Capítulo de Livro

Assistência técnica e extensão rural na ação político-pedagógica de promoção do enfoque de gênero no Nordeste Paraense

o presente artigo aborda reflexões sobre a importância da Sistematização de Experiências como estratégia político pedagógica da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), com potencial para utiliza-la a partir da abordagem de gênero. O estudo foi estruturado a partir de um processo de investigação...

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Autor principal: MARQUES, Zelia Vanuza
Outros Autores: SOUSA, Romier da Paixão
Grau: Capítulo de Livro
Idioma: por
Publicado em: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/399
Resumo:
o presente artigo aborda reflexões sobre a importância da Sistematização de Experiências como estratégia político pedagógica da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), com potencial para utiliza-la a partir da abordagem de gênero. O estudo foi estruturado a partir de um processo de investigação com aportes teóricos e metodológicos da pesquisa-ação, da qual participaram extensionistas e beneficiários da ATER vinculados às ações da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – EMATER-PA. A investigação se desenvolveu no contexto de quatro experiências acompanhadas pela EMATER-PA, num exercício de escrita coletiva que contou com o uso de metodologias participativas de extensão rural, cujos resultados foram analisados através das concepções da educação popular, feminismo e agroecologia. A pesquisa apontou que sistematização de experiências consiste em uma estratégia que pode contribuir para a construção de uma abordagem equitativa para a ATER. Apresenta elementos para a estruturação de ferramentas didáticas inventivas e a criatividade em processos de Sistematização de Experiências de ATER com enfoque de gênero.