Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação

A psicopedagogia na escola: um estudo de caso da atuação de uma professora na inclusão de alunos com deficiência

No presente estudo realizamos pesquisa com uma professora com especialização em Psicopedagogia que atua desenvolvendo práticas pedagógicas inclusivas voltadas à inclusão de alunos com deficiência. Estabelecemos como objetivo analisar como a Psicopedagogia tem contribuído na prática pedagógica dessa...

ver descrição completa

Autor principal: NASCIMENTO, Lucas Soares do
Grau: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Publicado em: 2019
Assuntos:
Acesso em linha: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1485
id oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-1485
recordtype dspace
spelling oai:https:--bdm.ufpa.br:8443:prefix-14852021-06-29T20:53:59Z A psicopedagogia na escola: um estudo de caso da atuação de uma professora na inclusão de alunos com deficiência NASCIMENTO, Lucas Soares do MENDES, Sandra Karina Barbosa http://lattes.cnpq.br/7531027549313471 Psicopedagogia Inclusão Alunos com deficiência Projetos de intervenção CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL No presente estudo realizamos pesquisa com uma professora com especialização em Psicopedagogia que atua desenvolvendo práticas pedagógicas inclusivas voltadas à inclusão de alunos com deficiência. Estabelecemos como objetivo analisar como a Psicopedagogia tem contribuído na prática pedagógica dessa professora no processo de inclusão dos alunos com deficiência na Escola Antônio de Oliveira Gordo. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, realizamos um Estudo de Caso, com abordagem qualitativa e entrevistas semiestruturadas com a professora participante da pesquisa e com a coordenadora pedagógica da escola, sendo que os dados coletados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2006). Os resultados obtidos foram dentro daquilo que se esperava, identificamos que a professora atua na escola como Professora Auxiliar Especializada no acompanhamento de alunos com deficiência, onde essa docente realiza práticas pedagógicas adaptadas em conjunto com os professores regentes das turmas regulares para que as necessidades desses discentes sejam supridas. Também, identificamos que essa docente desenvolve projetos de intervenção por meio de conhecimentos psicopedagógicos, que contribuem na sua prática pedagógica e na inclusão dos alunos com deficiência dessa instituição escolar. Concluímos que uma professora com especialização em Psicopedagogia pode contribuir no processo de inclusão de alunos com deficiência nas instituições regulares de ensino por meio dos projetos de intervenção desenvolvidos por alguém que tenha essa formação. Com isso, compreendemos que há a possibilidade de o psicopedagogo ser um parceiro nessa luta pela garantia do direito da permanência desses discentes e pelo desenvolvimento de práticas educativas que atendam às suas necessidades. 2019-06-10T18:36:42Z 2019-06-10T18:36:42Z 2019-03-28 Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação NASCIMENTO, Lucas Soares do. A psicopedagogia na escola: um estudo de caso da atuação de uma professora na inclusão de alunos com deficiência. Orientadora: Sandra Karina Barbosa Mendes. 2019. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1485. Acesso em:. http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1485 Acesso Aberto 1 CD-ROM
institution Biblioteca Digital de Monografias - UFPA
collection MonografiaUFPA
topic Psicopedagogia
Inclusão
Alunos com deficiência
Projetos de intervenção
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
spellingShingle Psicopedagogia
Inclusão
Alunos com deficiência
Projetos de intervenção
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
NASCIMENTO, Lucas Soares do
A psicopedagogia na escola: um estudo de caso da atuação de uma professora na inclusão de alunos com deficiência
topic_facet Psicopedagogia
Inclusão
Alunos com deficiência
Projetos de intervenção
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description No presente estudo realizamos pesquisa com uma professora com especialização em Psicopedagogia que atua desenvolvendo práticas pedagógicas inclusivas voltadas à inclusão de alunos com deficiência. Estabelecemos como objetivo analisar como a Psicopedagogia tem contribuído na prática pedagógica dessa professora no processo de inclusão dos alunos com deficiência na Escola Antônio de Oliveira Gordo. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, realizamos um Estudo de Caso, com abordagem qualitativa e entrevistas semiestruturadas com a professora participante da pesquisa e com a coordenadora pedagógica da escola, sendo que os dados coletados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2006). Os resultados obtidos foram dentro daquilo que se esperava, identificamos que a professora atua na escola como Professora Auxiliar Especializada no acompanhamento de alunos com deficiência, onde essa docente realiza práticas pedagógicas adaptadas em conjunto com os professores regentes das turmas regulares para que as necessidades desses discentes sejam supridas. Também, identificamos que essa docente desenvolve projetos de intervenção por meio de conhecimentos psicopedagógicos, que contribuem na sua prática pedagógica e na inclusão dos alunos com deficiência dessa instituição escolar. Concluímos que uma professora com especialização em Psicopedagogia pode contribuir no processo de inclusão de alunos com deficiência nas instituições regulares de ensino por meio dos projetos de intervenção desenvolvidos por alguém que tenha essa formação. Com isso, compreendemos que há a possibilidade de o psicopedagogo ser um parceiro nessa luta pela garantia do direito da permanência desses discentes e pelo desenvolvimento de práticas educativas que atendam às suas necessidades.
author_additional MENDES, Sandra Karina Barbosa
author_additionalStr MENDES, Sandra Karina Barbosa
format Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
author NASCIMENTO, Lucas Soares do
title A psicopedagogia na escola: um estudo de caso da atuação de uma professora na inclusão de alunos com deficiência
title_short A psicopedagogia na escola: um estudo de caso da atuação de uma professora na inclusão de alunos com deficiência
title_full A psicopedagogia na escola: um estudo de caso da atuação de uma professora na inclusão de alunos com deficiência
title_fullStr A psicopedagogia na escola: um estudo de caso da atuação de uma professora na inclusão de alunos com deficiência
title_full_unstemmed A psicopedagogia na escola: um estudo de caso da atuação de uma professora na inclusão de alunos com deficiência
title_sort psicopedagogia na escola: um estudo de caso da atuação de uma professora na inclusão de alunos com deficiência
publishDate 2019
url http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1485
_version_ 1787154758780321792
score 11.753735