/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Ensino da matemática nas séries iniciais : uma análise a partir dos discursos dos professores da escola Maria de Nazaré em Ipixuna do Pará/PA
Proporcionar autoavaliação dos docentes nas escolas onde atuam se faz um movimento importantíssimo a ser realizado, tendo em vista que ele é um profissional que deve está em constante formação, problematizando a sua prática por meio da teoria e prática. De um lado temos uma formação inicial fragi...
Autor principal: | MONTEIRO, Victor Ferreira |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1227 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1227 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-12272019-03-22T03:00:39Z Ensino da matemática nas séries iniciais : uma análise a partir dos discursos dos professores da escola Maria de Nazaré em Ipixuna do Pará/PA MONTEIRO, Victor Ferreira CUNHA, Débora Alfaia da http://lattes.cnpq.br/5185243715966314 Matemática - Estudo e ensino Professores de matemática - Formação Ipixuna (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Proporcionar autoavaliação dos docentes nas escolas onde atuam se faz um movimento importantíssimo a ser realizado, tendo em vista que ele é um profissional que deve está em constante formação, problematizando a sua prática por meio da teoria e prática. De um lado temos uma formação inicial fragilizada, onde as Instituições de Ensino Superior (IES) tem parcela de contribuição, pois são elas que primeiro preparam o docente para atuação na educação básica. Doutro, a carência de políticas públicas de formação continuada dos órgãos federais, estaduais e municipais, sobre um viés professor pesquisador-reflexivo, dotado de habilidades e competências para uma boa atuação na sala de aula. Neste sentido, o referido trabalho objetivou investigar como os professores dos anos inicias do ensino fundamental avaliam a sua própria prática pedagógica no ensino de matemática, sob a perspectiva reflexiva, tendo em vista a construção do seu professorado. Para isto, seguimos os caminhos de uma pesquisa qualitativa, com dados coletados por meio de entrevista com questões semiestruturadas destinadas a três professores atuantes pela Escola Municipal Maria de Nazaré. Evidenciamos uma prática pautada na repetição e nas experiências profissionais, mas que se preocupa com a contextualização dos conteúdos. Uma prática pedagógica carente de formação continuada, bem como destacamos no inventário de recursos, que demonstra a ausência de conhecimentos didático-metodológico necessário que permita a adequada utilização de recursos mais complexos. É importante criar condições para que o professor seja sujeito do seu professorado, para que a prática de amanhã seja melhor do que a prática de hoje. 2019-03-21T19:00:12Z 2019-03-21T19:00:12Z 2018-11-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação MONTEIRO, Victor Ferreira. Ensino da matemática nas séries iniciais : uma análise a partir dos discursos dos professores da escola Maria de Nazaré em Ipixuna do Pará/PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1227. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1227 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Professores de matemática - Formação Ipixuna (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Matemática - Estudo e ensino Professores de matemática - Formação Ipixuna (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS MONTEIRO, Victor Ferreira Ensino da matemática nas séries iniciais : uma análise a partir dos discursos dos professores da escola Maria de Nazaré em Ipixuna do Pará/PA |
topic_facet |
Matemática - Estudo e ensino Professores de matemática - Formação Ipixuna (PA) CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Proporcionar autoavaliação dos docentes nas escolas onde atuam se faz um movimento
importantíssimo a ser realizado, tendo em vista que ele é um profissional que deve está em
constante formação, problematizando a sua prática por meio da teoria e prática. De um lado
temos uma formação inicial fragilizada, onde as Instituições de Ensino Superior (IES) tem
parcela de contribuição, pois são elas que primeiro preparam o docente para atuação na
educação básica. Doutro, a carência de políticas públicas de formação continuada dos órgãos
federais, estaduais e municipais, sobre um viés professor pesquisador-reflexivo, dotado de
habilidades e competências para uma boa atuação na sala de aula. Neste sentido, o referido
trabalho objetivou investigar como os professores dos anos inicias do ensino fundamental
avaliam a sua própria prática pedagógica no ensino de matemática, sob a perspectiva
reflexiva, tendo em vista a construção do seu professorado. Para isto, seguimos os caminhos
de uma pesquisa qualitativa, com dados coletados por meio de entrevista com questões
semiestruturadas destinadas a três professores atuantes pela Escola Municipal Maria de
Nazaré. Evidenciamos uma prática pautada na repetição e nas experiências profissionais, mas
que se preocupa com a contextualização dos conteúdos. Uma prática pedagógica carente de
formação continuada, bem como destacamos no inventário de recursos, que demonstra a
ausência de conhecimentos didático-metodológico necessário que permita a adequada
utilização de recursos mais complexos. É importante criar condições para que o professor seja
sujeito do seu professorado, para que a prática de amanhã seja melhor do que a prática de
hoje. |
author_additional |
CUNHA, Débora Alfaia da |
author_additionalStr |
CUNHA, Débora Alfaia da |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
MONTEIRO, Victor Ferreira |
title |
Ensino da matemática nas séries iniciais : uma análise a partir dos discursos dos professores da escola Maria de Nazaré em Ipixuna do Pará/PA |
title_short |
Ensino da matemática nas séries iniciais : uma análise a partir dos discursos dos professores da escola Maria de Nazaré em Ipixuna do Pará/PA |
title_full |
Ensino da matemática nas séries iniciais : uma análise a partir dos discursos dos professores da escola Maria de Nazaré em Ipixuna do Pará/PA |
title_fullStr |
Ensino da matemática nas séries iniciais : uma análise a partir dos discursos dos professores da escola Maria de Nazaré em Ipixuna do Pará/PA |
title_full_unstemmed |
Ensino da matemática nas séries iniciais : uma análise a partir dos discursos dos professores da escola Maria de Nazaré em Ipixuna do Pará/PA |
title_sort |
ensino da matemática nas séries iniciais : uma análise a partir dos discursos dos professores da escola maria de nazaré em ipixuna do pará/pa |
publishDate |
2019 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1227 |
_version_ |
1787154670684209152 |
score |
11.753735 |