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Artigo
A travessia do Rio: Construção de Fronteiras entre Tupi-Guarani e Jê-Timbira.
Este artigo é uma reflexão sobre os aspectos mais simbólicos da definição e apropriação do território pelos índios Tenetehara (Tupi-Guarani) e Pükob'gateyê (Jê-Timbira) que habitam o sul do Maranhão. Ainda que vizinhos, o primeiro povo habita área de floresta e o segundo tem o cerrado como habitat p...
Autor principal: | Barata, Maria Helena |
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Grau: | Artigo |
Idioma: | Portuguese |
Publicado em: |
Museu Paraense Emílio Goeldi
2011
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/512 |
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ir-mgoeldi-512 |
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ir-mgoeldi-5122019-07-17T17:53:35Z A travessia do Rio: Construção de Fronteiras entre Tupi-Guarani e Jê-Timbira. Crossing the river: the construction of boundaries between Tupi-Guarani and Jê- Timbira. Barata, Maria Helena Índios Tenetehara Índios Pükob Amarante do Maranhão (MA) Tupi-Guarani Jê-Timbira Apropriação territorial Territoriallity apropriation Territorialidade indígena Rio Buriticupu (MA) Este artigo é uma reflexão sobre os aspectos mais simbólicos da definição e apropriação do território pelos índios Tenetehara (Tupi-Guarani) e Pükob'gateyê (Jê-Timbira) que habitam o sul do Maranhão. Ainda que vizinhos, o primeiro povo habita área de floresta e o segundo tem o cerrado como habitat preferencial, definindo relações de interdependência sócio-econômicas.O rio Buriticupu, a separar os dois território, apresenta-se não só como delimitador natural de fronteiras espaciais, mas sobretudo com demarcador étnico, portanto, marco sóciosimbólico. 2011-09-28T12:02:27Z 2011-09-28T12:02:27Z 2005-09 artigo BARATA, Maria Helena. A travessia do Rio: Construção de Fronteiras entre Tupi-Guarani e Jê-Timbira. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Série Ciências Humanas, Belém, v. 1, n. 3, p. 153-165, set./dez. 2005. 1807-5398 http://repositorio.museu-goeldi.br/handle/mgoeldi/512 pt application/pdf Museu Paraense Emílio Goeldi |
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Repositório Institucional - Museu Paraense Emílio Goeldi |
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Este artigo é uma reflexão sobre os aspectos mais simbólicos da definição e apropriação do território pelos índios Tenetehara (Tupi-Guarani) e Pükob'gateyê (Jê-Timbira) que habitam o sul do Maranhão. Ainda que vizinhos, o primeiro povo habita área de floresta e o segundo tem o cerrado como habitat preferencial, definindo relações de interdependência sócio-econômicas.O rio Buriticupu, a separar os dois território, apresenta-se não só como delimitador natural de fronteiras espaciais, mas sobretudo com demarcador étnico, portanto, marco sóciosimbólico. |
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