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Capítulo de Livro
Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo
O desenvolvimento da formação docente do campo sempre exigiu planejamento e valorização desse contexto tão diverso, rico, mas que demanda atenção para as especificidades. Quando acrescentamos inclusão e surdez, percebemos um desafio bem maior. O objetivo deste trabalho é discutir o processo de inclu...
Autor principal: | MAGALHÃES, Claudia do Socorro Azevedo |
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Outros Autores: | NEVES, Miranilde Oliveira |
Grau: | Capítulo de Livro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Brazil Publishing
2022
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/349 |
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oai:10.0.2.15:prefix-3492023-06-26T23:55:35Z Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo MAGALHÃES, Claudia do Socorro Azevedo NEVES, Miranilde Oliveira MENEZES, Graziela Ninck Dias NUNEZ, Joana Maria Leôncio Educação básica – diversidade Professor – formação Inclusão Formação docente Escola do campo Estudante - surdo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O desenvolvimento da formação docente do campo sempre exigiu planejamento e valorização desse contexto tão diverso, rico, mas que demanda atenção para as especificidades. Quando acrescentamos inclusão e surdez, percebemos um desafio bem maior. O objetivo deste trabalho é discutir o processo de inclusão, em especial, do estudante surdo, a partir da formação de docentes que se encontram a trabalhar no campo. Para tanto, foi necessário buscar amparo em Arroyo (2019), Caldart (2009), Caldart et al. (2012), Skliar (1997, 2005), Skliar e Lunardi (2000), Quadros (2005, 2008), Hage (2014). Além de analisar a Legislação de Políticas Públicas da Educação do Campo, a instauração da Lei 9.394/96 – por representar o aporte que sustenta as bases e diretrizes da educação brasileira, o Decreto 7.352/2010 por propor a política de educação do campo, além do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera; a Lei 13.146/2015 – por ser a Lei Brasileira de Inclusão; a Lei 10.436/2002 que legalizou a Língua Brasileira de Sinais como comunicação e expressão dos surdos, e o Decreto 5.626/2005, por defender a inclusão da Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores. Percebeu-se que tais ações, favoreceram perspectivas mais inclusivas no campo e nos demais âmbitos da educação brasileira. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará 2022-10-19T13:19:30Z 2022-10-19T13:19:30Z 2021 Capítulo de Livro MAGALHÃES, Claudia do Socorro Azevedo; NEVES, Miranilde Oliveira. Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo. In: MENEZES, Graziela Ninck Dias; NUNEZ, Joana Maria Leôncio (org.). Docência em contextos de diversidade. Curitiba: Brazil Publishing, 2021. p. 748-762. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/349. Acesso em:. 9786558614883 https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/349 por Docência em contextos de diversidade Coletânea Profissão Docente na Educação Básica Acesso aberto Brazil Publishing Brasil |
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Repositório Institucional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará |
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O desenvolvimento da formação docente do campo sempre exigiu planejamento e valorização desse contexto tão diverso, rico, mas que demanda atenção para as especificidades. Quando acrescentamos inclusão e surdez, percebemos um desafio bem maior. O objetivo deste trabalho é discutir o processo de inclusão, em especial, do estudante surdo, a partir da formação de
docentes que se encontram a trabalhar no campo. Para tanto, foi necessário buscar amparo em Arroyo (2019), Caldart (2009), Caldart et al. (2012), Skliar (1997, 2005), Skliar e Lunardi (2000), Quadros (2005, 2008), Hage (2014). Além de analisar a Legislação de Políticas Públicas da Educação do Campo, a instauração da Lei 9.394/96 – por representar o aporte que sustenta as bases e diretrizes da educação brasileira, o Decreto 7.352/2010 por propor a política de educação do campo, além do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera; a Lei 13.146/2015 – por ser a Lei Brasileira de Inclusão; a Lei 10.436/2002 que legalizou a Língua Brasileira de Sinais como comunicação e expressão dos surdos, e o Decreto 5.626/2005, por defender a inclusão da
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