Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Tecnologias computacionais assistivas presentes nas escolas municipais de Santo Antonio do Tauá

Tecnologia Assistiva (TA) é um termo novo, mas que identifica recursos e serviços que contribuem para inclusão de pessoas com deficiência, seja na escola ou na sociedade. Essa tecnologia representa um grande avanço para a inclusão e transformação social, pois reflete diretamente na realidade das pes...

ver descrição completa

Autor principal: ALVES, Keyla Letícia da Silva
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1085
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1085
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-10852019-02-27T03:00:28Z Tecnologias computacionais assistivas presentes nas escolas municipais de Santo Antonio do Tauá ALVES, Keyla Letícia da Silva PIRES, Yomara Pinheiro http://lattes.cnpq.br/5304797342599931 Tecnologia da informação Inclusão escolar Estudantes deficientes Santo Antônio do Tauá (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Tecnologia Assistiva (TA) é um termo novo, mas que identifica recursos e serviços que contribuem para inclusão de pessoas com deficiência, seja na escola ou na sociedade. Essa tecnologia representa um grande avanço para a inclusão e transformação social, pois reflete diretamente na realidade das pessoas com algum tipo de deficiência. A questão fundamental é que nem todos os profissionais da educação compreendem, de fato, o que é inclusão ou acessibilidade. A partir desses pressupostos originou-se esta pesquisa envolvendo profissionais da educação de nove escolas municipais da zona urbana do Município de Santo Antônio do Tauá, buscando retratar o nível de conhecimento e de utilização dos pesquisados em relação a TA. No presente trabalho foi anexado o termo “computacional” às palavras Tecnologia Assistiva com o intuito de enfocar as tecnologias presentes no computador como recurso de acessibilidade, por assim definido Tecnologia Computacional Assistiva – TCA. Optou-se em realizar um estudo teórico e de campo com abordagem qualitativa e quantitativa, sendo desenvolvido por meio de questionários semiestruturados, direcionado para dezessete docentes, nove coordenadores e nove gestores. Os resultados obtidos apontam que a grande maioria dos pesquisados não conhecem Tecnologia Computacional Assistiva. Outro aspecto observado é que os recursos de tecnologia computacional assistiva são subutilizados, seja por falta de conhecimento ou pela ausência de ações de formação continuada específica nessa, soma-se a isso algumas práticas pedagógicas distanciadas dos objetivos da informática educativa e falta de formação dos profissionais de ensino e aprendizagem. 2019-02-26T17:02:51Z 2019-02-26T17:02:51Z 2018-08-20 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ALVES, Keyla Letícia da Silva. Tecnologias computacionais assistivas presentes nas escolas municipais de Santo Antonio do Tauá. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1085. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1085 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Tecnologia da informação
Inclusão escolar
Estudantes deficientes
Santo Antônio do Tauá (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Tecnologia da informação
Inclusão escolar
Estudantes deficientes
Santo Antônio do Tauá (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
ALVES, Keyla Letícia da Silva
Tecnologias computacionais assistivas presentes nas escolas municipais de Santo Antonio do Tauá
topic_facet Tecnologia da informação
Inclusão escolar
Estudantes deficientes
Santo Antônio do Tauá (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Tecnologia Assistiva (TA) é um termo novo, mas que identifica recursos e serviços que contribuem para inclusão de pessoas com deficiência, seja na escola ou na sociedade. Essa tecnologia representa um grande avanço para a inclusão e transformação social, pois reflete diretamente na realidade das pessoas com algum tipo de deficiência. A questão fundamental é que nem todos os profissionais da educação compreendem, de fato, o que é inclusão ou acessibilidade. A partir desses pressupostos originou-se esta pesquisa envolvendo profissionais da educação de nove escolas municipais da zona urbana do Município de Santo Antônio do Tauá, buscando retratar o nível de conhecimento e de utilização dos pesquisados em relação a TA. No presente trabalho foi anexado o termo “computacional” às palavras Tecnologia Assistiva com o intuito de enfocar as tecnologias presentes no computador como recurso de acessibilidade, por assim definido Tecnologia Computacional Assistiva – TCA. Optou-se em realizar um estudo teórico e de campo com abordagem qualitativa e quantitativa, sendo desenvolvido por meio de questionários semiestruturados, direcionado para dezessete docentes, nove coordenadores e nove gestores. Os resultados obtidos apontam que a grande maioria dos pesquisados não conhecem Tecnologia Computacional Assistiva. Outro aspecto observado é que os recursos de tecnologia computacional assistiva são subutilizados, seja por falta de conhecimento ou pela ausência de ações de formação continuada específica nessa, soma-se a isso algumas práticas pedagógicas distanciadas dos objetivos da informática educativa e falta de formação dos profissionais de ensino e aprendizagem.
author_additional PIRES, Yomara Pinheiro
author_additionalStr PIRES, Yomara Pinheiro
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author ALVES, Keyla Letícia da Silva
title Tecnologias computacionais assistivas presentes nas escolas municipais de Santo Antonio do Tauá
title_short Tecnologias computacionais assistivas presentes nas escolas municipais de Santo Antonio do Tauá
title_full Tecnologias computacionais assistivas presentes nas escolas municipais de Santo Antonio do Tauá
title_fullStr Tecnologias computacionais assistivas presentes nas escolas municipais de Santo Antonio do Tauá
title_full_unstemmed Tecnologias computacionais assistivas presentes nas escolas municipais de Santo Antonio do Tauá
title_sort tecnologias computacionais assistivas presentes nas escolas municipais de santo antonio do tauá
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1085
_version_ 1787154659113172992
score 11.753735