Artigo

O trabalho e a pesquisa na educação profissional do campo: para um novo modelo de desenvolvimento do campo

O presente artigo objetivou analisar a primeira experiência institucionalizada do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio (Turma 2009-2013) ofertado pelo IFPA Campus Rural de Marabá em parceria com o movimento social e sindical do sudeste paraense e financiado pelo PRONERA. O curso...

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Autor principal: NASCIMENTO SOBRINHO, Shauma Tamara do
Outros Autores: SOUSA, Romier da Paixão
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/416
Resumo:
O presente artigo objetivou analisar a primeira experiência institucionalizada do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio (Turma 2009-2013) ofertado pelo IFPA Campus Rural de Marabá em parceria com o movimento social e sindical do sudeste paraense e financiado pelo PRONERA. O curso em questão é a síntese da crítica da dinâmica agrária do sudeste paraense e da luta teórica e prática contra um modelo de educação dominante no Brasil que visou à subordinação dos trabalhadores ao modelo hegemônico do capital. Por meio da pesquisa documental buscou-se compreender como o Trabalho e a Pesquisa, categorias assumidas como princípios e práticas educativas pelo curso, tem contribuído na construção de uma nova matriz tecnológica e produtiva que fortaleça um projeto de desenvolvimento do campo, tendo como centralidade a agricultura familiar camponesa. O estudo revelou o comprometimento desta formação, materializado sob a perspectiva da Educação do Campo com o projeto de desenvolvimento da agricultura familiar camponesa na região. Portanto, Trabalho e Pesquisa não apenas adquiriram centralidade em todo o percurso formativo do curso, direcionando uma nova de forma de produzir conhecimento, fundamentando a escola do campo na construção da nova matriz produtiva camponesa.