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Artigo
A construção da identidade de professores do campo: um novo passo rumo à valorização da cultura camponesa
Este artigo visa demonstrar contribuições pedagógicas que o professor do campo tem recebido durante o processo de formação, por meio do projeto Procampo – Curso de Licenciatura em Educação do Campo, especificamente na Amazônia, no Brasil, o qual é organizado por várias Instituições Públicas de Ensin...
Autor principal: | NEVES, Miranilde Oliveira |
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Grau: | Artigo |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-2 https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/256 |
Resumo: |
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Este artigo visa demonstrar contribuições pedagógicas que o professor do campo tem recebido durante o processo de formação, por meio do projeto Procampo – Curso de Licenciatura em Educação do Campo, especificamente na Amazônia, no Brasil, o qual é organizado por várias Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras. Com este estudo, o leitor entenderá que há uma nova forma de trabalhar prática e teoria em um curso acadêmico: a pedagogia da alternância, a qual é composta por duas partes: Tempo Acadêmico e Tempo
Comunidade e possui oito temas norteadores – todos relacionados ao espaço socioambiental no qual vivem os professores do campo. Neste artigo haverá destaque para o primeiro tema estudado: História de Vida e Construção de
Saberes. A fundamentação teórica está baseada especialmente em Arroyo (2000), Arroyo, Caldart e Molina (2009), Caldart (2010) e Peres (2011). |