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Capítulo de Livro
Assistência técnica e extensão rural na ação político-pedagógica de promoção do enfoque de gênero no Nordeste Paraense
o presente artigo aborda reflexões sobre a importância da Sistematização de Experiências como estratégia político pedagógica da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), com potencial para utiliza-la a partir da abordagem de gênero. O estudo foi estruturado a partir de um processo de investigação...
Autor principal: | MARQUES, Zelia Vanuza |
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Outros Autores: | SOUSA, Romier da Paixão |
Grau: | Capítulo de Livro |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
2023
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/399 |
Resumo: |
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o presente artigo aborda reflexões sobre a importância da Sistematização de Experiências como estratégia político pedagógica da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), com potencial para utiliza-la a partir da abordagem de gênero. O estudo foi estruturado a partir de um processo de investigação com aportes teóricos e metodológicos da pesquisa-ação, da qual participaram extensionistas e beneficiários da ATER vinculados às ações da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – EMATER-PA. A investigação se desenvolveu no contexto de quatro experiências acompanhadas pela EMATER-PA, num exercício de escrita coletiva que contou com o uso de metodologias participativas de extensão rural, cujos resultados foram analisados através das concepções da educação popular, feminismo e agroecologia. A pesquisa apontou que sistematização
de experiências consiste em uma estratégia que pode contribuir para a construção de uma abordagem equitativa para a ATER. Apresenta elementos para a estruturação de ferramentas didáticas inventivas e a criatividade em processos de Sistematização de Experiências de ATER com enfoque de gênero. |