/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Inclusão educacional no ensino superior : estudo de caso múltiplo no Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará (UFPA)
This article presents the results of the qualitative research developed at the Federal University of Pará, Campus Altamira, in 2017. The process of implementing educational policies and actions in universities for the benefit of disabled students has advanced in recent years. Thus, this study aim...
Autor principal: | MACHADO, Naiane da Silva |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1143 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1143 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-11432023-05-19T12:32:37Z Inclusão educacional no ensino superior : estudo de caso múltiplo no Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará (UFPA) MACHADO, Naiane da Silva SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de http://lattes.cnpq.br/3540064634501382 Ensino superior Politica educacional Deficientes físicos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL This article presents the results of the qualitative research developed at the Federal University of Pará, Campus Altamira, in 2017. The process of implementing educational policies and actions in universities for the benefit of disabled students has advanced in recent years. Thus, this study aimed to analyze the perception on the inclusion process of two physically disabled students from the campus of Altamira-Pará. As a data collection procedure, an interview was conducted using a semi-structured questionnaire. The results showed that the process of inclusion of students with physical disabilities was gradually overcome in the campus, although all actions of overcoming and difficulties in access, respect, participation and permanence in higher education are not fully assured. Nesse artigo são apresentados resultados da pesquisa qualitativa desenvolvida na Universidade Federal do Pará, Campus Altamira, no ano de 2017. O processo de implementação das políticas educacionais e as ações nas universidades em prol dos estudantes com deficiência têm avançado nos últimos anos. Dessa forma, esse estudo visou analisar a percepção sobre o processo de inclusão de dois alunos com deficiência Física da UFPA campus de Altamira-Pará. Como procedimento de coleta de dados foi realizada entrevista a partir de um questionário semiestruturado. Os resultados demonstraram que o processo de inclusão dos estudantes com deficiência física foi gradativamente superado no campus, embora ainda não estejam totalmente asseguradas todas as ações de superação e dificuldades no acesso, respeito, participação e permanência no ensino superior. 2019-03-07T13:19:23Z 2019-03-07T13:19:23Z 2018-02-19 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MACHADO, Naiane da Silva. Inclusão educacional no ensino superior : estudo de caso múltiplo no Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará (UFPA). 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1143>. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1143 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Ensino superior Politica educacional Deficientes físicos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
spellingShingle |
Ensino superior Politica educacional Deficientes físicos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL MACHADO, Naiane da Silva Inclusão educacional no ensino superior : estudo de caso múltiplo no Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará (UFPA) |
topic_facet |
Ensino superior Politica educacional Deficientes físicos CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
description |
This article presents the results of the qualitative research developed at the
Federal University of Pará, Campus Altamira, in 2017. The process of implementing
educational policies and actions in universities for the benefit of disabled students has
advanced in recent years. Thus, this study aimed to analyze the perception
on the inclusion process of two physically disabled students from the campus of
Altamira-Pará. As a data collection procedure, an interview was conducted using a
semi-structured questionnaire. The results showed that the process of inclusion of
students with physical disabilities was gradually overcome in the campus, although all
actions of overcoming and difficulties in access, respect, participation and permanence
in higher education are not fully assured. |
author_additional |
SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de |
author_additionalStr |
SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
MACHADO, Naiane da Silva |
title |
Inclusão educacional no ensino superior : estudo de caso múltiplo no Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará (UFPA) |
title_short |
Inclusão educacional no ensino superior : estudo de caso múltiplo no Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará (UFPA) |
title_full |
Inclusão educacional no ensino superior : estudo de caso múltiplo no Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará (UFPA) |
title_fullStr |
Inclusão educacional no ensino superior : estudo de caso múltiplo no Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará (UFPA) |
title_full_unstemmed |
Inclusão educacional no ensino superior : estudo de caso múltiplo no Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará (UFPA) |
title_sort |
inclusão educacional no ensino superior : estudo de caso múltiplo no campus de altamira da universidade federal do pará (ufpa) |
publishDate |
2019 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1143 |
_version_ |
1787154662513704960 |
score |
11.753735 |