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Educação do campo: narrativas que protagonizam práticas de resistência

This study refers to the training rural teachers and the narratives that lead to resistance practices in the rural. The objective is to reflect on how education in the countryside contributes to the protagonism of educational practices of resistance in the countryside. The methodology of this study...

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Autor principal: CORRÊA, Joana Laura Cota
Outros Autores: NEVES, Miranilde Oliveira
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Universidade Estadual do Ceará 2022
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/246
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spelling oai:10.0.2.15:prefix-2462023-06-22T20:14:05Z Educação do campo: narrativas que protagonizam práticas de resistência CORRÊA, Joana Laura Cota NEVES, Miranilde Oliveira Educação do campo Formação de professor Prática de resistência Rural education Teacher training Resistance practice CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This study refers to the training rural teachers and the narratives that lead to resistance practices in the rural. The objective is to reflect on how education in the countryside contributes to the protagonism of educational practices of resistance in the countryside. The methodology of this study wasbased on a qualitative approach, rural research and life history, with the support of participant observation, from a semi-structured interview conducted with three teachers who graduated through the Degree in Rural Education, class 2015, from Federal University ofPará (UFPA), campusTocantins, Cametá, Pará. Our research locus is the community of Vila do Carmo, where the subjects were interviewed. It is noteworthy that it is a community in Baixo Tocantins, city of Cametá –Pará. It was noticed that this study strengthened educational practices in the countryside and encouraged educators to recognize their cultures and identities within the school. Este estudo refere-se àformação de professores do campo e às narrativas que protagonizam práticas de resistência no campo. Oobjetivoérefletir como a educação do campo contribui para o protagonismo das práticas educativas de resistência no campo. A metodologia deste estudo baseou-se na abordagem qualitativa, pesquisa de campoehistória de vida, com apoio da observação participante, a partir de entrevista semiestruturada realizada com três professores que se formaram por meio da Licenciatura em Educação do Campo, turma 2015, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário do Tocantins, Cametá, Pará. Nosso lócus de pesquisa é a comunidade de Vila do Carmo, onde os sujeitos foram entrevistados. Vale ressaltar que é uma comunidade do Baixo Tocantins, município de Cametá–Pará.Percebeu-se que este estudo fortaleceu as práticas educativas no campo e incentivou educadores a reconhecerem suas culturas e identidades dentro da escola. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará 2022-09-27T13:50:41Z 2022-09-27T13:50:41Z 2021-07-17 Artigo de Periódico CORRÊA, Joana Laura Cota; NEVES, Miranilde Oliveira. Educação do campo: narrativas que protagonizam práticas de resistência. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v.2, n.2, p. 1-12, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/246. Acesso em: 2675-9144 https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/246 por Ensino em perspectivas Acesso aberto Universidade Estadual do Ceará Brasil EnPe Disponível na Internet https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6055
institution Repositório Institucional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
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