Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A força cultural do brinquedo de miriti para o currículo da escola Bernardino Pereira de Barros

Este estudo trata da força cultural do brinquedo de miriti para o currículo da Escola Bernardino Pereira de Barros. O objetivo é analisar a força pedagógica do brinquedo de miriti para o currículo da escola a partir da perspectiva dos professores. Como a Escola Bernardino Pereira de Barros está situ...

ver descrição completa

Autor principal: ALEXANDRE, Joneide Pinheiro
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1138
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1138
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-11382019-06-24T20:49:43Z A força cultural do brinquedo de miriti para o currículo da escola Bernardino Pereira de Barros ALEXANDRE, Joneide Pinheiro RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas http://lattes.cnpq.br/0569883383932063 Brinquedo de miriti Currículo Cultura CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO Este estudo trata da força cultural do brinquedo de miriti para o currículo da Escola Bernardino Pereira de Barros. O objetivo é analisar a força pedagógica do brinquedo de miriti para o currículo da escola a partir da perspectiva dos professores. Como a Escola Bernardino Pereira de Barros está situada em Abaetetuba, considerada a capital mundial do brinquedo de miriti, a cultura do miriti é central para a cidade e para o currículo. Entre os procedimentos metodológicos da pesquisa de campo temos a aplicação de questionários abertos-fechados a um grupo de professores da escola. O referencial teórico conta com a contribuição de vários autores, entre eles: Giroux (2003), Hall (1997), Silva (1999), Gomes (2006), entre outros. Dos resultados obtidos considera-se que Abaetetuba produziu a cultura do miriti, que tem reconhecimento estadual e nacional, os professores não detém conhecimento da tradição e do patrimônio cultural, acreditamos na necessidade de um redimensionamento curricular, aproximando currículo e escola. A força pedagógica da cultura local na escola ainda não é percebida, existe para repensar o ensino e a relação escola-cultura. 2019-03-07T11:52:53Z 2019-03-07T11:52:53Z 2018-07-06 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ALEXANDRE, Joneide Pinheiro. A força cultural do brinquedo de miriti para o currículo da escola Bernardino Pereira de Barros. Orientadora: Joyce Otânia Seixas Ribeiro. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1138. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1138 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Brinquedo de miriti
Currículo
Cultura
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
spellingShingle Brinquedo de miriti
Currículo
Cultura
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
ALEXANDRE, Joneide Pinheiro
A força cultural do brinquedo de miriti para o currículo da escola Bernardino Pereira de Barros
topic_facet Brinquedo de miriti
Currículo
Cultura
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description Este estudo trata da força cultural do brinquedo de miriti para o currículo da Escola Bernardino Pereira de Barros. O objetivo é analisar a força pedagógica do brinquedo de miriti para o currículo da escola a partir da perspectiva dos professores. Como a Escola Bernardino Pereira de Barros está situada em Abaetetuba, considerada a capital mundial do brinquedo de miriti, a cultura do miriti é central para a cidade e para o currículo. Entre os procedimentos metodológicos da pesquisa de campo temos a aplicação de questionários abertos-fechados a um grupo de professores da escola. O referencial teórico conta com a contribuição de vários autores, entre eles: Giroux (2003), Hall (1997), Silva (1999), Gomes (2006), entre outros. Dos resultados obtidos considera-se que Abaetetuba produziu a cultura do miriti, que tem reconhecimento estadual e nacional, os professores não detém conhecimento da tradição e do patrimônio cultural, acreditamos na necessidade de um redimensionamento curricular, aproximando currículo e escola. A força pedagógica da cultura local na escola ainda não é percebida, existe para repensar o ensino e a relação escola-cultura.
author_additional RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas
author_additionalStr RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author ALEXANDRE, Joneide Pinheiro
title A força cultural do brinquedo de miriti para o currículo da escola Bernardino Pereira de Barros
title_short A força cultural do brinquedo de miriti para o currículo da escola Bernardino Pereira de Barros
title_full A força cultural do brinquedo de miriti para o currículo da escola Bernardino Pereira de Barros
title_fullStr A força cultural do brinquedo de miriti para o currículo da escola Bernardino Pereira de Barros
title_full_unstemmed A força cultural do brinquedo de miriti para o currículo da escola Bernardino Pereira de Barros
title_sort força cultural do brinquedo de miriti para o currículo da escola bernardino pereira de barros
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1138
_version_ 1787154661767118848
score 11.753735