Monografia

Análise das práticas de linguagens dos professores do campo no Polo Educacional Tessalônica em Irituia- PA

This research presents an analysis of social practices of languages of rural teachers at the Tessalônica Educational Center in Iritua, Pará State, whose aims are to analyze the social practices of languages of the teachers who work with the rural individuals of that educational center; to understand...

ver descrição completa

Autor principal: FREITAS, Maria Jacione da Silva
Grau: Monografia
Idioma: por
Publicado em: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/438
id oai:10.0.2.15:prefix-438
recordtype dspace
spelling oai:10.0.2.15:prefix-4382023-09-18T19:16:01Z Análise das práticas de linguagens dos professores do campo no Polo Educacional Tessalônica em Irituia- PA FREITAS, Maria Jacione da Silva NEVES, Miranilde Oliveira http://lattes.cnpq.br/1925579730007629 https://orcid.org/0000-0003-4247-3060 Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará Prática social de linguagem Professor do campo Pesquisa qualitativa Educação do campo Irituia (PA) Formação de professor Prática educacional Social practice of language Rural teacher Qualitative research CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL Educação do Campo This research presents an analysis of social practices of languages of rural teachers at the Tessalônica Educational Center in Iritua, Pará State, whose aims are to analyze the social practices of languages of the teachers who work with the rural individuals of that educational center; to understand the training of the teachers who work with those rural individuals, especially in the context of social practices of languages; and also to analyze the PPP (Political Pedagogical Project) of the Tessalônica school. The methodology used was that of the qualitative research through questionnaires, all of which were intended to the teachers, main individuals of this research, and the pedagogical coordination with the aim of comparing the data. Thus, many authors were important for the theoretical basis, such as Caldart (2004, 2012); Molina (2011) and Arroyo (2004, 2007), all of whom contributed significantly to the understanding of rural education; and regarding the deepening of social practices of languages, the literature used was those of the authors such as Marcuschi (2010), Magda Soares (2017), Dolz and Schneuwly (1999). Therefore, the results showed that the teachers of the Tessalônica Educational Center face challenges similar to those of many other teachers in Brazil, specifically the absence of public policies aimed at rural education, which causes problems such as: absence of continuing education, political pedagogical project out of context of the reality of the rural student, and urbancentric curriculum. In this sense, it is necessary for the teachers to have support from the public authorities as explained by the speeches of several teachers interviewed that they try to adapt their classes to the student's reality, however, they need continuing education focused on rural education. A referida pesquisa apresenta uma análise das práticas sociais de linguagens dos professores do campo no Polo Educacional Tessalônica em Irituia-PA; a qual teve como objetivos investigar as práticas sociais de linguagens dos professores que trabalham com sujeitos do campo do polo Tessalônica em Irituia-PA; entender a formação de professores que atuam com os sujeitos do campo, em especial, no âmbito das práticas sociais das linguagens e investigar o PPP da escola do polo Tessalônica. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa por meio de questionários, os quais foram direcionados aos professores sujeitos principais desta pesquisa e à coodenação pedagógica com o intuito de interceptar os dados. Nesse sentido, muitos autores foram importantes para o embasamento teórico, como Caldart (2004, 2012); Molina (2011) e Arroyo (2004, 2007), os quais muito contribuíram para o entendimento de educação do campo; e no aprofundamento de práticas sociais de linguagens utilizou-se da literatura de autores como Marcuschi (2010), Magda Soares (2017), Dolz e Schneuwly (1999). Assim, os resultados mostraram que os professores do polo educacional Tessalônica enfrentam desafios análogos aos de muitos outros educadores do Brasil, dentre eles, ausência de políticas públicas voltadas à educação do campo, o que acarreta problemas como: ausência de formação continuada, projeto político pedagógico descontextualizado da realidade do estudante do campo e currículo urbanôcentrico. Nesse sentido, é necessário que os professores(as), possam ter apoio do poder público, pois como explicitada pela fala de vários professores entrevistados, eles procuram adaptar as aulas à realidade do estudante, no entanto, eles precisam da formação continuada voltada à educação do campo. Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nicolau Neres da Silva 2023-06-01T13:24:56Z 2023-06-01T13:24:56Z 2020-12-02 Monografia FREITAS, Maria Jacione da Silva. Análise das práticas de linguagens dos professores do campo no Polo Educacional Tessalônica em Irituia- PA. 2020. 70 f. Monografia (Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia) — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Castanhal, 2020. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/438. Acesso em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/438 por Acesso aberto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Brasil Programa de Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia IFPA Disponível via e-mail:
institution Repositório Institucional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
collection RI-IFPA
language por
topic Prática social de linguagem
Professor do campo
Pesquisa qualitativa
Educação do campo
Irituia (PA)
Formação de professor
Prática educacional
Social practice of language
Rural teacher
Qualitative research
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
Educação do Campo
spellingShingle Prática social de linguagem
Professor do campo
Pesquisa qualitativa
Educação do campo
Irituia (PA)
Formação de professor
Prática educacional
Social practice of language
Rural teacher
Qualitative research
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
Educação do Campo
FREITAS, Maria Jacione da Silva
Análise das práticas de linguagens dos professores do campo no Polo Educacional Tessalônica em Irituia- PA
topic_facet Prática social de linguagem
Professor do campo
Pesquisa qualitativa
Educação do campo
Irituia (PA)
Formação de professor
Prática educacional
Social practice of language
Rural teacher
Qualitative research
CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
Educação do Campo
description This research presents an analysis of social practices of languages of rural teachers at the Tessalônica Educational Center in Iritua, Pará State, whose aims are to analyze the social practices of languages of the teachers who work with the rural individuals of that educational center; to understand the training of the teachers who work with those rural individuals, especially in the context of social practices of languages; and also to analyze the PPP (Political Pedagogical Project) of the Tessalônica school. The methodology used was that of the qualitative research through questionnaires, all of which were intended to the teachers, main individuals of this research, and the pedagogical coordination with the aim of comparing the data. Thus, many authors were important for the theoretical basis, such as Caldart (2004, 2012); Molina (2011) and Arroyo (2004, 2007), all of whom contributed significantly to the understanding of rural education; and regarding the deepening of social practices of languages, the literature used was those of the authors such as Marcuschi (2010), Magda Soares (2017), Dolz and Schneuwly (1999). Therefore, the results showed that the teachers of the Tessalônica Educational Center face challenges similar to those of many other teachers in Brazil, specifically the absence of public policies aimed at rural education, which causes problems such as: absence of continuing education, political pedagogical project out of context of the reality of the rural student, and urbancentric curriculum. In this sense, it is necessary for the teachers to have support from the public authorities as explained by the speeches of several teachers interviewed that they try to adapt their classes to the student's reality, however, they need continuing education focused on rural education.
author_additional NEVES, Miranilde Oliveira
author_additionalStr NEVES, Miranilde Oliveira
format Monografia
author FREITAS, Maria Jacione da Silva
title Análise das práticas de linguagens dos professores do campo no Polo Educacional Tessalônica em Irituia- PA
title_short Análise das práticas de linguagens dos professores do campo no Polo Educacional Tessalônica em Irituia- PA
title_full Análise das práticas de linguagens dos professores do campo no Polo Educacional Tessalônica em Irituia- PA
title_fullStr Análise das práticas de linguagens dos professores do campo no Polo Educacional Tessalônica em Irituia- PA
title_full_unstemmed Análise das práticas de linguagens dos professores do campo no Polo Educacional Tessalônica em Irituia- PA
title_sort análise das práticas de linguagens dos professores do campo no polo educacional tessalônica em irituia- pa
publisher Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
publishDate 2023
url https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/438
_version_ 1799147382759227392
score 11.653393