/img alt="Imagem da capa" class="recordcover" src="""/>
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Impactos do subprojeto PIBID na formação de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal
Esta pesquisa insere-se no campo das políticas educacionais para a formação inicial de professores e versa, especificamente, sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID), tendo como base de análise um subprojeto desenvolvido pela Faculdade de Pedagogia da Universidade F...
Autor principal: | FIRMINO, Maria Gesikelle |
---|---|
Grau: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Publicado em: |
2019
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1228 |
id |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1228 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-12282019-03-22T03:00:41Z Impactos do subprojeto PIBID na formação de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal FIRMINO, Maria Gesikelle RIBEIRO, Madison Rocha http://lattes.cnpq.br/8046770697856492 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) PIBID Estudantes universitários CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Esta pesquisa insere-se no campo das políticas educacionais para a formação inicial de professores e versa, especificamente, sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência (PIBID), tendo como base de análise um subprojeto desenvolvido pela Faculdade de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal. Considerando a necessidade de análise desta política pública sob a égide da percepção dos alvos do programa, esta pesquisa corrobora para o diagnóstico de seus resultados na formação do graduando no contexto da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal. Uma vez que o programa volta-se a melhoria do processo de formação inicial, o estudo objetivou compreender os impactos do subprojeto PIBID/Pedagogia para a formação dos estudantes deste curso. Tratase de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo-explicativo, fundamentada nos princípios da abordagem qualitativa. Para a coleta de informações utilizou-se de questionários semiestruturados, os quais foram aplicados com 18 bolsistas do subprojeto, além da análise de documentos legais do PIBID e relatórios do subprojeto, por meio dos quais foi possível cruzar e problematizar as informações de cunho teórico com as da realidade empírica. Os resultados previstos e constatados ao longo da pesquisa apontam para grandes contribuições do programa na formação do estudante de pedagogia, sobretudo nos aspectos: estímulo a formação docente, melhoria da articulação entre teoria e prática, desenvolvimento do senso crítico e atuação junto as escolas do campo. 2019-03-21T19:14:54Z 2019-03-21T19:14:54Z 2018-08-21 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação FIRMINO, Maria Gesikelle. Impactos do subprojeto PIBID na formação de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1228. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1228 Acesso Aberto 1 CD-ROM |
institution |
Biblioteca Digital de Monografias - UFPA |
collection |
MonografiaUFPA |
topic |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) PIBID Estudantes universitários CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) PIBID Estudantes universitários CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS FIRMINO, Maria Gesikelle Impactos do subprojeto PIBID na formação de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal |
topic_facet |
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) PIBID Estudantes universitários CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
Esta pesquisa insere-se no campo das políticas educacionais para a formação inicial de
professores e versa, especificamente, sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
docência (PIBID), tendo como base de análise um subprojeto desenvolvido pela Faculdade de
Pedagogia da Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal. Considerando a
necessidade de análise desta política pública sob a égide da percepção dos alvos do programa,
esta pesquisa corrobora para o diagnóstico de seus resultados na formação do graduando no
contexto da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal. Uma vez que o programa
volta-se a melhoria do processo de formação inicial, o estudo objetivou compreender os
impactos do subprojeto PIBID/Pedagogia para a formação dos estudantes deste curso. Tratase de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo-explicativo, fundamentada nos princípios
da abordagem qualitativa. Para a coleta de informações utilizou-se de questionários
semiestruturados, os quais foram aplicados com 18 bolsistas do subprojeto, além da análise de
documentos legais do PIBID e relatórios do subprojeto, por meio dos quais foi possível cruzar
e problematizar as informações de cunho teórico com as da realidade empírica. Os resultados
previstos e constatados ao longo da pesquisa apontam para grandes contribuições do
programa na formação do estudante de pedagogia, sobretudo nos aspectos: estímulo a
formação docente, melhoria da articulação entre teoria e prática, desenvolvimento do senso
crítico e atuação junto as escolas do campo. |
author_additional |
RIBEIRO, Madison Rocha |
author_additionalStr |
RIBEIRO, Madison Rocha |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
author |
FIRMINO, Maria Gesikelle |
title |
Impactos do subprojeto PIBID na formação de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal |
title_short |
Impactos do subprojeto PIBID na formação de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal |
title_full |
Impactos do subprojeto PIBID na formação de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal |
title_fullStr |
Impactos do subprojeto PIBID na formação de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal |
title_full_unstemmed |
Impactos do subprojeto PIBID na formação de estudantes de Pedagogia da Universidade Federal do Pará/Campus de Castanhal |
title_sort |
impactos do subprojeto pibid na formação de estudantes de pedagogia da universidade federal do pará/campus de castanhal |
publishDate |
2019 |
url |
http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1228 |
_version_ |
1787154670831009792 |
score |
11.753896 |