Artigo

A formação permanente do professor e o processo de autoavaliação discente em um curso de licenciatura no norte do Brasil

This study aims to present a research developed at a Federal Institute of Education in the interior of the Northern Region of Brazil, in the State of Pará, and developed around the teacher training and the student self-assessment process. Have been part of the research thirty students, from the firs...

ver descrição completa

Autor principal: NEVES, Miranilde Oliveira
Outros Autores: SOUSA, Aliene da Silva
Grau: Artigo
Idioma: por
Publicado em: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará 2023
Assuntos:
Acesso em linha: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/491
id oai:10.0.2.15:prefix-491
recordtype dspace
spelling oai:10.0.2.15:prefix-4912023-10-16T13:48:07Z A formação permanente do professor e o processo de autoavaliação discente em um curso de licenciatura no norte do Brasil NEVES, Miranilde Oliveira SOUSA, Aliene da Silva Autoavaliação Ensino superior Formação permanente do professor Self-assessment Higher education The permanent teacher training CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL Educação Profissional e Tecnológica, educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos This study aims to present a research developed at a Federal Institute of Education in the interior of the Northern Region of Brazil, in the State of Pará, and developed around the teacher training and the student self-assessment process. Have been part of the research thirty students, from the first semester of a degree in Computer Science. It was a qualitative approach focused on the perceptions about the influence of self-assessment on the training of future teachers. Freire (1987), (1991), (1992), (1997), (2001); Osório (2005); Imbernón (2009); Pimenta and Anastasiou (2010); Luckesi (2011); Hoffmann (2014); Formosinho et al (2014) e (2015) are among the main authors that support this work. The results showed that self-assessment allowed students to fulfill the following categories of knowledge construction with excellence: meaning, problematization, praxis, criticality, continuity-rupture, historicity and totality. It can be concluded that it is important to promote self-assessment, among other modalities, in higher education and that there are still many issues that need to be reviewed, starting with the already established evaluation processes that often focus on the overall evaluation, that appear around the student and take the teacher out of the scene. Este estudo objetiva apresentar uma pesquisa desenvolvida em um Instituto Federal de Educação no interior da Região Norte do Brasil, no Estado do Pará e se desenvolveu em torno da formação permanente do professor e do processo de autoavaliação discente. Fizeram parte da pesquisa trinta estudantes, do primeiro semestre de um curso de Licenciatura em Informática. Foi seguida uma abordagem qualitativa centrada nas percepções sobre a influência da autoavaliação na formação dos futuros docentes. Freire (1987), (1991), (1992), (1997), (2001); Osório (2005); Imbernón (2009); Pimenta e Anastasiou (2010); Luckesi (2011); Hoffmann (2014); Formosinho et al (2014) e (2015) estão entre os principais autores que embasam este trabalho. Os resultados demonstraram que a autoavaliação permitiu que os estudantes cumprissem com excelência as seguintes categorias da construção do conhecimento: significação, problematização, práxis, criticidade, continuidade-ruptura, historicidade e totalidade. Pode-se concluir que é importante promover a autoavaliação, dentre outras modalidades, no ensino superior e que ainda existem muitas questões que precisam ser revistas, a começar pelos processos já instaurados de avaliação que, muitas vezes, focam-se na avaliação somatória, figuram em torno do estudante e tiram de cena o professor. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tucuruí 2023-10-16T12:15:34Z 2023-10-16T12:15:34Z 2019-08 Artigo de Evento NEVES, Miranilde Oliveira; SOUSA, Aliene da Silva. A formação permanente do professor e o processo de autoavaliação discente em um curso de licenciatura no norte do Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL, COOPERATIVISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA, 12., 2019, Castanhal. Anais [...] Belém: IFPA, 2020. p. 679-691. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/491. Acesso em: 9786587415048 https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/491 por SICOOPES Acesso Aberto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Brasil IFPA
institution Repositório Institucional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
collection RI-IFPA
language por
topic Autoavaliação
Ensino superior
Formação permanente do professor
Self-assessment
Higher education
The permanent teacher training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Educação Profissional e Tecnológica, educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos
spellingShingle Autoavaliação
Ensino superior
Formação permanente do professor
Self-assessment
Higher education
The permanent teacher training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Educação Profissional e Tecnológica, educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos
NEVES, Miranilde Oliveira
A formação permanente do professor e o processo de autoavaliação discente em um curso de licenciatura no norte do Brasil
topic_facet Autoavaliação
Ensino superior
Formação permanente do professor
Self-assessment
Higher education
The permanent teacher training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Educação Profissional e Tecnológica, educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos
description This study aims to present a research developed at a Federal Institute of Education in the interior of the Northern Region of Brazil, in the State of Pará, and developed around the teacher training and the student self-assessment process. Have been part of the research thirty students, from the first semester of a degree in Computer Science. It was a qualitative approach focused on the perceptions about the influence of self-assessment on the training of future teachers. Freire (1987), (1991), (1992), (1997), (2001); Osório (2005); Imbernón (2009); Pimenta and Anastasiou (2010); Luckesi (2011); Hoffmann (2014); Formosinho et al (2014) e (2015) are among the main authors that support this work. The results showed that self-assessment allowed students to fulfill the following categories of knowledge construction with excellence: meaning, problematization, praxis, criticality, continuity-rupture, historicity and totality. It can be concluded that it is important to promote self-assessment, among other modalities, in higher education and that there are still many issues that need to be reviewed, starting with the already established evaluation processes that often focus on the overall evaluation, that appear around the student and take the teacher out of the scene.
format Artigo
author NEVES, Miranilde Oliveira
author2 SOUSA, Aliene da Silva
author2Str SOUSA, Aliene da Silva
title A formação permanente do professor e o processo de autoavaliação discente em um curso de licenciatura no norte do Brasil
title_short A formação permanente do professor e o processo de autoavaliação discente em um curso de licenciatura no norte do Brasil
title_full A formação permanente do professor e o processo de autoavaliação discente em um curso de licenciatura no norte do Brasil
title_fullStr A formação permanente do professor e o processo de autoavaliação discente em um curso de licenciatura no norte do Brasil
title_full_unstemmed A formação permanente do professor e o processo de autoavaliação discente em um curso de licenciatura no norte do Brasil
title_sort formação permanente do professor e o processo de autoavaliação discente em um curso de licenciatura no norte do brasil
publisher Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
publishDate 2023
url https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/491
_version_ 1799147390879399936
score 11.755432