Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Ensino da matemática nas séries iniciais : uma análise a partir dos discursos dos professores da escola Maria de Nazaré em Ipixuna do Pará/PA

Proporcionar autoavaliação dos docentes nas escolas onde atuam se faz um movimento importantíssimo a ser realizado, tendo em vista que ele é um profissional que deve está em constante formação, problematizando a sua prática por meio da teoria e prática. De um lado temos uma formação inicial fragi...

ver descrição completa

Autor principal: MONTEIRO, Victor Ferreira
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1227
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1227
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-12272019-03-22T03:00:39Z Ensino da matemática nas séries iniciais : uma análise a partir dos discursos dos professores da escola Maria de Nazaré em Ipixuna do Pará/PA MONTEIRO, Victor Ferreira CUNHA, Débora Alfaia da http://lattes.cnpq.br/5185243715966314 Matemática - Estudo e ensino Professores de matemática - Formação Ipixuna (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Proporcionar autoavaliação dos docentes nas escolas onde atuam se faz um movimento importantíssimo a ser realizado, tendo em vista que ele é um profissional que deve está em constante formação, problematizando a sua prática por meio da teoria e prática. De um lado temos uma formação inicial fragilizada, onde as Instituições de Ensino Superior (IES) tem parcela de contribuição, pois são elas que primeiro preparam o docente para atuação na educação básica. Doutro, a carência de políticas públicas de formação continuada dos órgãos federais, estaduais e municipais, sobre um viés professor pesquisador-reflexivo, dotado de habilidades e competências para uma boa atuação na sala de aula. Neste sentido, o referido trabalho objetivou investigar como os professores dos anos inicias do ensino fundamental avaliam a sua própria prática pedagógica no ensino de matemática, sob a perspectiva reflexiva, tendo em vista a construção do seu professorado. Para isto, seguimos os caminhos de uma pesquisa qualitativa, com dados coletados por meio de entrevista com questões semiestruturadas destinadas a três professores atuantes pela Escola Municipal Maria de Nazaré. Evidenciamos uma prática pautada na repetição e nas experiências profissionais, mas que se preocupa com a contextualização dos conteúdos. Uma prática pedagógica carente de formação continuada, bem como destacamos no inventário de recursos, que demonstra a ausência de conhecimentos didático-metodológico necessário que permita a adequada utilização de recursos mais complexos. É importante criar condições para que o professor seja sujeito do seu professorado, para que a prática de amanhã seja melhor do que a prática de hoje. 2019-03-21T19:00:12Z 2019-03-21T19:00:12Z 2018-11-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MONTEIRO, Victor Ferreira. Ensino da matemática nas séries iniciais : uma análise a partir dos discursos dos professores da escola Maria de Nazaré em Ipixuna do Pará/PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1227. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1227 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Matemática - Estudo e ensino
Professores de matemática - Formação
Ipixuna (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Professores de matemática - Formação
Ipixuna (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
MONTEIRO, Victor Ferreira
Ensino da matemática nas séries iniciais : uma análise a partir dos discursos dos professores da escola Maria de Nazaré em Ipixuna do Pará/PA
topic_facet Matemática - Estudo e ensino
Professores de matemática - Formação
Ipixuna (PA)
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Proporcionar autoavaliação dos docentes nas escolas onde atuam se faz um movimento importantíssimo a ser realizado, tendo em vista que ele é um profissional que deve está em constante formação, problematizando a sua prática por meio da teoria e prática. De um lado temos uma formação inicial fragilizada, onde as Instituições de Ensino Superior (IES) tem parcela de contribuição, pois são elas que primeiro preparam o docente para atuação na educação básica. Doutro, a carência de políticas públicas de formação continuada dos órgãos federais, estaduais e municipais, sobre um viés professor pesquisador-reflexivo, dotado de habilidades e competências para uma boa atuação na sala de aula. Neste sentido, o referido trabalho objetivou investigar como os professores dos anos inicias do ensino fundamental avaliam a sua própria prática pedagógica no ensino de matemática, sob a perspectiva reflexiva, tendo em vista a construção do seu professorado. Para isto, seguimos os caminhos de uma pesquisa qualitativa, com dados coletados por meio de entrevista com questões semiestruturadas destinadas a três professores atuantes pela Escola Municipal Maria de Nazaré. Evidenciamos uma prática pautada na repetição e nas experiências profissionais, mas que se preocupa com a contextualização dos conteúdos. Uma prática pedagógica carente de formação continuada, bem como destacamos no inventário de recursos, que demonstra a ausência de conhecimentos didático-metodológico necessário que permita a adequada utilização de recursos mais complexos. É importante criar condições para que o professor seja sujeito do seu professorado, para que a prática de amanhã seja melhor do que a prática de hoje.
author_additional CUNHA, Débora Alfaia da
author_additionalStr CUNHA, Débora Alfaia da
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author MONTEIRO, Victor Ferreira
title Ensino da matemática nas séries iniciais : uma análise a partir dos discursos dos professores da escola Maria de Nazaré em Ipixuna do Pará/PA
title_short Ensino da matemática nas séries iniciais : uma análise a partir dos discursos dos professores da escola Maria de Nazaré em Ipixuna do Pará/PA
title_full Ensino da matemática nas séries iniciais : uma análise a partir dos discursos dos professores da escola Maria de Nazaré em Ipixuna do Pará/PA
title_fullStr Ensino da matemática nas séries iniciais : uma análise a partir dos discursos dos professores da escola Maria de Nazaré em Ipixuna do Pará/PA
title_full_unstemmed Ensino da matemática nas séries iniciais : uma análise a partir dos discursos dos professores da escola Maria de Nazaré em Ipixuna do Pará/PA
title_sort ensino da matemática nas séries iniciais : uma análise a partir dos discursos dos professores da escola maria de nazaré em ipixuna do pará/pa
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1227
_version_ 1787154670684209152
score 11.653393