Capítulo de Livro

Assistência técnica e extensão rural na ação político-pedagógica de promoção do enfoque de gênero no Nordeste Paraense

o presente artigo aborda reflexões sobre a importância da Sistematização de Experiências como estratégia político pedagógica da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), com potencial para utiliza-la a partir da abordagem de gênero. O estudo foi estruturado a partir de um processo de investigação...

ver descrição completa

Autor principal: MARQUES, Zelia Vanuza
Outros Autores: SOUSA, Romier da Paixão
Grau: Capítulo de Livro
Idioma: por
Publicado em: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/399
id oai:10.0.2.15:prefix-399
recordtype dspace
spelling oai:10.0.2.15:prefix-3992023-06-28T17:53:06Z Assistência técnica e extensão rural na ação político-pedagógica de promoção do enfoque de gênero no Nordeste Paraense MARQUES, Zelia Vanuza SOUSA, Romier da Paixão SUZUKI, Júlio César ARAÚJO, Valterlei Borges de http://lattes.cnpq.br/4360471897465420 http://lattes.cnpq.br/4120396226696044 https://orcid.org/0000-0001-7499-3242 https://orcid.org/0000-0003-0583-9932 Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas Instituto Federal do Rio Grande do Norte Extensão rural Feminismo Agroecologia CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL o presente artigo aborda reflexões sobre a importância da Sistematização de Experiências como estratégia político pedagógica da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), com potencial para utiliza-la a partir da abordagem de gênero. O estudo foi estruturado a partir de um processo de investigação com aportes teóricos e metodológicos da pesquisa-ação, da qual participaram extensionistas e beneficiários da ATER vinculados às ações da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – EMATER-PA. A investigação se desenvolveu no contexto de quatro experiências acompanhadas pela EMATER-PA, num exercício de escrita coletiva que contou com o uso de metodologias participativas de extensão rural, cujos resultados foram analisados através das concepções da educação popular, feminismo e agroecologia. A pesquisa apontou que sistematização de experiências consiste em uma estratégia que pode contribuir para a construção de uma abordagem equitativa para a ATER. Apresenta elementos para a estruturação de ferramentas didáticas inventivas e a criatividade em processos de Sistematização de Experiências de ATER com enfoque de gênero. Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará 2023-03-24T13:44:19Z 2023-03-24T13:44:19Z 2021 Capítulo de Livro MARQUES, Zélia Vanuza; SOUSA, Romier da Paixão. Assistência técnica e extensão rural na ação político-pedagógica de promoção do enfoque de gênero no Nordeste Paraense. In.: SUZUKI, Júlio César; BORGES, Valterlei; BITELLI, Fábio Molinari (orgs.). Da geografia à Amazônia reflexões críticas para pensar a América Latina. São Paulo: FFLCH/USP, 2021. p. 202-232. disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/399. Acesso em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/399 por Da geografia à Amazônia reflexões críticas para pensar a América Latina Acesso aberto Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo Brasil FFLCH/USP
institution Repositório Institucional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
collection RI-IFPA
language por
topic Extensão rural
Feminismo
Agroecologia
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
spellingShingle Extensão rural
Feminismo
Agroecologia
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
MARQUES, Zelia Vanuza
Assistência técnica e extensão rural na ação político-pedagógica de promoção do enfoque de gênero no Nordeste Paraense
topic_facet Extensão rural
Feminismo
Agroecologia
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
description o presente artigo aborda reflexões sobre a importância da Sistematização de Experiências como estratégia político pedagógica da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), com potencial para utiliza-la a partir da abordagem de gênero. O estudo foi estruturado a partir de um processo de investigação com aportes teóricos e metodológicos da pesquisa-ação, da qual participaram extensionistas e beneficiários da ATER vinculados às ações da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará – EMATER-PA. A investigação se desenvolveu no contexto de quatro experiências acompanhadas pela EMATER-PA, num exercício de escrita coletiva que contou com o uso de metodologias participativas de extensão rural, cujos resultados foram analisados através das concepções da educação popular, feminismo e agroecologia. A pesquisa apontou que sistematização de experiências consiste em uma estratégia que pode contribuir para a construção de uma abordagem equitativa para a ATER. Apresenta elementos para a estruturação de ferramentas didáticas inventivas e a criatividade em processos de Sistematização de Experiências de ATER com enfoque de gênero.
author_additional SUZUKI, Júlio César
author_additionalStr SUZUKI, Júlio César
format Capítulo de Livro
author MARQUES, Zelia Vanuza
author2 SOUSA, Romier da Paixão
author2Str SOUSA, Romier da Paixão
title Assistência técnica e extensão rural na ação político-pedagógica de promoção do enfoque de gênero no Nordeste Paraense
title_short Assistência técnica e extensão rural na ação político-pedagógica de promoção do enfoque de gênero no Nordeste Paraense
title_full Assistência técnica e extensão rural na ação político-pedagógica de promoção do enfoque de gênero no Nordeste Paraense
title_fullStr Assistência técnica e extensão rural na ação político-pedagógica de promoção do enfoque de gênero no Nordeste Paraense
title_full_unstemmed Assistência técnica e extensão rural na ação político-pedagógica de promoção do enfoque de gênero no Nordeste Paraense
title_sort assistência técnica e extensão rural na ação político-pedagógica de promoção do enfoque de gênero no nordeste paraense
publisher Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
publishDate 2023
url https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/399
_version_ 1799147376267493376
score 11.675088