 amostras de solo (221 cm3, a profundidade de 0-5cm). o método de extração foi o de Berlese-Tullgren modificado. Quase 90% dos animais foram Acari e Collembola. O terceiro grupo mais abundante foi Formicidae. Havia mais indivíduos na estação seca do que na estação chuvosa. A densidade de invertebrados foi uma das maiores já registradas em solos da Amazônia, o que possivelmente indica área de produtividade primária relativamente elevada. 2011-05-04T13:46:04Z 2011-05-04T13:46:04Z 1988 artigo BANDEIRA, Adelmar Gomes; TORRES, Maria Fernanda P. Considerações sobre densidade, abundância e variedade de invertebrados terrestres em áreas florestais de Carajás, Sudeste da Amazônia. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Série Zoologia, Belém, v. 4, n. 2, p. 191-199, 1988. 0077-2232 http://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/403 pt application/pdf Museu Paraense Emilio Goeldi
institution Repositório Institucional - Museu Paraense Emílio Goeldi
collection RepositorioEmilioGoeldi
language Portuguese
topic Invertebrados terrestres
Fauna de solo
Acari
Collembola
Formicidae
Soil invertebrates
Serra dos Carajás (PA)
Amazônia
spellingShingle Invertebrados terrestres
Fauna de solo
Acari
Collembola
Formicidae
Soil invertebrates
Serra dos Carajás (PA)
Amazônia
Bandeira, Adelmar Gomes
Considerações sobre densidade, abundância e variedade de invertebrados terrestres em áreas florestais de Carajás, Sudeste da Amazônia.
topic_facet Invertebrados terrestres
Fauna de solo
Acari
Collembola
Formicidae
Soil invertebrates
Serra dos Carajás (PA)
Amazônia
description Foi coletado um total de 78.362 invertebrados terrestres na Serra dos Carajás, Pará, proveniente de 216 amostras de solo (221 cm3, a profundidade de 0-5cm). o método de extração foi o de Berlese-Tullgren modificado. Quase 90% dos animais foram Acari e Collembola. O terceiro grupo mais abundante foi Formicidae. Havia mais indivíduos na estação seca do que na estação chuvosa. A densidade de invertebrados foi uma das maiores já registradas em solos da Amazônia, o que possivelmente indica área de produtividade primária relativamente elevada.
format Artigo
author Bandeira, Adelmar Gomes
author2 Torres, Maria Fernanda P.
author2Str Torres, Maria Fernanda P.
title Considerações sobre densidade, abundância e variedade de invertebrados terrestres em áreas florestais de Carajás, Sudeste da Amazônia.
title_short Considerações sobre densidade, abundância e variedade de invertebrados terrestres em áreas florestais de Carajás, Sudeste da Amazônia.
title_full Considerações sobre densidade, abundância e variedade de invertebrados terrestres em áreas florestais de Carajás, Sudeste da Amazônia.
title_fullStr Considerações sobre densidade, abundância e variedade de invertebrados terrestres em áreas florestais de Carajás, Sudeste da Amazônia.
title_full_unstemmed Considerações sobre densidade, abundância e variedade de invertebrados terrestres em áreas florestais de Carajás, Sudeste da Amazônia.
title_sort considerações sobre densidade, abundância e variedade de invertebrados terrestres em áreas florestais de carajás, sudeste da amazônia.
publisher Museu Paraense Emilio Goeldi
publishDate 2011
url http://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/403
_version_ 1787135695561687040
score 11.755432