/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Impactos do subprojeto PIBID na formação de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal
Esta pesquisa insere-se no campo das políticas educacionais para a formação inicial de professores e versa, especificamente, sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID), tendo como base de análise um subprojeto desenvolvido pela Faculdade de Pedagogia da Universidade F...
Autor principal: | FIRMINO, Maria Gesikelle |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1228 |
Resumo: |
---|
Esta pesquisa insere-se no campo das políticas educacionais para a formação inicial de
professores e versa, especificamente, sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
docência (PIBID), tendo como base de análise um subprojeto desenvolvido pela Faculdade de
Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal. Considerando a
necessidade de análise desta política pública sob a égide da percepção dos alvos do programa,
esta pesquisa corrobora para o diagnóstico de seus resultados na formação do graduando no
contexto da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal. Uma vez que o programa
volta-se a melhoria do processo de formação inicial, o estudo objetivou compreender os
impactos do subprojeto PIBID/Pedagogia para a formação dos estudantes deste curso. Tratase de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo-explicativo, fundamentada nos princípios
da abordagem qualitativa. Para a coleta de informações utilizou-se de questionários
semiestruturados, os quais foram aplicados com 18 bolsistas do subprojeto, além da análise de
documentos legais do PIBID e relatórios do subprojeto, por meio dos quais foi possível cruzar
e problematizar as informações de cunho teórico com as da realidade empírica. Os resultados
previstos e constatados ao longo da pesquisa apontam para grandes contribuições do
programa na formação do estudante de pedagogia, sobretudo nos aspectos: estímulo a
formação docente, melhoria da articulação entre teoria e prática, desenvolvimento do senso
crítico e atuação junto as escolas do campo. |