Artigo

Os projetos de letramento e os desafios da prática de leitura e escrita no Ensino Fundamental II

This paper aims to present literacy projects as a systematic proposal for the challenges of reading and writing practice in elementary education II, in addition to understanding the concepts of literacy and literacy. The work is developed through a bibliographical review, where some authors of the a...

ver descrição completa

Autor principal: CARDOSO, Marta Sacramento
Grau: Artigo
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1461
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1461
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-14612021-06-23T14:53:46Z Os projetos de letramento e os desafios da prática de leitura e escrita no Ensino Fundamental II CARDOSO, Marta Sacramento SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de http://lattes.cnpq.br/9922481132027268 Práticas de ensino Leitura Escrita Letramento Teaching practices Reading Writing Literature CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This paper aims to present literacy projects as a systematic proposal for the challenges of reading and writing practice in elementary education II, in addition to understanding the concepts of literacy and literacy. The work is developed through a bibliographical review, where some authors of the area were taken as a base, which approach on the subject in question. The use of the literacy project contributes to understanding, along with the autonomous interpretation of the texts read and leads the teacher to realize the relevance of developing independent, critical and reflective readers. Thus, in order for the student to identify with this practice, the teacher must do it to a reading and writing activity that presents meaning and that is in accordance with the needs of the student. Therefore, literacy projects can respond significantly to the challenges of reading and writing. Este trabalho tem como objetivo apresentar os projetos de letramento como uma proposta sistemática frente aos desafios da prática de leitura e escrita no ensino fundamental II, além de compreender os conceitos de alfabetização e letramento. O trabalho está desenvolvido por meio de revisão bibliográfica, onde tomou-se como embasamento alguns autores da área, que abordam sobre o tema em questão. O uso do projeto de letramento contribui para a compreensão, juntamente com a interpretação de maneira autônoma dos textos lidos e leva o professor a perceber a relevância de desenvolver leitores independentes, críticos e reflexivos. Desse modo, para que o aluno se identifique com essa prática, o professor deve fazê-lo a uma atividade de leitura e escrita que apresente significado e que esteja de acordo com as necessidades do aluno. Portanto, os projetos de letramento podem responder de maneira significativa aos desafios da prática de leitura e escrita. 2019-06-07T18:58:32Z 2019-06-07T18:58:32Z 2019-02-27 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo CARDOSO, Marta Sacramento. Os projetos de letramento e os desafios da prática de leitura e escrita no Ensino Fundamental II. Orientadora: Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1461. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1461 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Práticas de ensino
Leitura
Escrita
Letramento
Teaching practices
Reading
Writing
Literature
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Práticas de ensino
Leitura
Escrita
Letramento
Teaching practices
Reading
Writing
Literature
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CARDOSO, Marta Sacramento
Os projetos de letramento e os desafios da prática de leitura e escrita no Ensino Fundamental II
topic_facet Práticas de ensino
Leitura
Escrita
Letramento
Teaching practices
Reading
Writing
Literature
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This paper aims to present literacy projects as a systematic proposal for the challenges of reading and writing practice in elementary education II, in addition to understanding the concepts of literacy and literacy. The work is developed through a bibliographical review, where some authors of the area were taken as a base, which approach on the subject in question. The use of the literacy project contributes to understanding, along with the autonomous interpretation of the texts read and leads the teacher to realize the relevance of developing independent, critical and reflective readers. Thus, in order for the student to identify with this practice, the teacher must do it to a reading and writing activity that presents meaning and that is in accordance with the needs of the student. Therefore, literacy projects can respond significantly to the challenges of reading and writing.
author_additional SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de
author_additionalStr SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de
format Artigo
author CARDOSO, Marta Sacramento
title Os projetos de letramento e os desafios da prática de leitura e escrita no Ensino Fundamental II
title_short Os projetos de letramento e os desafios da prática de leitura e escrita no Ensino Fundamental II
title_full Os projetos de letramento e os desafios da prática de leitura e escrita no Ensino Fundamental II
title_fullStr Os projetos de letramento e os desafios da prática de leitura e escrita no Ensino Fundamental II
title_full_unstemmed Os projetos de letramento e os desafios da prática de leitura e escrita no Ensino Fundamental II
title_sort os projetos de letramento e os desafios da prática de leitura e escrita no ensino fundamental ii
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1461
_version_ 1787154756235427840
score 11.754717