Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

Impactos do subprojeto PIBID na formação de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal

Esta pesquisa insere-se no campo das políticas educacionais para a formação inicial de professores e versa, especificamente, sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID), tendo como base de análise um subprojeto desenvolvido pela Faculdade de Pedagogia da Universidade F...

ver descrição completa

Autor principal: FIRMINO, Maria Gesikelle
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1228
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1228
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-12282019-03-22T03:00:41Z Impactos do subprojeto PIBID na formação de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal FIRMINO, Maria Gesikelle RIBEIRO, Madison Rocha http://lattes.cnpq.br/8046770697856492 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) PIBID Estudantes universitários CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Esta pesquisa insere-se no campo das políticas educacionais para a formação inicial de professores e versa, especificamente, sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID), tendo como base de análise um subprojeto desenvolvido pela Faculdade de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal. Considerando a necessidade de análise desta política pública sob a égide da percepção dos alvos do programa, esta pesquisa corrobora para o diagnóstico de seus resultados na formação do graduando no contexto da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal. Uma vez que o programa volta-se a melhoria do processo de formação inicial, o estudo objetivou compreender os impactos do subprojeto PIBID/Pedagogia para a formação dos estudantes deste curso. Tratase de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo-explicativo, fundamentada nos princípios da abordagem qualitativa. Para a coleta de informações utilizou-se de questionários semiestruturados, os quais foram aplicados com 18 bolsistas do subprojeto, além da análise de documentos legais do PIBID e relatórios do subprojeto, por meio dos quais foi possível cruzar e problematizar as informações de cunho teórico com as da realidade empírica. Os resultados previstos e constatados ao longo da pesquisa apontam para grandes contribuições do programa na formação do estudante de pedagogia, sobretudo nos aspectos: estímulo a formação docente, melhoria da articulação entre teoria e prática, desenvolvimento do senso crítico e atuação junto as escolas do campo. 2019-03-21T19:14:54Z 2019-03-21T19:14:54Z 2018-08-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FIRMINO, Maria Gesikelle. Impactos do subprojeto PIBID na formação de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1228. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1228 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
PIBID
Estudantes universitários
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
PIBID
Estudantes universitários
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
FIRMINO, Maria Gesikelle
Impactos do subprojeto PIBID na formação de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal
topic_facet Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
PIBID
Estudantes universitários
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
description Esta pesquisa insere-se no campo das políticas educacionais para a formação inicial de professores e versa, especificamente, sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID), tendo como base de análise um subprojeto desenvolvido pela Faculdade de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal. Considerando a necessidade de análise desta política pública sob a égide da percepção dos alvos do programa, esta pesquisa corrobora para o diagnóstico de seus resultados na formação do graduando no contexto da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal. Uma vez que o programa volta-se a melhoria do processo de formação inicial, o estudo objetivou compreender os impactos do subprojeto PIBID/Pedagogia para a formação dos estudantes deste curso. Tratase de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo-explicativo, fundamentada nos princípios da abordagem qualitativa. Para a coleta de informações utilizou-se de questionários semiestruturados, os quais foram aplicados com 18 bolsistas do subprojeto, além da análise de documentos legais do PIBID e relatórios do subprojeto, por meio dos quais foi possível cruzar e problematizar as informações de cunho teórico com as da realidade empírica. Os resultados previstos e constatados ao longo da pesquisa apontam para grandes contribuições do programa na formação do estudante de pedagogia, sobretudo nos aspectos: estímulo a formação docente, melhoria da articulação entre teoria e prática, desenvolvimento do senso crítico e atuação junto as escolas do campo.
author_additional RIBEIRO, Madison Rocha
author_additionalStr RIBEIRO, Madison Rocha
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author FIRMINO, Maria Gesikelle
title Impactos do subprojeto PIBID na formação de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal
title_short Impactos do subprojeto PIBID na formação de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal
title_full Impactos do subprojeto PIBID na formação de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal
title_fullStr Impactos do subprojeto PIBID na formação de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal
title_full_unstemmed Impactos do subprojeto PIBID na formação de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal
title_sort impactos do subprojeto pibid na formação de estudantes de pedagogia da universidade federal do pará/campus de castanhal
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1228
_version_ 1787154670831009792
score 11.753896