Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Impactos do subprojeto PIBID na formação de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal

Esta pesquisa insere-se no campo das políticas educacionais para a formação inicial de professores e versa, especificamente, sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID), tendo como base de análise um subprojeto desenvolvido pela Faculdade de Pedagogia da Universidade F...

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Autor principal: FIRMINO, Maria Gesikelle
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1228
Resumo:
Esta pesquisa insere-se no campo das políticas educacionais para a formação inicial de professores e versa, especificamente, sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID), tendo como base de análise um subprojeto desenvolvido pela Faculdade de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal. Considerando a necessidade de análise desta política pública sob a égide da percepção dos alvos do programa, esta pesquisa corrobora para o diagnóstico de seus resultados na formação do graduando no contexto da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal. Uma vez que o programa volta-se a melhoria do processo de formação inicial, o estudo objetivou compreender os impactos do subprojeto PIBID/Pedagogia para a formação dos estudantes deste curso. Tratase de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo-explicativo, fundamentada nos princípios da abordagem qualitativa. Para a coleta de informações utilizou-se de questionários semiestruturados, os quais foram aplicados com 18 bolsistas do subprojeto, além da análise de documentos legais do PIBID e relatórios do subprojeto, por meio dos quais foi possível cruzar e problematizar as informações de cunho teórico com as da realidade empírica. Os resultados previstos e constatados ao longo da pesquisa apontam para grandes contribuições do programa na formação do estudante de pedagogia, sobretudo nos aspectos: estímulo a formação docente, melhoria da articulação entre teoria e prática, desenvolvimento do senso crítico e atuação junto as escolas do campo.