Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

O papel da literatura infanto-juvenil na formação de leitores : os fãs da série Harry Potter em Belém do Pará

The study focuses on the literature directed at children and young people as a tool for readers training. It aims to verify its contribution for the formation of critical readers and reading comprehension. It brings together theories about the act of reading, alphabetism and literacy under the pr...

ver descrição completa

Autor principal: NASCIMENTO JUNIOR, Carlos Alberto Souza do
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1066
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1066
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-10662019-06-24T18:00:46Z O papel da literatura infanto-juvenil na formação de leitores : os fãs da série Harry Potter em Belém do Pará NASCIMENTO JUNIOR, Carlos Alberto Souza do SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da http://lattes.cnpq.br/9630600839298845 Formação de leitores Literatura infanto-juvenil Letramento Potter, Harry (Personagem fictício) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA The study focuses on the literature directed at children and young people as a tool for readers training. It aims to verify its contribution for the formation of critical readers and reading comprehension. It brings together theories about the act of reading, alphabetism and literacy under the practical and social angles, with the referencial of Paulo Freire, Marisa Lajolo, Regina Zilberman, Ezequiel Theodoro da Silva, Maria Helena Martins and others. Presents a brief historical overview about literature and children's literature and examines its different facets. It introduces the Harry Potter series and its author, J. K. Rowling, using content synthesis. It reflects on the relation between such contents and the Brazilian social reality in our days. Assumes quali-quantitative explanatory character, and analyzes data collected through questionnaires answered by members of the Fã Clube Harry Potter Belém. Demonstrates, using the research Retratos da Leitura no Brasil as a secondary source, the positive effects of the Harry Potter series and other works of literature for children and young readers over the participants. Considers that the complex act of reading has the dealienating power to transform and activate consciousness; that it is one of the duties of the librarian to concern with the formation of critical readers; and that literature can be used as an instrument for this purpose. Finally, it concludes that enjoyable and thought-provoking readings can stimulate an individual to adopt the habit of reading. O estudo enfoca a literatura voltada para crianças e jovens como uma ferramenta para a formação de leitores. Objetiva verificar a sua contribuição para a formação de leitores críticos e para a compreensão escrita. Reúne teorias sobre o ato de ler, alfabetismo e letramento dos pontos de vista prático e social, com o referencial de Paulo Freire, Marisa Lajolo, Regina Zilberman, Ezequiel Theodoro da Silva, Maria Helena Martins e outros. Traça um breve panorama histórico da literatura e da literatura infanto-juvenil e analisa suas diferentes facetas. Apresenta a série Harry Potter e sua autora, J. K. Rowling, por meio de sínteses de conteúdo. Reflete sobre a relação entre tais conteúdos e a realidade social brasileira em nossos dias. Assume caráter quali-quantitativo explicativo, e analisa dados coletados através de questionários aplicados com membros do Fã-Clube Harry Potter Belém. Demonstra, tendo como fonte secundária a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, os efeitos positivos da série Harry Potter e de outras obras de literatura infanto-juvenil sobre os leitores participantes da pesquisa. Considera que o complexo ato da leitura tem poder transformador, ativador de consciências e desalienante; que é também dever do bibliotecário se preocupar com a formação de leitores críticos e que a literatura pode ser utilizada como um instrumento para tal intuito. Conclui, por fim, que leituras agradáveis e instigantes podem estimular o indivíduo a adotar o hábito da leitura. 2019-02-22T18:21:25Z 2019-02-22T18:21:25Z 2012-03-19 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação NASCIMENTO JUNIOR, Carlos Alberto Souza do. O papel da literatura infanto-juvenil na formação de leitores : os fãs da série Harry Potter em Belém do Pará . Orientadora: Telma Socorro Silva Sobrinho. 2012. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1066. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1066 Acesso Aberto Disponível na Internet via Correio eletrônico: bdm@ufpa.br
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Formação de leitores
Literatura infanto-juvenil
Letramento
Potter, Harry (Personagem fictício)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
spellingShingle Formação de leitores
Literatura infanto-juvenil
Letramento
Potter, Harry (Personagem fictício)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
NASCIMENTO JUNIOR, Carlos Alberto Souza do
O papel da literatura infanto-juvenil na formação de leitores : os fãs da série Harry Potter em Belém do Pará
topic_facet Formação de leitores
Literatura infanto-juvenil
Letramento
Potter, Harry (Personagem fictício)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
description The study focuses on the literature directed at children and young people as a tool for readers training. It aims to verify its contribution for the formation of critical readers and reading comprehension. It brings together theories about the act of reading, alphabetism and literacy under the practical and social angles, with the referencial of Paulo Freire, Marisa Lajolo, Regina Zilberman, Ezequiel Theodoro da Silva, Maria Helena Martins and others. Presents a brief historical overview about literature and children's literature and examines its different facets. It introduces the Harry Potter series and its author, J. K. Rowling, using content synthesis. It reflects on the relation between such contents and the Brazilian social reality in our days. Assumes quali-quantitative explanatory character, and analyzes data collected through questionnaires answered by members of the Fã Clube Harry Potter Belém. Demonstrates, using the research Retratos da Leitura no Brasil as a secondary source, the positive effects of the Harry Potter series and other works of literature for children and young readers over the participants. Considers that the complex act of reading has the dealienating power to transform and activate consciousness; that it is one of the duties of the librarian to concern with the formation of critical readers; and that literature can be used as an instrument for this purpose. Finally, it concludes that enjoyable and thought-provoking readings can stimulate an individual to adopt the habit of reading.
author_additional SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da
author_additionalStr SILVA SOBRINHO, Telma Socorro da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author NASCIMENTO JUNIOR, Carlos Alberto Souza do
title O papel da literatura infanto-juvenil na formação de leitores : os fãs da série Harry Potter em Belém do Pará
title_short O papel da literatura infanto-juvenil na formação de leitores : os fãs da série Harry Potter em Belém do Pará
title_full O papel da literatura infanto-juvenil na formação de leitores : os fãs da série Harry Potter em Belém do Pará
title_fullStr O papel da literatura infanto-juvenil na formação de leitores : os fãs da série Harry Potter em Belém do Pará
title_full_unstemmed O papel da literatura infanto-juvenil na formação de leitores : os fãs da série Harry Potter em Belém do Pará
title_sort o papel da literatura infanto-juvenil na formação de leitores : os fãs da série harry potter em belém do pará
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1066
_version_ 1787154632084029440
score 11.753735