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Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
A força cultural do brinquedo de miriti para o currículo da escola Bernardino Pereira de Barros
Este estudo trata da força cultural do brinquedo de miriti para o currículo da Escola Bernardino Pereira de Barros. O objetivo é analisar a força pedagógica do brinquedo de miriti para o currículo da escola a partir da perspectiva dos professores. Como a Escola Bernardino Pereira de Barros está situ...
Autor principal: | ALEXANDRE, Joneide Pinheiro |
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Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
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oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-11382019-06-24T20:49:43Z A força cultural do brinquedo de miriti para o currículo da escola Bernardino Pereira de Barros ALEXANDRE, Joneide Pinheiro RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas http://lattes.cnpq.br/0569883383932063 Brinquedo de miriti Currículo Cultura CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO Este estudo trata da força cultural do brinquedo de miriti para o currículo da Escola Bernardino Pereira de Barros. O objetivo é analisar a força pedagógica do brinquedo de miriti para o currículo da escola a partir da perspectiva dos professores. Como a Escola Bernardino Pereira de Barros está situada em Abaetetuba, considerada a capital mundial do brinquedo de miriti, a cultura do miriti é central para a cidade e para o currículo. Entre os procedimentos metodológicos da pesquisa de campo temos a aplicação de questionários abertos-fechados a um grupo de professores da escola. O referencial teórico conta com a contribuição de vários autores, entre eles: Giroux (2003), Hall (1997), Silva (1999), Gomes (2006), entre outros. Dos resultados obtidos considera-se que Abaetetuba produziu a cultura do miriti, que tem reconhecimento estadual e nacional, os professores não detém conhecimento da tradição e do patrimônio cultural, acreditamos na necessidade de um redimensionamento curricular, aproximando currículo e escola. A força pedagógica da cultura local na escola ainda não é percebida, existe para repensar o ensino e a relação escola-cultura. 2019-03-07T11:52:53Z 2019-03-07T11:52:53Z 2018-07-06 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação ALEXANDRE, Joneide Pinheiro. A força cultural do brinquedo de miriti para o currículo da escola Bernardino Pereira de Barros. Orientadora: Joyce Otânia Seixas Ribeiro. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1138. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1138 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
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Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
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Este estudo trata da força cultural do brinquedo de miriti para o currículo da Escola Bernardino Pereira de Barros. O objetivo é analisar a força pedagógica do brinquedo de miriti para o currículo da escola a partir da perspectiva dos professores. Como a Escola Bernardino Pereira de Barros está situada em Abaetetuba, considerada a capital mundial do brinquedo de miriti, a cultura do miriti é central para a cidade e para o currículo. Entre os procedimentos metodológicos da pesquisa de campo temos a aplicação de questionários abertos-fechados a um grupo de professores da escola. O referencial teórico conta com a contribuição de vários autores, entre eles: Giroux (2003), Hall (1997), Silva (1999), Gomes (2006), entre outros. Dos resultados obtidos considera-se que Abaetetuba produziu a cultura do miriti, que tem reconhecimento estadual e nacional, os professores não detém conhecimento da tradição e do patrimônio cultural, acreditamos na necessidade de um redimensionamento curricular, aproximando currículo e escola. A força pedagógica da cultura local na escola ainda não é percebida, existe para repensar o ensino e a relação escola-cultura. |
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